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4 itens fundamentais em uma estrategia de marketing de conteudo

4 itens fundamentais no Marketing de Conteúdo

By CAMILA FREITAS | 22 abril 2019

A cada dia que passa, no mundo dos negócios, em todos os setores, vemos as organizações cada vez mais engajadas na conquista de leads e seguidores para a marca. Para isso, elas apostam em diferentes estratégias de marketing digital, entre elas o Marketing de Conteúdo ou o Inbound Marketing, com o objetivo de atrair e fidelizar consumidores interessados nas suas ofertas.

 

Leia também: Saiba identificar conteúdo inteligente

 

Mas essa não é uma tarefa que acontece do dia para a noite. Criar engajamento só é possível por meio da produção de conteúdo inteligente, ou seja, muito útil e de qualidade, que dá atenção ao que é de fato importante para o consumidor e alia planejamento, gerenciamento e análise ao marketing que se deseja. É uma atividade que leva tempo e demanda conhecimentos aprofundados e estratégicos para produções de alto desempenho.

Pensando nisso, selecionamos 4 itens fundamentais em uma estratégia de marketing digital que envolve a criação de conteúdos relevantes para o público-consumidor e que precisam estar no radar da sua empresa daqui para frente:

 

1. Texto

Um post não é apenas uma publicação rasa. Todo e qualquer conteúdo para atrair, envolver e conquistar os consumidores certos é preciso ser estratégico e alinhado com as expectativas do cliente. Portanto, todas as produções em texto devem ser feitas com o máximo de empenho e também conhecimento sobre o que se está escrevendo.

Muitas vezes, é uma publicação em texto bem produzida ou um artigo assinado pelo CEO da empresa que serve como gancho para promover um novo produto, afirmar um posicionamento da empresa e atrair o interesse dos leads para a marca. Uma chamada para um texto muito bem feita pode captar a atenção dos leitores nas mídias sociais e, por meio desse pequeno texto, eles começam a navegar pelo seu site e conhecer mais sobre a sua oferta.

Outra possibilidade que as publicações em texto trazem é mostrar que as empresas podem ser especialistas em temas de interesse do consumidor. Além de ampliar a credibilidade da marca, o produto ou serviço acaba ficando até mais interessante, pois nos textos aparece todo o conhecimento sobre as principais temáticas que envolvem o negócio, confirmando o seu grande potencial de entendimento sobre o assunto.

Ou seja, estamos falando a todo o momento de produções que envolvem muita criatividade e conhecimento de mercado, mas também de desenvolvimento estratégico, de textos (sejam eles em posts, artigos ou nas publicações nas mídias sociais) com conteúdos inteligentes, pensados para não somente preencher o blog da empresa, mas muito bem elaborados, estruturados e construídos. Todos com o objetivo de atingir em cheio o coração dos consumidores.

 

Leia também: Marketing de Conteúdo Inteligente: estrada para o futuro

 

2. Downloadables

Depois das produções textuais, destacamos os conteúdos “downloadables”. Chamamos assim todas aqueles conteúdos que podem ser baixados pelos consumidores, entre eles: e-books, guias e infográficos, só para citar alguns exemplos. Esses são materiais muito estratégicos, que podem ser construídos a partir da união de diversos conteúdos e servem para coletar informações valiosas dos consumidores, usados como isca para conhecer a fundo o perfil dos leads da marca.

Da mesma forma que as publicações em texto servem para atingir em cheio os consumidores, eles devem ser pensados para de forma estratégica para conquistar as pessoas. Porém, são conteúdos mais densos que uma simples post, então podem ser considerados como sendo mais relevantes no conhecimento das características do público consumidor.

 

3.  Cross-media

Quando falamos em Marketing de Conteúdo e  produção de conteúdo inteligente e estratégico também nos referimos a diferentes formatos de apresentar um mesmo assunto. Seja na divulgação de uma nova solução, na promoção de um serviço ou na simples tarefa de mostrar que a empresa sabe muito bem o que está fazendo no mercado, passando essa mensagem em todos os seus canais de relacionamento com o consumidor. Hoje, é possível disseminar a mesma mensagem em diferentes formatos de conteúdo, seja ele em texto, áudio, vídeo, etc.

