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Conteúdo rico gera leads qualificados

By KARINE MENONCIN | 20 abril 2020

Aumentar visibilidade, engajamento, ser vista como referência na área, ampliar mailing e nutrir leads, tudo isso de forma integrada. Esse é resultado de uma estratégia de marketing que foca em conteúdo rico. Talvez você não conheça exatamente por essa denominação, mas se trata de materiais que vão mais a fundo em determinado assunto, para informar por completo e de maneira técnica.

Há diferentes formatos de conteúdo que se encaixam nessa classificação de material rico, sendo o e-book o mais popular. Mas além desse formato, whitepapers, podcasts, vídeos, cases, revistas e infográficos são formas de atrair uma audiência qualificada, captando leads de forma espontânea.

 

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Marketing de conteúdo: é preciso focar na marca, não nos números

 

Não importa qual é a sua persona. Um conteúdo pode ser direcionado para diferentes públicos e em diversos estágios de amadurecimento. Um tema mais básico, que mostra para o leitor que a empresa dele tem um problema, por exemplo, pode ser o primeiro passo para conquistá-lo mais a frente, quando ele estiver mais propenso a buscar e comprar uma solução.

Aqui mostramos alguns cases de clientes da Doxxa que apostaram em conteúdos ricos para capturar leads e manter uma relação mais estreita com seus públicos-alvo, reforçando memória de marca e a relevância no mercado. Veja:

 

E-book:

O e-book possui um conteúdo mais denso, abrangente e profundo. Essa é uma das opções mais comum para empresas B2B, já que possibilita demonstrar expertise em um campo de atuação a fim de ganhar credibilidade e percepção de valor.

Segundo o relatório Content B2B Marketing de Benchmarks, cerca de 34% das organizações utilizam e-books como uma estratégia de marketing de conteúdo, enquanto 57% das empresas B2B consideram o material uma tática eficaz.

Pensando em todas as mudanças que aconteceram nos últimos anos e nas novas tecnologias que surgem a todo instante, reunimos para a Plugar técnicas e conhecimentos para aplicar em estratégias que vão ajudar no sucesso de ações e tomadas de decisão de um negócio. Acesse o conteúdo clicando aqui.

plugar

 

Whitepaper:

O que a China tem a nos ensinar sobre inovação? Investigamos e redigimos o conteúdo para um Whitepaper especial para o nosso parceiro CI&T. Além de mostrar os motivos que tornaram a China uma máquina de gerar inovação, levantamos as tendências que podem ser aplicadas no contexto brasileiro e como os negócios podem se preparar para as novidades que estão por vir.

Whitepapers são um passo além dos e-books e blog posts, graças à abordagem aprofundada e técnica. Eles têm como base estudos mais detalhados e profissionais, além das pesquisas. 

ci&t

 

Infográfico:

Bem didático, combina um design cativante e dados relevantes e detalhados a interessados, sendo fácil de interpretar. Costuma cativar os clientes e é um dos formatos mais difundidos. A propósito, infográficos são 30 vezes mais aptos a serem lidos se comparados a textos corridos.

O MonitorGov, um de nossos clientes, apostou no infográfico para mostrar como são fundamentais a coleta e a análise de dados a respeito do cenário das licitações para uma empresa que deseja ter sucesso na hora de vender para o governo. Veja também 25 produtos que você nem sabia que podia vender para o governo e Pagamento de licitação: saiba o que é o empenho.

monitorgov

 

Revista digital

Muito mais que um PDF online, a publicação digital é uma experiência rica de ler revistas na internet. Utilizá-la de forma eficiente é o que vai fazer a diferença no negócio, proporcionando um contato interativo com o seu público. A vantagem mais notável, é claro, é a sustentabilidade ecológica e financeira da publicação, por dispensar o uso de papel e logística de distribuição.

