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Automacao de marketing a chave para gerar negocios

Automação de marketing: a chave para gerar negócios

By REDAÇÃO DOXXA | 3 setembro 2020

Há algum tempo, a área de marketing vem englobando profissionais que vão além da administração ou da publicidade. Vemos isso especialmente no inbound marketing, onde a automação de marketing ajuda os profissionais a entenderem a jornada do cliente, automatizarem tarefas repetitivas, gerarem leads qualificados, nutri-los e, finalmente, converterem em vendas. 

Embora muitos vejam a automação como uma contradição ao ethos da construção de relacionamento com o público – ou seja, a intenção de criar uma conexão mais humanizada –, para marcas que buscam escalonar sua atividade online, o uso de algum nível de automação é provavelmente inevitável. E isso tem tudo a ver com a estratégia de conteúdo. 

 

Não deixe de conferir: Por que o conteúdo se apoia em estratégias de relacionamento?

 

Afinal, o que é a automação de marketing?

A automação de marketing abrange uma ampla variedade de ferramentas, desde a automação de e-mail marketing e retargeting até a customização de conteúdo dinâmico. Isso entra em jogo no momento de sugerir o conteúdo mais relevante aos consumidores quando eles estiverem prontos para avançar para uma nova etapa do funil

Com os desenvolvimentos contínuos em inteligência artificial e sistemas movidos por máquinas aprendendo constantemente como realizar certos processos, fechar os olhos para isso significa perder tempo e lucratividade. 

 

Por que automatizar o marketing? 

O mercado de software de automação de marketing deve crescer de US $ 3,3 bilhões, em 2019, para US $ 6,4 bilhões em 2024. Essa alta será catalisada não só pela necessidade crescente de reduzir o tempo gasto com atividades repetitivas, mas principalmente pela urgência de personalizar o marketing para maximizar os retornos. 

A automatização ajuda as empresas a encontrarem os melhores canais de marketing possíveis para interagir com seus clientes, reduzindo significativamente o tempo e o custo necessários para isso. Aqui vão mais alguns dados:

  • A automação de marketing é um dos quatro métodos mais populares para criar experiências personalizadas para o cliente; 
  • 91% dos entrevistados por um estudo da Marketo consideram que a automação de marketing é de “importância vital” para o sucesso de uma campanha de marketing, em todos os canais de comunicação; 
  • A automação de marketing leva a um aumento de 14,5% na produtividade de vendas. 

 

Conheça os quatro principais benefícios do uso da automação: 

 

  • Ajuda a criar conteúdos mais aderentes ao público 

 

Os robôs não são capazes – ainda – de substituir o papel dos redatores com a mesma qualidade. Nem por isso significa que não possam participar do processo de criação. Há uma série de ferramentas altamente úteis que fornecem aos criadores de conteúdo insights sobre o que tem ressoado bem com o determinado público de uma marca ou em torno de determinados tópicos. 

Isso ajuda a concentrar seus posts e materiais ricos no que está “em alta” no momento, bem como a construir uma estratégia de marketing de conteúdo de longo prazo bem estruturada. Esse passo é fundamental para destacar sua marca entre os concorrentes, mesmo aqueles que apostam em inbound marketing também. 

 

 

  • Garante mais personalização 

 

Ao ler as projeções e opiniões de vários especialistas sobre tendências futuras em marketing digital, a personalização segue encabeçando as listas. Os visionários do marketing concordam que a personalizar é a direção que devemos seguir para diminuir a overdose de informações para os nossos consumidores. 

Uma maneira de definir a personalização de conteúdo seria dizer que ela envolve adaptar sua mensagem ao público certo e entregá-la no momento certo e no lugar certo. É isso que a automação do marketing permite. 

Outro modo é mostrar que você se preocupa com aquele cliente específico, suas necessidades, gostos e desgostos, preferências e aversões para criar e entregar o conteúdo que se adapta a eles. Assim, você está valorizando muito o tempo deles para oferecer anúncios genéricos e enviar spam para suas caixas de e-mail com promoções do tipo “tamanho único”. 

 

 

  • Reduz tempo e gastos 

 

E-mail, mídia social, blogs, conteúdo patrocinado, anúncios… são tantos canais para gerenciar! Não basta criar conteúdo e publicar, é preciso rastrear e monitorar dados, contextualizar, analisar e aperfeiçoar sua estratégia. 

A automação de marketing permite escalar esses processos, manter frequência e constância de publicações, além de possibilitar segmentações e análises mais precisas. A solução também ajuda a organizar seu banco de dados, excluindo registros duplicados.

Uma segmentação de público executada corretamente, por exemplo, permitirá que você identifique vários sub-públicos em sua lista de e-mail. Com insights valiosos a partir de seus dados demográficos, interesses e dores, podem-se criar e-mails marketing personalizados para cada um desses grupos. 

As empresas que usam a automação têm uma redução média de 12,2% nas despesas gerais de marketing

 

 

  • Impulsiona as vendas 

 

O marketing de conteúdo é uma das maiores forças motrizes de vendas que existe. Sabe por quê? Pela primeira vez, as pessoas estão expressando sua vontade de ler um conteúdo criado pela empresa e admitem que isso afeta diretamente a forma como se sentem em relação à marca. Com inbound marketing, é possível conquistar três vezes mais leads a um custo 60% menor

O maior uso da automação é para geração e conversão de leads, refletindo em mais receita para o seu negócio. O software identifica, nutre e converte automaticamente os leads com base no quão “quente” estão. Estima-se que 50% desses potenciais clientes precisam de incentivo para levá-los ao próximo estágio. 

Ao entender a posição de seus clientes potenciais em seu funil de vendas, é possível usar esse termômetro para conduzi-los mais ao fim da jornada. Além disso, fica muito mais fácil identificar gargalos em seu pipeline de vendas. 

 

Aprofunde seus conhecimentos com o artigo: 4 elementos de uma estratégia de conteúdo bem-sucedida 

 

Em resumo, se há apenas uma melhoria nos negócios que você pode fazer agora, nosso conselho é: invista em conteúdo e faça-o de maneira inteligente. A automação de marketing impulsionará sua estratégia de inbound marketing, ajudará sua marca a personalizar os conteúdos e trará benefícios de curto a longo prazo. 

Converse com a gente para saber mais como utilizamos a automação para alavancar os negócios dos nossos clientes! 

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