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A sua empresa em destaque com conteúdo inteligente cross media

By MARIA TERESA WASSERMAN | 8 abril 2019

Mesmo que os avanços do digital tenham inicialmente surpreendido alguns profissionais, as suas vantagens acabaram envolvendo as empresas e mudando por completo as suas estratégias. Hoje, é possível entender que, mais importante do que oferecer ao consumidor uma variedade de materiais rasos, é entregar uma variedade de conteúdos muito bem elaborados e pensados, distribuídos em diferentes mídias, ou seja, de conteúdos inteligentes cross media.

 

Leia também: Como vencer o desafio de qualificar leads com conteúdo inteligente

 

O poder do conteúdo cross media

Estratégias envolvendo conteúdos cross media (textos, imagens, vídeos, podcasts, entre outros formatos) e multiplataforma (web e mobile) já fazem parte do roteiro de qualquer planejamento, ação, campanha ou pauta. Pensar que um único canal atinge todos os consumidores engajados no seu conteúdo é um grande engano. O caminho certo está em voltar as suas forças para o novo mercado, que oferece recursos dentro do universo online e faz com que a sua empresa seja cada vez mais vista e compartilhada.

O digital não oferece tempo extra para você se decidir. Quando novidades batem à porta, é importante abrir (e deixá-las entrar) para que possam fazer parte das estratégias da sua companhia. Afinal, os buscadores há muito tempo não vivem só de textos – eles leem e classificam imagens, seus vídeos e tudo mais que você publica.

Não se pode oferecer conteúdo sempre no mesmo estilo ou formato, pois isso pode até ser um fator determinante para diminuir o interesse do consumidor. Então, desprenda-se dos modelos e diversifique o modo como seus conteúdos são apresentados.

Lembre-se, é claro, o perfil do seu consumidor e o nível de engajamento está totalmente relacionado com o estilo das suas divulgações. Se você perceber que um infográfico chama a atenção dos clientes, então, é por aí que você deve seguir. Agora, se acontecer o contrário, estude outras possibilidades.

 

Leia também: Marketing de conteúdo inteligente: estrada para o futuro

 

Inbound Marketing + cross media

Estratégias de Inbound Marketing, por exemplo, incluem todos os estilos e formatos de conteúdo pensados para atrair, nutrir, engajar e fidelizar os consumidores. E,  neste caso, sempre pode ser uma boa solução encaixar conteúdos inteligentes cross media – ou seja, todo e qualquer produto de comunicação que visa espalhar experiências por meio de diversas mídias e plataformas – na sua pauta.

Um bom exemplo é produzir conteúdos perene, conhecidos por serem materiais sólidos, interessantes, atemporais e sem validade. São produtos que não perdem valor ao longo do tempo, que podem ser distribuídos por diferentes canais de comunicação e formatos.

Além disso, são feitos a partir da junção de temáticas já abordadas e, de forma inteligente, usados para conquistar ainda mais consumidores. Ou da criação de conteúdos do zero, como e-books com temáticas que reúnem desde questões de mercado e negócio até informações que são perfeitas para responder as dúvidas (e resolver os problemas) do público presente em cada uma das etapas do funil de conversão.

Outra tendência de conteúdo inteligente é o resgate de materiais já produzidos para otimizar o conteúdo já existente e fazer com que aquelas publicações mais antigas sejam vistas novamente para aumentar a geração de leads e o tráfego. Neste caso, partes de um e-book podem ser transformadas em um infográfico, por exemplo.

Sem falar nos conteúdos em áudio e vídeo, que tem se tornado cada vez mais estratégicos para as empresas ao melhorar o alcance da mensagem que se quer passar. São conteúdos compreendidos de maneira mais rápida e, por isso, acabam sendo compartilhados mais vezes quando comparados a uma publicação em texto.

No Twitter, a pesquisa Vídeo no Twitter – O poder de influenciar, realizada pela Ipsos, mostra que os consumidores de vídeo online estão cada vez mais conectados: 72% deles acessam a internet por meio de dois ou mais dispositivos e estão presentes em diversas plataformas (4,3 é o número médio de redes nas quais as pessoas têm perfis. 78% declaram estar com mais de uma plataforma aberta simultaneamente). Ou seja, as pessoas estão conectadas. Então, ofereça conteúdo inteligente e relevante para elas. Torne a navegação do consumidor mais interessante e dinâmica.

Pensando novamente nas possibilidades de formatos, antes de construí-los é preciso lembrar o objetivo de cada um. Se você aposta em infográficos, onde as informações são organizadas de forma clara e objetiva e os dados estão, normalmente, destacados, ou em conteúdo por meio de vídeo de 1 a 2 minutos, o cliente consegue entender rapidamente a mensagem que a sua empresa deseja passar. O tempo que ele destinaria para compreender um conteúdo tradicional pode ser usado por ele para interagir mais com a sua página e pela empresa para converter este mesmo consumidor em lead.

Portanto, aposte em conteúdo cross media e saiba que ter a sua empresa estampada em diferentes formatos e canais é uma das melhores estratégias para aumentar o alcance das suas publicações e atingir públicos maiores. E ainda, otimize o seu tempo de produção. Organize um planejamento onde um conteúdo possa dar origem a diversos outros – um artigo que inspira um infográfico, que serve como base para um vídeo, uma série de posts que compõem um e-book…

Enfim, são muitas as possibilidades para você criar, postar e se destacar com conteúdo inteligente cross media. Conte com a Doxxa para produção de conteúdos inteligentes cross media!

Sobre o autor

MARIA TERESA WASSERMAN

Jornalista (UFRGS), 20 anos de experiência em reportagem, edição e gestão de equipes online, TV e impresso. Com veículos como IstoÉ, Terra e RBS TV no currículo, hoje, dedica-se ao atendimento de grandes empresas.

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