
Como a Inteligência Artificial ajuda o Marketing de Conteúdo
By | 29 junho 2018O momento, agora, é da criação de campanhas direcionadas e segmentadas e ações muito mais data-driven e eficientes. ...
Leia maisFazer marketing de conteúdo com eficiência exige dedicação, conhecimento e estratégia. As marcas se beneficiam amplamente com a oferta de conteúdo útil – isto é, aquele que tem um propósito, vai muito além das mensagens de autopromoção e que efetivamente resolve problemas para os consumidores. Para isso, é necessário ter certeza sobre que mensagem passar, quais os melhores formatos, canais e momentos, para quem essa mensagem é dirigida, além de atentar para as estratégias de otimização desse conteúdo – ou seja, fazer um marketing de conteúdo inteligente.
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Como o marketing de conteúdo constrói uma marca personalizada
Assim, quando se pensa em conteúdo inteligente e conteúdo útil, temos que entender que o conteúdo inteligente vai além da utilidade – ou seja, não tem apenas a finalidade de vender a empresa ou o produto/serviço que ela oferece, mas sim busca transformar a empresa no segmento em que opera, ampliando seu valor e relevância para os clientes. Criar conteúdo inteligente é fundamental para que a marca não perca em tráfego nem em conversão.
Portanto, ao produzir conteúdo para uma marca, é importante considerar e avaliar as informações que estamos pensando em compartilhar com o público e se, de fato, elas vão realmente ajudá-lo ou serão apenas discursos de autopromoção ou propagandas vazias, que não dizem nada, não atraem ninguém nem trazem mais valor. Se você quer ser bem-sucedido na sua estratégia de marketing digital, crie conteúdo útil e inteligente. Mas que conteúdo é esse? É o que veremos a seguir.
Produzir conteúdo é parte central da operação de marketing digital e é, também, um desafio para grande parte das empresas, já que demanda atuar com os diversos formatos tradicionais de mídia – como texto, imagens, vídeo e áudio – e ainda ter domínio sobre os diferentes canais de distribuição. Mas, independentemente do canal, um conteúdo de qualidade deve ter um propósito.
Então, o conteúdo útil (conforme o conceito apresentado no livro Youtility, de Jay Baer) é aquele que presta um serviço, com o propósito de resolver algum problema do consumidor. Pode ser também educativo, quando você compartilha conhecimento – webinars, seminários, cursos online. Um conteúdo que oferece fatos e atualizações sobre determinado setor tem o propósito de noticiar algo, como boletins, newsletters, etc. Mas o conteúdo também pode servir para inspirar e criar envolvimento emocional e, ainda, simplesmente para entreter.
E, claro, uma marca pode perfeitamente produzir conteúdo que, ao mesmo tempo, cumpra mais de um propósito: um post que informa e entretém, um vídeo que simultaneamente inspira e educa, etc. A inteligência está em criar conteúdos que possam ser utilizados em formatos variados, conforme o propósito e o canal de distribuição, servindo à marca em diferentes momentos e atendendo as necessidades de acordo com o planejamento e o calendário editorial.
Criar conteúdo de qualidade, inteligente, útil e com propósito é uma tarefa cada vez mais complexa, considerando a enorme quantidade de informação a que estamos sujeitos hoje. Além da sua marca, existem milhões de outras neste momento comunicando-se com os consumidores. Neste mar de ruídos que é a internet, como fazer o seu conteúdo soar como música? Confira cinco dicas importantes para criar conteúdo inteligente e útil, a seguir.
O planejamento é sempre muito importante. Conforme a estratégia da marca, estabeleça e cumpra a linha editorial – o que será publicado, como, onde, etc. – seguindo um calendário, para assegurar a regularidade na oferta de conteúdos.
Imagine que seu público está acostumado a receber uma newsletter com as melhores ofertas toda sexta-feira: ele espera por isso, certo?. Mantenha a consistência e a regularidade no envio, fortalecendo assim sua conexão com essas pessoas.
O trabalho de SEO é crucial para que o seu conteúdo, além de resolver problemas dos seus consumidores, seja encontrado mais facilmente por quem procura por ele.
O processo de criação, publicação e ativação de conteúdo nas mídias sociais deve ser ágil, simplificado e otimizado, para que a marca consiga produzir e distribuir o que lhe interessa com velocidade.
Persiga incansavelmente não a perfeição, mas a melhor qualidade possível. Informações bem embasadas e o mais completas possíveis, republicação de conteúdos interessantes, foco no que o consumidor deseja e nas demandas que sua marca pode atender, busque o melhor formato para cada canal de atuação em que seu público está.
Seus consumidores podem ficar ainda mais satisfeitos com um conteúdo mais personalizado. Com uma imagem bem definida e uma marca forte no mercado, consistente e com boa comunicação, naturalmente as pessoas se sentem mais seguras em consumir os conteúdos e acabam se envolvendo mais com sua marca.
Esperamos que você tenha entendido que o marketing de conteúdo é útil e inteligente quando é bem produzido, de acordo com as demandas do público, procurando entregar valor e relevância para o consumidor. Ou seja, além de atrair as pessoas mais adequadas para interagir com a sua marca, o marketing de conteúdo de qualidade (isto é, útil e inteligente) também permite que sua marca se expresse livremente e mostre ao público seus valores de maneira clara e consistente.
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