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7 estratégias de marketing digital para lançar produtos

By REDAÇÃO DOXXA | 27 novembro 2020

Lançar produtos é desafiador para qualquer marca. É um processo que envolve inúmeras etapas, fatores de risco, públicos e canais de comunicação. E, mesmo que o produto tenha um importante diferencial de mercado, a probabilidade de insucesso é grande.

Clayton Christensen, professor da Harvard Business School, estima que a taxa de reprovação de novos produtos em todos os setores gira em torno de 95%. Como resposta a esse alto índice, um artigo do Harvard Business Review afirma que “o maior problema é a falta de preparação: as empresas estão tão focadas em projetar e fabricar novos produtos que adiam o trabalho árduo de se preparar para comercializá-los”.

Leia mais:
Forma e conteúdo: o valor do design para o marketing digital

7 etapas para lançar produtos

Pensando nisso, idealizamos uma lista com sete passos para lançar produtos com sucesso. Partindo de três macro-etapas – pré-lançamento, lançamento e pós-lançamento – indicamos ações que se relacionam entre si e devem ser pensadas e executadas com atenção, como veremos a seguir:

Pré-lançamento

  • Entenda o produto

Para divulgar um produto, é preciso entendê-lo a fundo. Por isso, a equipe de marketing deve estar em total sintonia com o time de produção. Isso porque os responsáveis pela divulgação precisam conhecer os diferenciais do produto, como ele é capaz de suprir as necessidades do público, como ele se comporta frente aos concorrentes, entre outras questões que são essenciais na hora de planejar uma campanha.

  • Conheça o público

Certamente, o perfil do público-alvo foi bem desenhado no momento do desenvolvimento do produto. Porém, essa questão deve ser extenuada no planejamento de marketing, quando é preciso não apenas atender a desejos, mas, muitas vezes, fomentá-los.

Quando falamos especificamente em marketing digital, o perfil do público desempenha um papel importante para lançar produtos, já que ele norteia os passos das campanhas online. Nesse caso, além dos estudos iniciais, também é possível conhecer seu cliente potencial por meio de dados captados nos canais digitais. Essas mesmas informações também são essenciais para a definição de campanhas segmentadas, mais adequadas para falar de forma personalizada com clientes em potencial.

  • Defina os indicadores

Os Key Performance Indicators (KPIs) são uma maneira de mensurar a performance de uma ação, sendo muito úteis em campanhas para lançar produtos. Os KPIs são indicadores-chave que guiam a marca nas tomadas de decisão inteligentes. Entres os KPI mais usados para o lançamento de produtos, estão:

  • número de consumidores que adquiriram a mercadoria;
  • porcentagem de clientes declarados satisfeitos;
  • lucro gerado com vendas em um determinado período;
  • parte do mercado alcançada após um período.

Prepare o mercado

Ainda que você já tenha mapeado o perfil do público ideal para a sua campanha, é provável que você tenha que nutrir as pessoas com conteúdos e informações relevantes sobre temas que irão ajudar na compreensão do seu produto. É preciso oferecer informações que fomentem a percepção de necessidade, do produto e da marca.

Com marketing digital fazemos isso, sobretudo, com estratégias de conteúdo inteligente. Artigos, posts, e-books, infográficos, vídeos, podcasts têm o papel de educar o público, mostrando pontos-chave do produto, gerando interesse e empatia.

Veja também: Marketing de influência como estratégia para alcançar resultados

Lançamento

  • Divulgue o produto

Ao lançar produtos, é preciso informar a imprensa e canais especializados dentro do seu nicho, com release e convite detalhados, incluindo data, horário e outras informações pertinentes. No grande dia, esteja preparado para tirar dúvidas dos consumidores em todos os canais de comunicação da empresa. Você também pode contar com a divulgação dos influencers, outros clientes e até colaboradores.

Canais digitais como Facebook, Instagram e YouTube são ótimas maneiras de reduzir custos e ainda assim alcançar milhares de pessoas. Ao selecionar a mídia, confira em quais canais seu público está mais presente. E não se esqueça de informar os clientes sobre o produto por e-mail e redes sociais, por exemplo.

Pós-lançamento

  • Avalie os indicadores

Lembra dos KPIs? Agora é a hora de utilizá-los para avaliar o desempenho da campanha. Desta maneira, você entende quais estratégias e ações deram certo, o retorno do investimento, se realmente atingiu o público correto, qual mídia gerou mais conversão. É a partir da análise dos KPIs que você pode avaliar se é possível ou não continuar com a estratégia e fazer as alterações necessárias.

  • Continue nutrindo o público

Você obteve sucesso ao lançar produtos, gerou resultados e uma ótima carteira de clientes. Mas e agora? É necessário manter o relacionamento com seu público, avivando constantemente o interesse em sua marca.

Uma pesquisa da Costumer Think aponta que 21% dos consumidores compram novos produtos quando são lançados, mas 63% preferem comprá-los depois de um tempo.

O marketing digital permite estratégias efetivas e diversas para as marcas que quiserem lançar produtos, porém, os profissionais responsáveis por essa ação devem estar preparados e ter uma visão holística dos processos envolvidos. Sem isso, aumentam as chances de o produto entrar para aquela pilha que fica esquecida.

Gostou do artigo? Então, acesse o nosso blog para ficar sempre informado e atualizado sobre as novidades do mercado de comunicação e marketing.

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REDAÇÃO DOXXA

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