
Google adiciona novas métricas para públicos-alvo
By REDAÇÃO DOXXA | 14 julho 2020A ferramenta mostra as prováveis ações dos usuário no processo de conversão ...
Leia maisVocê se lembra como era quando utilizávamos as listas telefônicas para consultar os números de lojas e prestadores de serviços? Naquela época, as páginas amarelas do catálogo eram as mais cobiçadas pelos anunciantes, afinal, era lá que o potencial cliente buscava quando precisava de algo. Seguimos usando esses serviços, mas, hoje, recorremos às ferramentas de buscas e mídias sociais para encontrá-los. Assim, os anúncios das páginas amarelas foram substituídos pelo Ads.
Para atrair esses clientes, é preciso mostrar para as pessoas que a sua empresa existe. Ao investir em tráfego pago, seja ele via anúncios de links patrocinados, impulsionamento de posts ou mídia programática, o seu negócio se posiciona melhor nos resultados de busca e surge no feed dos clientes. E consequentemente, chama a atenção dos usuários.
Mas o Ads é adequado para todas as empresas? Bem, se nenhum de seus clientes em potencial usa o Google para encontrar seus produtos ou serviços, não faz sentido usar o Google Ads. Mas isso é pouco provável, não é? Uma forma de tirar essa dúvida é verificar o planejador de palavras-chave do Google e ver se palavras-chave relacionadas ao seu negócio figuram entre as buscas.
Vamos usar o Google como parâmetro de Ads, já que esse é o maior buscador da internet. Ao utilizar o Google Ads, seus anúncios podem aparecer entre as pesquisas do Google, no Google Shopping, no YouTube, no Gmail e em apps da Play Store. Entretanto, pode-se patrocinar links no Bing, em comparadores de preços, mídias sociais e portais de notícias também.
Saiba mais: 80% do marketing investir em Google Ads
Como profissionais de marketing, podemos dizer: não há sensação pior do que o som de grilos. Aquele “cri cri cri” quando uma ótima publicação não alcança um grande público, são poucos os envios de formulários de dados ou a ausência de solicitações de contato.
Nem sempre, a qualidade do conteúdo ou do que é entregue é o único fator determinante para a performance. É aqui que entram as estratégias de mídia paga. Abaixo, listamos cinco motivos para aportar recursos nisso:
De acordo com o relatório de impacto econômico do Google, as empresas geram uma média de US$ 2 em receita por cada US$ 1 gasto no Google Ads. Esse resultado é tão expressivo porque, na publicidade paga por clique, você custeia apenas as palavras-chave em que oferece lances estratégicos.
Por exemplo, se trabalho com arquitetura e desejo gerar novos leads para “escritórios de arquitetura perto de mim”, posso dar lances apenas nessas palavras e só serei cobrado quando alguém clicar no meu anúncio e visitar o meu site. Se contar com o apoio de uma agência que faz um bom trabalho, gerenciando o relatório de termos de pesquisa e adicionando as palavras-chave certas, poderá gerar um tráfego de qualidade.
Diferentemente de outros formatos de anúncio, como espaço comercial na televisão ou no rádio, não é necessário destinar uma verba tão alta em Ads. Aqui, não há investimento mínimo.
O orçamento inicial só precisa ser o suficiente para gerar cliques e dados para fazer alterações e aprimoramentos para alcançar conversões. Aqui, você pode acompanhar o desempenho e, uma vez que suas campanhas são rentáveis, pode dar continuidade aos investimentos. Se não estiver vendo resultados, o Ads pode ser ajustado ou pausado com o clique de um botão.
Veja também: Compra de mídia será maior no Brasil em 2020
As mídias sociais são a principal forma de sete em cada dez brasileiros se informarem, e a quantidade de horas passadas nesses apps vem crescendo a cada novo estudo. Por isso, essas plataformas representam uma ótima oportunidade para impulsionamentos de posts e links patrocinados. Para se ter uma idéia, 43% dos orçamentos de Ads são para Google e Facebook.
Contudo, há diferenças entre impulsionar publicações e fazer anúncios. Enquanto o impulsionamento busca atingir uma quantidade significativa de pessoas, gerando engajamento com reações, comentários e compartilhamentos, os anúncios obtêm melhores resultados quando o assunto é chegar em públicos mais segmentados, o que otimiza os investimentos.
A otimização de mecanismo de busca (SEO) é uma aliada de peso na estratégia de conteúdo, mas sabemos que esse é um trabalho de meses e até anos para que sua empresa seja classificada na primeira página do Google. Com o Ads, você pode ser o número 1 nas buscas em poucas horas.
O Google Ads oferece a capacidade de testar diferentes palavras-chave rapidamente para ver se elas geram vendas para sua empresa. Assim, economizará dinheiro em longo prazo, pois garantirá que está investindo seu orçamento em SEO em palavras-chave que realmente geram vendas.
Um dos diferenciais dentro do Google Ads é a possibilidade de segmentação por retargeting, também conhecido como remarketing. Aqui, pode-se entrar em contato com as pessoas que já visitaram e interagiram com a sua página, ofertando descontos ou cupons, por exemplo.
Outra facilidade é entregar anúncios distintos para quem viu uma determinada seção de produtos ou abandonou um carrinho de compras. Dessa forma, fica mais fácil conquistar aquele cliente, entregando o que ele espera para concluir a compra.
Leia também:
Google tem maior taxa de conversão para e-commerce
Marketing de conteúdo mais eficiente na era digital
Como todas as estratégias de conteúdo, é preciso ter cuidado na execução de táticas de Ads. Assim como se contrata um bom contador para controlar as finanças e evitar problemas com o Fisco no futuro, é importante contar com profissionais especializados em mídia paga para economizar tempo e dinheiro.
De acordo com a Disruptive Advertising, 61% dos orçamentos do Google Ads são completamente desperdiçados.
O profissional qualificado saberá fazer uma boa alocação dos investimentos, com lances adequados, monitoramento dos resultados e acompanhamento das conversões. Consulte-nos para saber como obter resultados com sua estratégia de conteúdo e Ads.
A ferramenta mostra as prováveis ações dos usuário no processo de conversão ...
Leia maisRelatório do Socialbakers mostrou que investimento das marcas nesse perfil vem crescendo ...
Leia mais65% dos entrevistados querem novas alternativas para anúncios ...
Leia mais