61% dos lares brasileiros estão conectados à internet
By
REDAÇÃO DOXXA
|
19 junho 2019Um estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) na última sexta-feira (7) mostrou qual é o perfil dos usuários de Internet no Brasil, assim como o seu comportamento digital. Os dados, coletados em 2017 pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Comitê Gestor da Internet no Brasil, apontam que 61% dos lares brasileiros contam com conexão à internet.
Segundo o estudo, 120 milhões de brasileiros, acima dos 10 anos, têm acesso à Internet, o que representa 67% da população. As disparidades no consumo de conteúdo digital, porém, aparecem diante do recorte econômico do País. Nas classes A e B, por exemplo, 90% das pessoas estão conectadas no dia a dia. Já entre as classes D e E esse número despenca para 42%.
Perfil dos usuários da internet
Outro índice apontado no estudo feito pelo Ipea, com base nos dados coletados pelo Cetic.br em 2017, é a diferença entre os hábitos do público masculino e feminino na Internet. Os homens representam 51,3% da fatia que consome notícias e escuta músicas online, contra 48,7% das mulheres. É deles também a maior parte nas ações de jogar online e baixar conteúdo de jogos e filmes, representando mais de 60%.
Indicador de Confiança Digital
Jovens e adultos, entre 10 e 34 anos, têm maior presença na internet. Em termos de consumo de notícias, essa fatia consome 58,5%. Já os internautas com 60 anos ou mais representam apenas 5,3%.
Segundo o Indicador de Confiança Digital elaborado pela FGV, jovens de até 17 anos, que já nasceram em uma cultura digital, são mais pessimistas em relação à tecnologia. Enquanto isso, a população idosa é mais otimista. O especialista ainda alerta que a maioria das empresas voltam seu mercado digital para os jovens. Enquanto isso, o público acima de 65 anos está presente na rede, consumindo conteúdo.
Com informações: Tech Tudo
Sobre o autor
REDAÇÃO DOXXA