 

O mesmo conteúdo pode ser integrado em vários canais, de acordo com as características que cada um oferece, para mobilizar ou atrair a atenção do público que se deseja.

 

A vantagem imediata é o ganho de diferentes públicos interessados na sua marca. É possível que leads com gostos muito parecidos naveguem de diferentes formas no seu site e é essencial oferecer a todos a mesmo conteúdo nos modelos em que eles mais gostam de consumir. Segundo uma pesquisa da Cisco, em 2020, mais de 75% do tráfego mundial de dados móveis será de vídeo. Esse formato é um dos “queridinhos” dos consumidores atualmente, pois concentra tudo o que mais chama atenção das pessoas: sons, imagens e informação.

É possível criar uma tutorial sobre como utilizar os produtos da marca, criar conteúdos com curiosidades e também explicativos, assim como reutilizar materiais que já tiveram bom desempenho no blog, e transformá-los em conteúdos em vídeo – fazendo isso com as produções de conteúdos em áudio também.

Os podcasts, além de serem fáceis de serem acessados, estão ganhando cada vez mais destaque. Via aplicativos, como o Spotify, por exemplo, o conteúdo pode ser consumido em qualquer lugar e hora. Uma entrevista bacana vira um podcast e fica disponível para o público. Programas curtos com temas que interessam ao seu público, rodas de discussão, leitura de artigos, cobertura de eventos, enfim, praticamente o que imaginar. E, como retorno, você tem um público fiel e mais engajado no que você produz.

 

4. Conteúdo inteligente

Por fim, o nosso destaque vai para as produções de conteúdo inteligentes, de muita qualidade. Quando se deseja realizar uma estratégia de Marketing de Conteúdo eficiente é preciso pensar em todos os pontos que descrevemos acima, mas lembrar que essas produções precisam ser pensadas não apenas para agradar o consumidor, mas resolver problemas, suprir com necessidades e curiosidades, conduzindo o mesmo até a base de leads.

 

Nessa lista estão entre as produções de conteúdo inteligentes:

 

– Conteúdos evergreen (ou perene): produção de conteúdos sólidos, interessantes e atemporais, que ajudam a manter um nível de tráfego qualificado no site;

– Otimização de conteúdo: resgate de materiais já produzidos com o objetivo de nutrir o relacionamento com clientes e qualificar novos leads;

– Estratégias de ativação: atualização das estratégias de ativação para manter/aumentar o tráfego no site e as buscas orgânicas e trazer novos clientes para a base de leads;

– SEO inteligente: utilização de técnicas de SEO inteligentes a fim de aumentar o tráfego qualificado no site e as conversões em leads e vendas;

– Video marketing: produção de conteúdo em vídeo para melhorar a performance nos buscadores e aumentar a satisfação dos consumidores e o engajamento da empresa nos principais canais de relacionamento;

– Marketing por voz: valorização da produção de conteúdo por voz ao investir na produção de conteúdo em áudio, como em podcasts.

 

Ou seja, é também posicionar a marca como referência no mercado e atrair potenciais clientes por meio de conteúdo, produzido com muito empenho e conhecimento. E você, o que sabe sobre as estratégias de Marketing de Conteúdo que elencamos? Teste o seu conhecimento fazendo uma checklist a partir dessa lista. Confira o que já implementa ou ainda falta implementar na sua empresa e transforme a experiência dos seus clientes com a produção de conteúdo inteligente.

 

Sobre o autor

CAMILA FREITAS

Jornalista formada na PUCRS, tem experiência em assessoria de imprensa, Marketing de Conteúdo, cobertura de eventos, produção de vídeo e revistas. Escreve sobre tecnologia, negócios, logística e comportamento.

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