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Aumente a audiencia do seu podcast com quem entende de seo

Aumente a audiência do seu podcast com SEO

By REDAÇÃO DOXXA | 28 julho 2020

Podcast é um dos formatos de conteúdo mais queridinhos dos últimos tempos. Não poderia ser diferente, já que esse mercado deve movimentar cerca de US$ 1,1 bilhão ao longo deste ano, com crescimento previsto de 30% em relação aos números já bastante positivos de 2019. Com uma quantidade cada vez maior de podcasts, entretanto, vemos que nem só bom conteúdo é suficiente para converter o público. É aí que entra a ativação por meio de SEO.

Assim como Search Engine Optimization, mais conhecido como SEO, é imprescindível para ranquear bem os posts de seu blog, ele também vem sendo adotado pelo Google para definir quais podcasts são relevantes para a audiência ao indexar os conteúdos em áudio. E não se trata somente do título e descrição de cada episódio. 

A cada atualização, o Google está melhorando a compreensão do que e do porquê das consultas e pesquisas para entregar aos usuários resultados mais próximos do que eles procuram. A tecnologia capaz de transcrever áudios automaticamente vem sendo usada há bastante tempo pela plataforma, mas, ao perceber a alta do consumo de podcasts, passou a ser adotada para analisar o conteúdo.

 

Não deixe de ler o artigo Podcast: não basta falar, tem que pensar

 

Assim, o Google está puxando detalhes de episódios para identificar quais são as palavras-chave, assuntos e toda a cauda longa desse conteúdo. Para entender como agradar aos mecanismos de SEO da plataforma e usá-los a seu favor, é preciso contar com uma equipe forte de ativação. Assim como a otimização para buscas está sempre sob atualizações, seu time não pode ficar para trás.


Por que apostar em podcasts?

Se a sua marca já está pensando ou investindo em podcasts, é porque reconhece o poder desse formato. Esse é um filão do mercado de conteúdo digital importante, especialmente por estar alinhado às tendências do público, como praticidade e busca por identificação com um conteúdo e o seu produtor.

De acordo com a Deezer, uma das principais plataformas de streaming de áudio, o consumo de podcast no Brasil alcançou um crescimento de 67% em apenas um ano, sendo que 25% dos ouvintes brasileiros consomem mais de uma hora de podcasts diariamente. Grande parte desse público utiliza smartphones para consumir, ou seja, o formato está associado a mobilidade e praticidade. O podcast é um companheiro para as atividades do dia a dia sem que seja necessário parar o que se está fazendo para apreciar o conteúdo.

Em outra plataforma famosa de streaming, o Spotify, os podcasts colaboram para converter usuários gratuitos em assinantes pagantes, com crescimento de 29% de incursão de consumidores premium ano a ano. No último trimestre de 2019, houve um aumento de 200% nas horas totais dedicadas à escuta desse formato.

Além de chamar a atenção do público para a sua marca, também se pode aproveitar o sucesso do podcast para faturar com publicidade em áudio. Por se tratar de um espaço publicitário programático – muito atraente para aproveitar dados e segmentação –, tem atraído o reconhecimento das marcas, principalmente com ênfase em branding. Segundo o relatório do Interactive Advertising Bureau (IAB), a publicidade em áudio digital está atingindo a maturidade, com 90% dos anunciantes escolhendo serviços de streaming, sendo que 75% optam por podcasts.

 

Confira também: Mercado de podcasts pode movimentar mais de US$ 1 bi

 

Por que é importante pensar SEO para podcasts?

A resposta mais objetiva é: sem estar alinhado às boas práticas de SEO e produzindo conteúdo relevante e de qualidade, é impossível ampliar seu potencial de encontrabilidade. Contudo, as nossas considerações vão mais a fundo. 

Ao investir em podcasts, sua empresa busca atingir um número cada vez maior e mais fiel de ouvintes, certo? Mas como se destacar em um cenário de aproximadamente 700 mil séries, cerca de uma para cada dez mil pessoas? 

Em recente estudo, o Microsoft Advertising Brand Studio indicou que SEO é a habilidade mais relevante da década, justamente por sua capacidade de obter mais tráfego orgânico. Tão relevante que, desde 2019, o maior buscador do mundo decidiu usar essa ferramenta para definir os conteúdos que irá apresentar entre os principais resultados. 

Imagine que sua empresa tem um podcast sobre transformação digital e, em algum dos episódios, aborda como o 5G vai mudar as cidades. Além de aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa quando um usuário busca por “podcast smart cities”, também pode surgir como um atalho para o acesso, assim como já acontece com os vídeos.

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Isso também facilita para que assistentes ativados por voz, como o Google Assistant, encontrem o podcast. Mais uma forma do ouvinte encontrar o que deseja e até de conhecer novas séries sobre temas que o agradam.

 

Como um time de ativação pode ajudá-lo?

Especialistas apontam que existem mais de 200 fatores que impactam diretamente os resultados de uma Search Engine Results Page (SERP). São eles que determinam se o seu podcast aparecerá na primeira página de resultados do buscador ou só mais adiante. Como sabemos, três em cada quatro usuários não passam da primeira página do resultado de busca. Ou seja, acompanhar as atualizações requer analistas experientes, e desenhar estratégias não é uma tarefa fácil.

Dada a complexidade, contar com o apoio de uma agência qualificada é imprescindível para quem deseja figurar entre os primeiros resultados. A agência fica responsável por estudar o público-alvo, elaborar otimizações para melhorar o ranqueamento e acompanhar as métricas. Isso é fundamental para as empresas que não contam com um time de marketing interno, mas também para aquelas que já têm uma equipe consolidada. Assim, os colaboradores podem se focar em ações que realmente necessitam de um olhar interno.

Se, a cada episódio da sua série, aborda-se um assunto aleatório sobre o qual ninguém quer ouvir, as chances de atrair tráfego, mesmo com um trabalho eficiente de SEO, são quase nulas. Por isso, nem só de SEO se faz um bom ranqueamento. 

Uma equipe especializada em ativação compreende melhor o perfil de quem pesquisa os seus produtos ou serviços, ajudando a pensar quais conteúdos serão mais aderentes ao público e estão alinhados às recomendações de SEO. Assim, além de ampliar a exposição da marca, também se entrega algo mais relevante para quem segue sua empresa.

Aliás, conforme as táticas de SEO são implementadas com sucesso, aumenta-se a visibilidade, e, ao longo do tempo, os custos com anúncios patrocinados para alavancar o podcast são reduzidos. Só há vantagens, não é?

Se você deseja implementar estratégias de SEO para seu podcast ou aprimorar o que já vem sendo feito para a sua marca, entre em contato com o time de ativação da Doxxa. Juntos, definiremos as melhores táticas para o seu negócio!

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