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Estrategia de conteudo 5 motivos para ter um blog

Estratégia de conteúdo: 5 motivos para ter um blog

By REDAÇÃO DOXXA | 2 julho 2020

Sua marca apenas vende produtos ou gera impacto na vida dos clientes? Os consumidores de hoje não estão mais interessados em uma relação de mão única com as empresas. É preciso entender seu propósito e considerá-lo na sua estratégia de conteúdo. Seu blog pode ser a chave para isso. 

Aqui vai um exemplo: o blog da Seventh Generation, uma marca da gigante Unilever, apresenta diversos conteúdos para estimular os consumidores a secarem suas roupas no varal, em vez de na secadora. Pode parecer ousado, já que a empresa produz amaciante em folhas para máquinas de secar, mas está totalmente ligado ao posicionamento da marca de querer mudar a indústria, tornando-a ecologicamente correta. 

Ao falar a língua do seu público e estar alinhado com as suas expectativas, sua marca pode criar um ótimo espaço de relacionamento com clientes antigos e atrair novos. Ao adotar uma estratégia adequada, entregando conteúdo de qualidade e relevância, dar vida ao blog corporativo gera um ótimo retorno, inclusive financeiro.

 

Entre os benefícios de uma estratégia de conteúdo para blog, estão:

  • Atrair novos consumidores e engajar antigos
  • Gerar valor, conexão e uma base de clientes fiéis
  • Aumentar a credibilidade e autoridade no segmento de atuação
  • Diminuir os custos com mídia paga

 

Você pode se interessar por: 10 dados sobre conteúdo para você conhecer

 

A seguir, listamos as cinco principais razões para sua empresa investir na criação e manutenção de um blog: 

 

1. Entregar mais do que produtos ou serviços

Contando com um blog, é possível educar os seus consumidores e futuros clientes a partir da publicação de conteúdos relevantes e de alta qualidade. Se a pessoa está somente procurando informações sobre como poupar dinheiro, não adianta você dizer, insistidas vezes, para investir na sua instituição financeira. 

Esse cliente ainda está a procura de conteúdos informacionais, e não promocionais. Logo, se não tem isso para oferecer, ele vai procurar em outro lugar, e você acaba perdendo essa importante oportunidade de contato.

Com conteúdo, o fluxo se torna muito mais espontâneo. Aqui, nenhuma venda é feita de modo forçado para o cliente. Pelo contrário: depois de acompanhar os posts do seu blog, seu público passa a reconhecer a sua marca como referência naquele segmento e, também, como uma fonte confiável de informações. 

 

2. Repositório de conteúdo 

Segundo Ann Rockley, considerada a mãe da estratégia de conteúdo, é preciso que o conteúdo seja “estruturalmente rico e semanticamente categorizado e, portanto, automaticamente detectável, reutilizável, reconfigurável e adaptável”. Por isso, o blog é uma ótima alternativa. Por ter uma estrutura mais flexível, é excelente para organizar os conteúdos e atrair tráfego. 

Essa é uma ferramenta importante, inclusive para analisar os dados de navegação e descobrir quais são os assuntos que mais chamam atenção de diferentes grupos que compõem o seu público-alvo. Assim, pode-se entregar conteúdos que dialoguem com os problemas dos seus consumidores. 

 

Confira também: Evite a dispersão do público com conteúdo inteligente

 

3. Qualificar leads 

A produção de conteúdo não apenas contribui para a visibilidade do seu negócio, como também atrai o público e gera muito mais credibilidade. Por meio dele, você consegue uma interação mais diversificada e amplia a chegada de novos leads. 

Uma estratégia qualificada de conteúdo para blog trabalha com as diferentes etapas do funil de vendas, desde atrair o público para conhecer a marca até a conversão, de fato. Com o tempo, o papel da estratégia é nutrir esses leads com conteúdos mais densos, compostos por dicas muito valiosas para esse consumidor, que já reconhece a sua necessidade, mas ainda não sabe muito bem o que precisa fazer para superá-la. 

A nutrição tem como objetivo principal fazer com que os leads que ainda não estejam no momento certo de compra entrem num fluxo e amadureçam sua intenção. Depois de orientar e contornar as possíveis objeções existentes, a conversão fica muito mais fácil. 

 

Não deixe de conferir: Como a estratégia do funil de vendas melhora seus resultados

 

4. Indexação no Google 

Digamos que você vá à academia a fim de se exercitar. Após treinar por uma hora, olha-se no espelho e, possivelmente, não verá mudança alguma. No dia seguinte, volta e gasta mais energia. Novamente, não vê resultado algum. É por esse motivo que muita gente joga a toalha e desiste, mas a continuidade e a persistência são esforços que valem a pena em médio e longo prazos. 

Assim também é com a estratégia de conteúdo para blog. É preciso ter dedicação e engajar-se continuamente para fazer acontecer. É aí que a mágica da indexação nas ferramentas de busca acontece. 

Os mecanismos de busca usam algoritmos complexos para mapear a web, procurando conteúdos novos e possivelmente interessantes para os usuários. Esses algoritmos se baseiam em alguns elementos que compõem as técnicas de Search Engine Optimization (SEO) para mostrar os conteúdos mais importantes logo nas primeiras páginas de pesquisa sobre aquele assunto. É disso que se trata a indexação.

Estar logo entre os primeiros resultados é fundamental, uma vez que 75% dos usuários não passam da primeira página de resultados, de acordo com a imFORZA. E 93% de todo o tráfego vem de um mecanismo de busca, revela o Search Engine Journal. Isso mostra que seu conteúdo tem valor e alavanca o tráfego orgânico para o seu site. 

 

5. Reduzir gastos com mídia paga 

Como se pode perceber, o blog é o melhor amigo da busca orgânica. Ao utilizar as estratégias certas de produção de conteúdo e indexação, suas publicações aparecem em boas posições no Google, o que permite que se diminuam os gastos em campanhas pagas. Assim, pode-se reduzir despesas publicitárias ou redirecionar os investimentos para áreas que necessitem mais. 

Nas mídias pagas, toda a visibilidade e resultados alcançados dependem de novos investimentos. Isso acaba sendo ainda mais caro para os negócios, como e-commerces, que têm uma grande concorrência entre os anunciantes, o que torna o investimento em AdWords, por exemplo, cada vez mais custoso para conquistar o mesmo número de visitantes. 

Com estratégias orgânicas, mesmo se reduzir a quantidade de posts ou mudar o foco das publicações, os links anteriores ainda continuarão ativos, e você continuará recebendo tráfego para o seu site gratuitamente.

 

Conte com o apoio de quem entende do assunto 

Para elaborar conteúdos relevantes e de qualidade, precisa-se de tempo, dedicação, pesquisa, amplo conhecimento de redação, domínio de SEO e habilidade para entregar esse conteúdo da melhor forma para os seus clientes. Mesmo contando com uma equipe interna de marketing, essa produção requer uma grande quantidade de horas trabalhadas e profissionais sempre atualizados e capacitados. 

Assim, contar com uma agência especializada em conteúdo inteligente é fundamental para o seu blog deslanchar e conquistar credibilidade e novos clientes. Na Doxxa, somos especialistas nesta área desde 2006. Já entregamos conteúdo qualificado para os blogs de marcas como Husqvarna, Linx, CI&T e Plugar

 

Converse conosco para descobrir como impulsionar o seu negócio, independentemente do segmento. 

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