
Futuro do e-commerce passa pelas mídias sociais
By REDAÇÃO DOXXA | 23 setembro 2020Além de impulsionar as vendas, as redes geram conexão e engajamento com o cliente ...
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Com o passar dos anos, os clientes ficaram cada vez mais exigentes, esperando que, além de produtos e serviços de qualidade, o conteúdo oferecido online pelas empresas (grandes e pequenas) também entregue alto valor.
Assim, o marketing de conteúdo vem ganhando importância de forma acelerada, tornando-se parte essencial da estratégia do e-commerce para conquistar e engajar os consumidores. Por meio de práticas específicas, é possível entregar materiais ricos, com muita variedade de temas, alta qualidade e relevância, conhecer e encantar o público, gerando satisfação. Além disso, essa é uma forma eficaz de reforçar a marca e alcançar melhor posicionamento nos rankings das ferramentas de busca.
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Para ter ideia da importância deste tipo de estratégia digital, hoje, segundo dados da plataforma de criação de e-business Oberlo, dentre as 4,6 bilhões de pessoas conectadas no mundo, mais de 2 bilhões devem comprar algo em e-commerces até o final de 2020. Isso representa 44,5% dos usuários da web. E, conforme projeção da Nasdaq, nos próximos 20 anos, 95% de todas as compras devem ser feitas pela internet.
Agora, some essa informação aos dados apresentados pela consultoria Demand Metric, que aponta que 82% dos consumidores melhoram sua opinião sobre uma marca após ler conteúdos personalizados. O resultado claro dessa equação é a grande oportunidade que o marketing de conteúdo pode oferecer às empresas desde já.
Por isso, é fundamental que sua marca invista na construção de uma estratégia de marketing de conteúdo com foco certo, bem planejado e bem executado para aprimorar seus canais de comunicação digital e a experiência do usuário.
O sucesso da sua estratégia está na oferta de conteúdo relevante, otimizado, cativante, bem pensado, direcionado de forma adequada e para o público certo. Isso porque, segundo a Demand Metrics, 60% das pessoas sentem-se inspiradas a fazer uma compra após ler bons materiais sobre um produto ou serviço.
Assim, algumas práticas de marketing de conteúdo são capazes de gerar excelentes resultados às marcas por meio da oferta de informação diversificada, alinhada com as necessidades dos consumidores e de acordo com as premissas das ferramentas de busca.
Pensando nisso, vamos falar sobre a importância de aplicar o marketing de conteúdo no seu e-commerce de forma adequada. Confira quatro aspectos fundamentais:
O SEO (Search Engine Optimization) visa a melhorar o ranqueamento do seu site entre os buscadores. Com isso, ele aumenta o alcance do seu conteúdo e, no caso do e-commerce, potencializa a conversão.
Para indicar o conteúdo certo para cada perfil de comprador do seu e-commerce, é indispensável conhecer quem são essas pessoas. E esse perfil não pode ser genérico ou baseado em achismos. Por isso, você deve dedicar um tempo para mapear e desenhar com seriedade a(s) persona(s) do seu negócio.
É por meio das personas que você compreende mais profundamente quem é o seu cliente e quais são as suas motivações de consumo. Assim, é possível fazer alterações no layout do site, melhorar a navegação e até rever o estoque. Para delimitar essa persona, você pode usar algumas técnicas. Aqui vamos falar de duas das mais importantes:
No marketing de conteúdo, a elaboração do conteúdo deve incluir diferentes formatos e canais, como mídias sociais, blogs, reviews, imagens e vídeos, que precisam ser bem elaborados para apresentar o seu e-commerce de forma adequada. Lembre-se que a ideia é entregar valor e complementar o que o cliente vê na vitrine virtual do negócio.
O FAQ (Frequently Asked Questions) é o espaço no seu e-commerce destinado a resolver dúvidas mais frequentes dos seus clientes. Portanto, perguntas e respostas precisar estar muito claras e diretas, sem rodeios.
Para conhecer as principais FAQs dos consumidores, mantenha-se em contato com eles – por e-mail, redes sociais, WhatsApp – e faça um compilado das dúvidas mais recorrentes. Assim, o conteúdo se torna muito útil para informar questões como pagamento, entrega, frete, trocas, devoluções, política de privacidade e outros temas.
Aplicar técnicas do marketing de conteúdo no e-commerce é benéfico para o negócio e para os consumidores, pois ajuda na produção de materiais cada vez mais interessantes e que correspondem às necessidades dos clientes de forma personalizada, entregando valor adicional. E – relembrando um ponto fundamental já mencionado neste texto – seguindo as técnicas corretamente, sua marca vai ter mais visibilidade nos buscadores e, consequentemente, vai ter maior alcance de consumidores nos seus produtos.
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