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E-books: a captação de leads por trás da estratégia de conteúdo

By LUCILA ROSA | 2 abril 2018

Uma das maneiras mais eficientes de atrair, converter e engajar o público-alvo é por meio de uma estratégia de conteúdo inteligente. Por isso, as empresas focadas em atender as necessidades de um consumidor (cada vez mais interessado em publicações relevantes) buscam gerar valor por meio do marketing de conteúdo, utilizando e-books como um meio para captação de leads.

Quando falamos em e-books não nos referimos aos livros do Kindle da Amazon, muito menos de histórias de drama, romances ou ficção científica, mas de um conteúdo informativo, rico em conhecimento. O formato, simples de ser consumido, é valioso o suficiente para que uma empresa possa construir melhores relacionamentos e alcançar um maior engajamento com clientes em potencial.

 

E-book, uma publicação muito além do texto

O e-book não é apenas um conteúdo online, mas um material baixável que serve como uma isca para gerar cadastros, conhecer informações relevantes sobre os consumidores e traçar perfis de clientes específicos. Além de ser um dos elementos mais importantes para a criação de uma estratégia de conteúdo eficiente. Conheça, a seguir, algumas de suas características:

 

1. Reúne conteúdos relevantes

Não basta conhecer sobre marketing de conteúdo, é preciso construir materiais relevantes e informativos. 71% dos consumidores confiam nas soluções que fornecem informações úteis sem tentar vender alguma coisa. Ou seja, o que atrai os clientes certos para o seu negócio não é a quantidade de texto ou número de páginas de um e-book, mas a qualidade do conteúdo fornecido – afinal, você só impressiona quando produz com inteligência.

 

2. Aprofunda conhecimentos sobre temas com alto nível de interesse

Como vimos, a qualidade do conteúdo é um dos pontos fundamentais em um e-book. Mas, como alcançá-la? Por meio de muita pesquisa! Um e-book é um material muito mais completo e dinâmico que um texto, post ou artigo, por exemplo. Além de reunir informações relevantes sobre temas de interesse do consumidor, aprofunda conhecimentos sobre diferentes temáticas e, assim, tem o poder de conquistar todos os níveis da escala de clientes (topo, meio e fundo de funil).

• Topo de funil: são criados conteúdos com o aprofundamento certo para os leads iniciantes, que sabem pouco ou nada sobre o seu produto, serviço ou solução;

• Meio de funil: são produzidos materiais para aqueles que já conhecem sobre o seu trabalho, mas não sabem como ele pode resolver seus problemas;

• Fundo de funil: são desenvolvidos conteúdos para aqueles que já firmaram parceria com o seu negócio e desejam saber ainda mais sobre o seu funcionamento.

 

3. De fácil distribuição e compartilhamento online

Qualquer publicação para gerar leads qualificados precisa ser muito bem planejada, tanto do ponto de vista da construção do conteúdo, quanto da ativação. De nada adianta ter um e-book com um bom conteúdo se você não sabe como trazer o público-alvo para acessá-lo. Porém, a notícia é boa: os e-books são fáceis de serem distribuídos e compartilhados, basta criar uma landing page onde o potencial cliente terá que preencher seus dados em troca das informações.

A partir disso, você, além de oferecer um conteúdo de qualidade e conquistar o interesse do consumidor, pode conhecer mais sobre o perfil dele e, nas próximas vezes, ser muito mais estratégico na produção e ativação do conteúdo.

 

As vantagens do uso estratégico de um e-book

Usar o e-book para melhorar a comunicação e o relacionamento com o cliente, além de ser uma boa estratégia de conteúdo, pode gerar uma série de vantagens para os resultados da empresa. Confira, a seguir, quais são elas:

 

1. Captação de leads

Dizemos que o e-book é o meio de acesso mais rápido e efetivo para a captação de leads. Se antes de produzir um material baixável você já conhecia um pouco sobre o perfil, as características e o comportamento do seu consumidor, imagine depois de construir um mailing específico a partir de uma publicação como essa? Além de coletar informações importantes sobre clientes em potencial e ajudar no sucesso de futuras publicações, os dados gerados por meio do cadastro nas landing pages ajudam a equipe de vendas na hora da abordagem, levando a um aumento no número de pessoas realmente interessadas em fazer negócio com a sua empresa.

 

2. Valioso atrativo para gerar tráfego qualificado para o seu site

Publicar e divulgar um e-book pode ser uma ótima estratégia para gerar tráfego qualificado para o seu site. Isso porque o material funciona como um bom atrativo para alcançar aqueles que estão realmente interessados em consumir conteúdos relacionados com a proposta do seu negócio. E se o Google está cada vez mais preocupado com a experiência dos usuários nos sites que ele posiciona nas pesquisas, a tendência é que um conteúdo de qualidade esteja sempre a frente na posição das buscas. Portanto, ofereça para os seus possíveis clientes materiais completos e aprofundados, assim aumentam as suas chances de visitas orgânicas, melhorando o tráfego do site e conquistando leads qualificados para o seu negócio.

 

3. Ajuda sua marca a ganhar autoridade

Para captar leads é preciso mostrar que você é experiente no que faz. Seja na oferta de um produto, serviço ou solução, é importante mostrar o domínio de diversos assuntos relacionados a proposta da sua empresa, pois ajuda você a ganhar autoridade no mercado e criar uma percepção positiva da sua marca.

Todo material, desde os mais simples até os mais complexos, que envolvem perspectivas, reports e entrevistas, pode revelar o verdadeiro potencial da sua marca e um e-book é o verdadeiro canal para fazer isso. Cada um, independentemente do tema, tem o poder de mostrar o que a sua empresa é capaz e como ela pode ajudar na resolução de problemas de forma eficiente.

Gostou das informações e das nossas dicas? Confira mais sobre a importância dos materiais baixáveis no nosso blog. Se deseja conhecer de forma profunda as melhores estratégias de conteúdo para captar leads, entre em contato com a Doxxa e melhore o engajamento das suas publicações.

Sobre o autor

LUCILA ROSA

Jornalista formada na PUCRS, especialista em Comunicação Empresarial, atua no mercado desde 2010, com passagem pela RBS TV, Zero Hora e Guias RBS. Tem experiência em redação, revisão, atendimento e planejamento.

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