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Como o Marketing de Conteúdo constrói uma marca personalizada

By CAMILA FREITAS | 31 agosto 2018

Construir uma marca personalizada forte, movimento conhecido como Personal Branding, é um desafio para muitas empresas. Afinal, criar uma identidade tão significativa ao ponto de fidelizar os consumidores por muito tempo, estabelecer uma imagem inconfundível e deixar uma boa impressão por onde passa não é uma tarefa fácil.

O Marketing de Conteúdo pode ajudar muito nisso. Ao construir pontos de contato em que entrega sua própria narrativa, a marca consegue se expressar livremente. Assim, além de atrair as pessoas certas para interagir com seu negócio, pode mostrar seus valores de forma consistente.

 


Personal Branding é construir a autoridade que faz com que as pessoas prestem atenção em sua mensagem, querendo compartilhá-la e recomendá-la aos outros.”

Mark Traphagen, diretor de Brand Evangelism da Stone Temple Consulting, agência de marketing digital


 

O que é Personal Branding

Personal Branding nada mais é do que a construção de uma identidade de marca que guia a empresa no desenvolvimento de todas as suas ofertas (produtos, serviços, conteúdos e relacionamento). É quando se cria uma propósito de valor que representa a marca em tudo, respondendo todos os “porquês” e mostrando claramente o seu objetivo enquanto organização.

E é, também, a boa impressão que se quer passar para os consumidores (em qualquer momento ou interação). Ou seja, é o verdadeiro posicionamento da marca, aquele que garante uma boa posição e reputação no mercado e a torna muito mais interessante do que a do concorrente ao lado.

 

Como o marketing de conteúdo promove a marca personalizada?

Falar em Personal Branding e entender esse conceito em tempos onde se tem muito conteúdo disponível na internet – somente o Google processa, diariamente, mais de 150 petabytes de dados (um petabyte equivale a, praticamente, 950 bilhões de páginas de texto) – é essencial. Quanto maior o volume de materiais sendo produzidos, maior é a chance de ter empresas do mesmo segmento falando sobre os mesmos assuntos ou competindo e alcançando os mesmos clientes.

Por isso, nesse contexto, para realmente engajar mais consumidores, que têm se mostrado cada vez mais interessados em conhecer a fundo uma marca, produto ou serviço antes de comprá-lo, não existe outra saída a não ser se destacar. Mas como fazer isso? Uma das formas mais eficientes é por meio da adoção de uma prática de estratégica de Marketing de Conteúdo. Entenda melhor, a seguir:

 

Marketing de Conteúdo + Personal Branding

O Marketing de Conteúdo é a produção de conteúdo estratégico e qualificado que ajuda as empresas a atrair mais e mais consumidores interessados para a sua base de leads. E é com ele que se torna possível engajar qualquer cliente em potencial. Mas por que essa é uma prática tão importante para a construção de uma marca forte no mercado? A resposta é simples: porque ele é quem promove a identidade da empresa.

Com Marketing de Conteúdo, é possível, a cada publicação, seja um post, artigo, vídeo ou e-book, revelar a verdadeira imagem da marca, afirmando quem ela é, o que faz e os seus reais valores – podemos até dizer que ele é o motor por trás de uma marca pessoal.

Ele faz com que qualquer empresa esteja um passo à frente na disputa por consumidores ao imprimir em cada ação ou campanha os seus propósitos e a sua identidade. Sem procurar elevar o valor da marca a todo o custo e de forma explícita, os conteúdos são criados para estimular ainda mais o interesse de possíveis clientes nas ofertas da companhia.

Estamos falando de conteúdos tanto de atração, nutrição ou conversão de leads, não importa: para envolver os clientes e fazer com que eles se tornem fiéis à sua empresa, é preciso que as publicações sejam originais, relevantes, consistentes e também personalizadas – afinal, ninguém gosta de conteúdo batido. Além disso, devem mostrar toda a experiência, o conhecimento e, principalmente, o domínio que a sua marca tem sobre o assunto. E, assim, um conteúdo que poderia ser consumido e jogado fora em minutos acaba servindo como um ímã de atração, pois, além de atender às necessidades do consumidor ou resolver seu problema, passa, também, muita segurança e confiança para que o mesmo continue consumindo, seguindo ou recomendando a sua empresa.

 


“Pessoas influenciam pessoas. Nada influencia mais do que a recomendação de um amigo”.
Mark Zuckerberg, CEO do Facebook sobre marketing boca a boca


 

Nesse cenário, uma marca que envolve o consumidor apenas com um bom discurso perde espaço para aquelas que realmente mostram o seu valor a cada publicação, pois, como você pode ver, não são exatamente as palavras ditas ou escritas que realmente conquistam as pessoas, mas sim a mensagem que você deseja passar com elas. E a tendência é que, com o tempo, um conteúdo com a identidade da empresa totalmente inserida crie uma rede de pessoas muito mais engajadas e conectadas com o seu negócio.

 

Personalização: a vantagem de ser uma marca com identidade

Para promover a sua real identidade e engajar ainda mais os consumidores, é preciso saber que, além de conquistá-los ao oferecer informações originais e consistentes, é possível satisfazê-los com um conteúdo muito mais personalizado. Isso porque, com uma imagem bem definida e uma marca forte no mercado, as pessoas se sentem, naturalmente, mais seguras em consumir os conteúdos da sua empresa e acabam se envolvendo muito mais com as suas ofertas.

E o resultado? Você pode desenvolver, a partir disso, ações, campanhas, produtos e soluções de marketing mais direcionadas e pensadas para atender ao perfil desses potenciais consumidores.

Sobre o autor

CAMILA FREITAS

Jornalista formada na PUCRS, tem experiência em assessoria de imprensa, Marketing de Conteúdo, cobertura de eventos, produção de vídeo e revistas. Escreve sobre tecnologia, negócios, logística e comportamento.

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