Busca visual é uma das maiores tendências do marketing em 2019
By
REDAÇÃO DOXXA
|
4 fevereiro 2019 Não é novidade que vídeos e imagens estão tomando conta das timelines mas, segundo previsões do e-Marketer, essa tendência está afetando também a forma como buscamos produtos na web. Segundo o estudo, realizado nos Estados Unidos e no Reino Unido,
a pesquisa visual é aprovada por 62% dos millennials, quando perguntados sobre quais tecnologias poderiam melhorar sua experiência de compra online. A busca visual é uma maneira muito interessante de fazer pesquisas na web. Com ela, em vez de escrever ou falar, o usuário faz uma foto e recebe informações e recomendações sobre o tema. É possível fotografar um objeto de seu interesse de consumo – como uma cadeira, por exemplo – e receber reviews ou ser direcionado para uma página de venda do produto. Empresas como Google, Amazon, Pinterest e Bing já se mostram interessadas em atender a esse público, investindo no desenvolvimento de tecnologias para o aprimoramento da pesquisa visual. E esse comportamento tem mexido com as estratégias de marketing das empresas, que agora devem facilitar a vida dos usuários na hora de efetuar suas pesquisas online.
De acordo com o CEO do Pinterest, Ben Silbermann, o futuro da pesquisa será sobre imagens em vez de palavras-chave. Confira algumas estatísticas que mostram a movimentação em torno da busca visual:
- As imagens são retornadas por 19% das consultas de pesquisa no Google;
- Existem mais de 600 milhões de pesquisas visuais no Pinterest por mês. Os anúncios baseados em imagem do Pinterest têm uma taxa de conversão de 8,5%, e o Pinterest está projetado para liberar US $ 1 bilhão por ano em receita publicitária até 2020;
- O mercado de reconhecimento de imagem deverá crescer para US $ 25,65 bilhões até 2019;
- Até 2021, as marcas pioneiras que redesenharem seus sites para apoiar a busca visual e por voz aumentarão em 30% a receita do comércio digital.
Como conquistar o cliente com buscas visuais?
Para o futuro, é preciso mudar as suas estratégias de marketing e fazer maiores apostas em conteúdo e busca visual. Comece incluindo opções de pesquisa visual na sua ferramenta de busca como uma forma de os clientes navegarem facilmente pelos produtos em seus sites. Além disso, concentre-se em aumentar a visibilidade da imagem orgânica, combinando a pesquisa visual com pesquisa de texto para melhorar a sua visibilidade e alcance. A tendência é que, nos próximos anos, esses dados sejam uma das únicas fontes de informações textuais a serem rastreadas pelos mecanismos de pesquisa. Outro ponto importante é anunciar nos lugares certos. O Pinterest tem habilidades de pesquisa visual bem desenvolvidas e isso fazem dele uma aposta cada vez mais inteligente. Se for uma boa opção para seu público-alvo, considere anunciar seus produtos ao lado de itens semelhantes para obter o máximo impacto. Esteja atento também no potencial das plataformas visuais, como o Instagram, que poderão vincular seus conteúdos ao mercado de buscas visuais, permitindo experiências de compras mais fáceis e rápidas.
Fonte: Social Media TodaySobre o autor
REDAÇÃO DOXXA