Foi pensando nisso que a revista Espaço Imóvel, do Secovi-RS/Agademi, deixou o formato físico e passou a ser exclusivamente digital. Por meio de uma landing page, a entidade capta os contatos dos interessados pelo mundo imobiliário. A produção, diagramação e divulgação foram feitas pela Doxxa.

SecoviRS

A parceria entre Doxxa e Grupo Ramarim tem diversos projetos de conteúdo executados e, entre eles, está a Revista Viva. A marca ComfortFlex aproveita o espaço para abordar assuntos conectados com o perfil do seu público-alvo, como estilo, carreira, saúde e tendências. 

COMFORT

COMFORTFLEX

 

Cases

Os cases de sucesso são conteúdos de fundo de funil, ou seja, falam diretamente ao lead que já passou por todas as etapas anteriores e está preparado para comprar. Através deles, seus possíveis clientes têm a oportunidade de conhecer as histórias de outras empresas que já testaram e aprovaram seus serviços e produtos. O material serve para que o potencial cliente seja encorajado a fechar negócio.

O custo logístico consome 11,2% da receita das empresas e o transporte é o maior vilão, segundo pesquisa da Fundação Dom Cabral. Diante desta realidade, é cada vez mais necessário que as indústrias contem com uma solução tecnológica que visa modernizar e facilitar as suas rotinas de transporte. Para mostrar isso, a TranspoBrasil solicitou que contássemos os desafios enfrentados e os resultados que eles objetivaram com o cliente Puket, uma referência no mercado têxtil. 

TRANSPO

 

Vídeo

Uma pesquisa realizada pela empresa Breadnbeyond levantou dados sobre os hábitos de consumo de vídeo na internet e mostrou a força do vídeo como ferramenta de marketing digital. Segundo a pesquisa, o índice de consumo dobra anualmente desde 2016. Além disso, 55% dos entrevistados assistem vídeos diariamente. Estima-se que os vídeos corresponderão a 82% do fluxo de dados da internet até 2022. 

Quanto a preferências, a pesquisa aponta 87% gostariam que as marcas e empresas investissem ainda mais em vídeos. É de olho em dados como esses que a CI&T, nossa parceira há quatro anos, tem investido em conteúdo audiovisual para estreitar laços com o público. A pauta, apresentação e roteiro de edição são produzidos pela Doxxa.

ci&t2

 

Podcast

O mercado de podcasts veio com tudo no último ano. Devido ao público cativo desse tipo de conteúdo, a plataforma de streaming Spotify teve um crescimento de 200% nas horas totais dedicadas à escuta desse formato, sendo que 16% da sua base de usuários ouviu algum podcast pela plataforma no último trimestre.

Para além do Spotify, o formato é o queridinho do momento por estar alinhado às tendências de consumo de conteúdo digital. A principal característica é a praticidade.

Produzimos para a Linx episódios especiais sobre assuntos relacionados a gestão de negócios, transformação digital e muito mais. Você pode escutar o último episódio, sobre como a tecnologia impacta negócios do varejo de moda, acessando esse link. Aproveite e siga a Linx no Spotify

LINX

 

Leia mais: Podcast: não basta falar, tem que pensar

Conclusão

Como pode perceber, conteúdo rico deve educar o público, servir como uma forma de aprofundar conhecimentos. Na estratégia de marketing, sua importância é grande, já que possibilita que mais clientes em potencial sejam captados. Além disso, o material, por agregar valor à vida das pessoas, tem muito mais chance de ser citado e referenciado voluntariamente do que uma propaganda sobre o seu produto ou serviço prestado, por exemplo. 

Para ter sucesso, no entanto, é preciso saber como produzi-lo e divulgá-lo. Nessa hora, conte com a experiência de quem já trouxe resultados para grandes marcas, como CI&T, Plugar, Comfortflex e muitas outras. Conheça mais sobre as soluções da Doxxa clicando aqui.

Sobre o autor

KARINE MENONCIN

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com experiência em redação, assessoria de imprensa e social media. Também atua como produtora e redatora de livros e guias.

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