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6 estratégias de marketing de conteúdo para empresas B2B

By REDAÇÃO DOXXA | 14 dezembro 2020

 

Há várias maneiras de se aplicar o marketing de conteúdo para conquistar clientes e seguidores, afinal, conteúdo relevante e cativante sempre agrada. Mas, quando se trata de empresas B2B (business to business), é essencial considerar a complexidade da jornada, o tempo para construção do relacionamento e demais fatores, já que uma relação entre empresas costuma exigir mais planejamento. 

Leia mais:
>> Por que o marketing de conteúdo deve ser guiado por dados
>> Redes sociais geram prospecção e lembrança de marca 

E você sabia que há uma boa parte das empresas B2B que ainda não aderiram ou não sabem como aplicar o marketing de conteúdo nos seus negócios? De acordo com o relatório do Content Marketing Institute, apenas 43% das empresas B2B têm uma estratégia de marketing, 36% apenas pensam nisso e 21% não aplicam nenhuma tática específica. 

Ao contrário do B2C (business to consumer), o  business to business conversa com um mercado bem menor e precisa de conteúdo que seja pertinente às outras marcas e empresas de interesse do negócio. 

Ou seja, não basta apenas investir no marketing de conteúdo, é preciso calibrar o conteúdo para o público correto e reestruturar os métodos já conhecidos. 

Pensando nisso, organizamos vamos falar sobre a importância de aplicar o marketing de conteúdo no negócio B2B, confira: 

Blog post 

O blog é um canal que facilita a disseminação de conteúdos ricos, gera tráfego orgânico e ajuda na educação e nutrição dos clientes – segundo o HubSpot, o blog de uma empresa pode ter até 13 vezes mais ROI. 

Essa plataforma não deve ser vista com um cemitério de informações e publicações generalizadas, mas sim um lugar para se posicionar como especialista, alcançar melhor ranqueamento nos mecanismos de busca e obter tráfego orgânico. 

Ao ser visto por mais empresas e com conteúdos interessantes, cobrindo tópicos relacionados à sua área de negócios, são grandes as chances de atrair novos clientes – dados do Review 42 indicam que 71% dos clientes de B2B leem posts de blogs. 

Materiais ricos 

Os materiais ricos, como e-books, revistas, guias, estão entre as ferramentas de marketing de conteúdo que mais impactam na jornada de compra das empresas B2B, o que acontece porque, além de demonstrarem propriedade sobre o tema, ajudam o cliente a resolver um problema – a FocusVision indica que guias influenciam em 48% das decisões. 

Isso sem falar que a entrega desse tipo de material ajuda a compreender melhor o perfil do cliente a partir da captação e análise de dados. Assim, a oferta de materiais ricos irá deixar o sua estratégia de conteúdo ainda mais robusta. 

Vídeos 

Seres humanos aprendem mais a partir de estímulos visuais, já que 95% das pessoas retêm a mensagem de um vídeo, em comparação com apenas 10% de um texto, segundo a ClickZ

Além disso, 45% dos compradores B2B acessam vídeos das empresas para decidir se vão ou não adquirir um produto ou serviço – os assuntos são variados, incluindo depoimentos de outros clientes, webinars, reviews, a história da empresa.

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45% dos compradores B2B acessam vídeos das empresas para decidir se vão ou não adquirir um produto ou serviço

Conteúdo interativo 

O foco do conteúdo interativo é engajar por meio da participação e incentivar a compra, aliando informação, expertise e entretenimento, criando materiais diversificados e criativos, como quizzes, calculadoras, infográficos – sendo, assim com os materiais ricos, um canal valioso para captar informações dos clientes. 

Para se ter uma ideia do papel desse formato de conteúdo, conforme o HubSpot, 45% dos compradores B2B afirmam que ele está entre os três preferidos e é capaz de gerar até duas vezes mais interação do que um conteúdo estático. 

Por exemplo, imagine que você trabalha com marketing e disponibiliza uma calculadora de ROI no seu site. Com isso, os clientes podem calcular se estão empregando as técnicas da maneira correta e ficar ainda mais inclinados a contratar a sua empresa para fazer o serviço completo.

Pesquisas 

A suas táticas de marketing de conteúdo para B2B podem ser reforçadas com a inclusão de pesquisas originais, que contribuem na construção e consolidação de autoridade na sua área. Assim, você se destaca das outras empresas, responde profundamente as perguntas dos clientes (por meio de dados) e ainda apresenta informação útil para o mercado. 

E, claro, esses conteúdos podem ser disseminados por seus diversos canais, como blog, redes sociais, e-mail, aumentando o alcance desses materiais de forma inteligente.

E-mail marketing

Bem, você produziu materiais relevantes e interativos a partir de estratégias de marketing de conteúdo, mas, se não expandir as possibilidades de essas informações chegarem no consumidor, estará perdendo uma oportunidade de fazer negócios – prova disso é que 93% dos profissionais de marketing B2B usam e-mail, segundo o HubSpot. Com tantos e-mails sendo enviados, as empresas precisam usar a criatividade para se destacar da concorrência. 

O marketing de conteúdo é um divisor de águas para as empresas B2B, que têm à disposição vários canais e formas de educar, cativar e manter clientes. Além disso, conteúdo relevante e direcionado é capaz de fazer o negócio se tornar autoridade e se posicionar no mercado. 

Gostou deste artigo? Então, confira nosso blog para ficar por dentro das tendências, estratégias e perspectivas do mercado da comunicação e marketing. 

Sobre o autor

REDAÇÃO DOXXA

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