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A importancia do conteudo inteligente para converter leads

A importância do conteúdo inteligente para converter leads

By DUDA MIRALHA | 17 abril 2019

“Atrai diversos consumidores, e agora?”. Essa é uma das principais dúvidas que rondam os profissionais de marketing o que acaba impedindo que eles consigam converter leads.

Muitas vezes, um esforço enorme é feito para atrair consumidores para a marca. Campanhas nas mídias sociais, conteúdos direcionados e estratégias de Inbound Marketing, tudo é usado para chamar a atenção e conquistar as pessoas certas para o negócio. No entanto, pouco tempo é destinado para o momento pós-conversão, a hora em que é preciso confirmar que a sua marca é realmente diferenciada e consegue oferecer tudo aquilo que prometeu.

 

Leia também: Como o Marketing de Conteúdo constrói uma marca personalizada

 

Os leads devem tornar-se clientes fiés. Eles precisam confirmar que podem confiar na sua empresa e isso só depende de você. Agora, pare e pense: você já dedicou parte do seu tempo para atrair leads, tem feito entregas de materiais relevantes sobre a sua marca em função dos interesses demonstrados por eles, nutrindo-os com informações úteis. É chegada a hora de oferecer as melhores experiências para esse consumidor, pois ele já está consumindo e apreciando o que você oferece e está prestes a fechar mais negócios com você.

A grande questão aqui é: como fazer isso sem que ele fique achando que você está sendo muito insistente? A resposta é simples: procure produzir conteúdo inteligente, para que todo e qualquer potencial cliente sinta que aquele é o lugar certo para consumir bons conteúdos, conhecer os benefícios da sua oferta, realmente entender  que o seu negócio é melhor do que o do concorrente e passar a ser um seguidor da marca.

Como diz Chris Goward, fundador da WiderFunnel (agência de otimização de conversão que presta serviços para empresas como eBay, Google, SAP e Electronic Arts) “conteúdo sem conversão é apenas propaganda gratuita”. E a ideia aqui é não desperdiçar o esforço feito anteriormente para conquistar o lead. Tenha em mente que o conteúdo continua a ser fundamental, fazendo a diferença para ajudar este consumidor qualificado a avançar em sua jornada.  

Mas, afinal, como o conteúdo inteligente pode ajudar efetivamente neste processo de conversão?

 

Entregue o conteúdo certo, na hora certa

Se você guiou o cliente até aqui e está acompanhando corretamente a trajetória dele, provavelmente o conhece bem, entende o que ele precisa e em que momento ele está, certo? Aparentemente, você tem acertado em sua estratégia.

Entretanto, ainda mais certo é continuar prestando muita atenção, experimentando e medindo os resultados de cada ação e interação para saber qual é o conteúdo certo para ser enviado aos leads certos no momento exato. Os dados que estão por trás das taxas de conversão são muito importantes em um momento como esse, extremamente delicado, em que o cliente com apenas alguns cliques consegue identificar os concorrentes da sua marca e mudar de ideia.

A mensuração e a avaliação do que é feito têm importância vital neste processo, pois vão mostrar onde estão os acertos e os erros a cada passo, permitindo inclusive alguma mudança que se mostre necessária em determinada ação ou material, ou mesmo alguma alteração na abordagem. Portanto, insista na análise do feedback dos consumidores, no acompanhamento do comportamento dos consumidores e também dos seus comentários, eles importam muito na hora de definir o que é preciso mandar de conteúdo, para quem e qual o momento certo para isso.

Como você pode perceber, o objetivo, agora, é a conversão de leads. Então, aposte ainda mais em conteúdos que mostrem o valor de tudo que a marca tem a oferecer – como histórias de sucesso de outros clientes, por exemplo. Quanto mais o provável cliente souber a respeito dos produtos ou serviços que ele precisa e que a marca oferece, menos dúvidas ele terá.

É oportuno aqui investir na produção de materiais que deixem claro que a marca entende e sabe como resolver o problema daquela pessoa da melhor maneira. Agora, é a hora de estar ainda mais atento para que este lead qualificado realmente vire um cliente.

 

Leia também: Marketing de conteúdo inteligente: prepare-se para 2019

 

Conteúdo inteligente = conversão, encanto e fidelização

E então, acontece: o lead finalmente fecha mais um negócio com você. Trabalho encerrado? De maneira nenhuma! É importante seguir acompanhando os desejos desse consumidor. Se a sua estratégia de atração, nutrição e conversão deu certo, é possível que ele esteja pensando em adquirir um novo produto ou serviço.

Pensando em melhorar a entrega de conteúdo nessa fase do relacionamento – afinal, o pós-venda é também uma etapa chave para a conquista do cliente -, procure conhecer ainda melhor o consumidor, aproximando-se muito mais dele. É a hora de mostrar que você continua interessado no que ele pensa e no que ele deseja.

Mostre a importância que ele tem para a marca oferecendo conteúdos exclusivos, totalmente personalizados. É preciso que ele entenda que continua sendo merecedor de atenção, percebendo que a marca segue disposta a ajudá-lo.

Ao estreitar mais o contato, a tendência é que a pessoa siga admirando a marca e o que ela oferece. Com um trabalho de relacionamento pós-venda bem feito, é muito provável que ela se torne, mais que um cliente, um advogado ou embaixador, falando positivamente do trabalho da empresa para outras pessoas e defendendo-a. E que siga acompanhando, curtindo, comentando, indicando, comprando e falando bem dos serviços ou produtos que você oferece. Isto é, que se torne um cliente fiel.

Gostou? Então, aproveite para nos contar sua experiência ou deixar algum comentário. E continue acompanhando nosso blog para encontrar ainda mais conteúdos úteis para você.

Sobre o autor

DUDA MIRALHA

Relações Públicas (UFRGS), tem especializações em Comunicação com o mercado (ESPM) e Marketing (EADA), e está há 20 anos no mercado estabelecendo melhores relacionamentos entre marcas e seus públicos de interesse.

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