
Estudo: usar dados de forma indevida gera desconfiança em consumidores
By REDAÇÃO DOXXA | 3 agosto 2018Segundo a Openet, 76% dos consumidores planejam aumentar as configurações de privacidade das contas digitais. ...
Leia maisA Inteligência Artificial está revolucionando a realidade de diversas empresas, impactando a forma como elas operam ou se relacionam com os seus stakeholders. É uma tecnologia que deixou de ter um conceito futurista e passou a fazer parte do nosso dia a dia – de acordo com estimativas do Bank of America Merrill Lynch, esse mercado deverá movimentar US$ 153 bilhões no mundo até 2020 -, sendo impossível não relacionar os seus avanços com as práticas que envolvem o Marketing de Conteúdo das organizações.
Você já parou para pensar como funcionam os assistentes virtuais da Apple, Amazon e do Google? Ou como se desenvolvem os carros autônomos da Tesla? Todos fazem uso de Inteligência Artificial – ou melhor, de dados e algoritmos que dão às máquinas a capacidade de aprendizagem e de resolução de problemas complexos. Além desses, existem casos de uso de IA ainda mais próximos à nossa rotina diária:
– A Netflix utiliza a tecnologia para recomendar filmes e séries aos seus assinantes
– O Facebook para filtrar os feeds de notícias
– O Google para gerar resultados de pesquisa
Ou seja, estamos falando de gigantes do mercado que rapidamente perceberam o potencial de uma tecnologia disruptiva como essa e, hoje, alcançam ganhos significativos ao ativar um modo de operação que funciona baseado em inteligência.
E no marketing, a inovação chegou para mudar a maneira como as empresas planejam as suas campanhas e montam suas estratégias de produção e divulgação de informação. O crescimento da análise de dados por ferramentas com IA mudou o que conhecíamos como “uso de dados de forma inteligente” e, agora, é preciso estar preparado para uma nova era: de ações realmente data-driven e publicações muito mais atrativas, interessantes e direcionadas ao público-alvo.
Hoje, é possível fazer Marketing de Conteúdo ainda mais inteligente. Afirmamos isso porque, em vez de colocar em prática conteúdos produzidos às cegas, com o uso de IA, passamos a conhecer o comportamento, os hábitos e até mesmo as intenções de consumo dos leads, e isso traz uma série de vantagens para o universo do marketing como um todo.
Não é preciso mais analisar dados para depois chegar em uma estratégia de Marketing de Conteúdo precisa, por exemplo. Agora, os profissionais trabalham com informações selecionadas, podendo usar sua energia para aprender com elas e, em muito menos tempo e de forma mais assertiva, decidir os melhores caminhos para campanhas e ações.
Quem ganha com isso? As empresas, certamente. Pois encontram caminhos mais rápidos para engajar seu público e aumentar a sua rede de clientes (ou potenciais clientes). Mas também os próprios produtores do conteúdo, que tem insumos mais valiosos e relevantes para criar posts, artigos, e-books, webinars, anúncios, e-mails marketing, entre outros formatos de divulgação, e envolver e atrair mais pessoas para a base de leads, gerando valor para os consumidores e possíveis conversões em vendas.
A verdade é que nunca foi tão fácil analisar e entender o contexto que se está inserido e, a partir disso, entregar a melhor experiência para o consumidor na ponta da cadeia. Nunca estivemos próximos dos clientes ao ponto de poder oferecer uma mensagem tão direcionada. Agora, graças à tecnologia, podemos:
Por meio do uso de chatbots é possível comunicar-se com os clientes com maior facilidade, pois esses softwares de comunicação automática simulam um bate-papo, realizando uma troca de mensagens com os consumidores, servindo para coletar dados relevantes dos usuários e posteriormente usá-los para oferecer melhores experiências.
Por meio de ferramentas de IA você pode conhecer a fundo as características e o perfil dos clientes em potencial da sua empresa e construir um planejamento de conteúdo estratégico muito mais eficiente, conduzindo os consumidores certos para a sua base de leads.
Por meio do acesso a dados valiosos sobre os consumidores é possível segmentar os leads e oferecer conteúdos específicos e totalmente personalizados com o objetivo de atender aos desejos e anseios e satisfazer cada um dos clientes da sua empresa.
E a sua empresa, já está preparada para absorver essas transformações?
Segundo a Openet, 76% dos consumidores planejam aumentar as configurações de privacidade das contas digitais. ...
Leia maisAtualmente, o cliente realmente está no centro de todas as decisões e as marcas precisam estar cada vez mais preparadas para os desafios do Marketing 4.0. ...
Leia maisCom o Marketing de Conteúdo, você comunica quem é a sua marca, o que ela faz e revela seus reais valores para o público. ...
Leia mais