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4 elementos de uma estrategia de conteudo bem sucedida

4 elementos de uma estratégia de conteúdo bem-sucedida

By GABRIELA ESCOBAR | 12 agosto 2020

O conteúdo é a unidade atômica do marketing, uma valiosa moeda de troca para obter a atenção dos clientes. Mas, mesmo sendo um trecho de uma trilha, cada artigo, post ou material rico precisa estar muito bem alinhado dentro de uma estratégia de conteúdo. Criar conteúdo por criar é como entregar páginas soltas de um livro para um leitor que espera uma história

Por isso, uma estratégia de conteúdo bem-sucedida leva em consideração alguns elementos imprescindíveis. O marketing de conteúdo pode até ser um investimento de longo prazo, mas a garantia de seus retornos só é possível quando se segue um eixo central claro desde o princípio. 

 

Sugerimos a leitura: Planejamento e estratégia de conteúdo têm diferença? 

 

A seguir, elencamos quatro elementos que merecem atenção, seja para dar os primeiros passos no mundo do conteúdo ou para reestruturar suas estratégias: 

 

1. Defina as personas

O marketing visa a atingir as pessoas, seja um grupo amplamente definido para uma marca ou um segmento mais restrito, com atributos demográficos ou comportamentais específicos. Antes de definir qualquer aspecto da estratégia de conteúdo, é importante determinar para quem sua empresa está direcionada no mercado.

Desenhe as personas que você deseja alcançar e influenciar, respaldado por pesquisas e dados coletados, como: idade, gênero, renda, localização, profissão e cargo. Características culturais e comportamentais, como valores, objetivos pessoais, preferências de mídias e necessidades enquanto consumidor, também devem ser observadas. 

 

Temos um artigo aprofundado neste assunto: Personas são o ingrediente essencial da sua receita 

 

Como o objetivo é atender aos interesses e solucionar as dores comuns do público-alvo, definir as personas pode realmente ser vantajoso para entender com quem se está falando. Também é importante ter em mente que essas personas devem ser atualizadas regularmente para que acompanhem as mudanças nas tendências de consumo. 

 

2. Trace os objetivos

Sem um objetivo claro em mente, é provável que sua estratégia de conteúdo seja desviada. É difícil manter o foco em algo quando não está claro qual é essa meta (ou metas). Embora os objetivos possam mudar com o passar do tempo, é preciso ter isso definido desde o início do plano estratégico

 

Veja também: Por que as metas são o coração do seu plano de marketing? 

 

Usando um exemplo claro: é a distinção entre a pessoa que promete, no fim do ano, que irá emagrecer no ano seguinte e aquela que define que perderá 10 quilos dentro de três meses, com base em exercícios físicos e reeducação alimentar. O mesmo vale para a sua estratégia de conteúdo, onde mora a diferença entre atrair mais leads qualificados e estipular que deseja mil novos visitantes, 100 deles que deixam informações de contato e dez convertidos em clientes. 

A definição de etapas a serem atingidas para se chegar nos seus objetivos é indispensável. Verifique constantemente como estão os dados analíticos da performance dos seus canais. 

Dependendo das necessidades da sua empresa, você terá diferentes indicadores-chave de desempenho (KPIs) e metas para suas iniciativas de marketing de conteúdo. Eles permitem avaliar de maneira mais aprofundada dados complexos e analisar exatamente aquilo que se deseja: a performance da organização e o comportamento dos clientes, por exemplo, para descobrir novos padrões e gerar melhores insights para novas publicações e campanhas.

Uma das métricas mais utilizadas é o retorno sobre o investimento (ROI), tanto de forma quantitativa quanto de modo qualitativo. Confira este artigo para entender melhor: Por que é preciso medir ROI do seu conteúdo

 

3. Alinhamento é mais do que necessário

Um erro bastante comum é assumir que sua estratégia de conteúdo precisa ser independente das demais – e-mail marketing, social media, publicidade e marketing offline. Pelo contrário, é importante que cada aspecto da estratégia trabalhe em direção ao mesmo objetivo e agregue valor a ele

Produzir consistentemente conteúdo de qualidade, de acordo com o plano estabelecido, é elemento central de uma estratégia. Cada conteúdo precisa ser igualmente interessante, divertido, relevante e contextual, oferecendo uma experiência informativa contínua. E tudo isso precisa de um alinhamento de tom, linguagem e sinergia com os objetivos de negócio da empresa. 

 

Recomendamos a leitura deste artigo: O ponto em que o Marketing de Conteúdo encontra a cultura de marca 

 

4. Acompanhe o mapa da jornada do cliente

Conteúdo inteligente eleva as oportunidades de nutrir os leads de maneira eficiente, fazendo com que eles se envolvam não apenas com as suas promoções, mas também com conhecimento. Assim, eles entendem que a sua marca não está ali “forçando a venda de produtos” a fim de cumprir as metas do mês, mas que se preocupa com a sua jornada de compra. 

Acompanhe os passos que os prospects e leads tomam durante o processo de decisão de compra. O papel do conteúdo é facilitar que eles identifiquem suas necessidades, reconheçam os benefícios das suas soluções, tirem dúvidas e optem pelo produto mais adequado para o que precisam. 

Segundo um estudo da Accenture, clientes que se sentiram frustrados com problemas na jornada da compra têm três vezes mais chances de abandonar a marca ou loja que prestou um serviço considerado ruim. Em paralelo, uma experiência de compra agradável abre espaço para que o consumidor pague mais por um produto ou serviço. O conteúdo é um ponto de contato central para possibilitar uma experiência positiva e, consequentemente, mais lucrativa para a sua marca. 

71% dos consumidores confiam em quem fornece informações úteis sem tentar vender algo. 

 

Conteúdo é rei! 

Falar a língua do seu público e estar alinhado com as suas expectativas torna seus conteúdos mais envolventes e relevantes e a sua marca mais confiável. Esse é um valioso espaço de relacionamento com clientes antigos e para atrair novos. E, além de tudo, é uma solução até 62% mais em conta do que o marketing tradicional e gera o triplo de leads

Este artigo faz parte de uma série especial sobre estratégia de conteúdo que preparamos para este mês. Fiquei de olho no nosso blog para acompanhar as próximas publicações. Até lá! 

Sobre o autor

GABRIELA ESCOBAR

Jornalista, com especializações em Produção Textual e Marketing Digital, tem 15 anos de experiência em conteúdo de marca. Fundadora da Doxxa, acredita que método é o único caminho para excelência.

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