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Evite a dispersão do público com conteúdo inteligente

By CAMILA FREITAS | 4 julho 2019

Distribuir informação é um trabalho que ganha cada vez mais complexidade. O público está sendo bombardeado por “conteúdo valioso”, de diversas marcas, em canais saturados e, nesse cenário, é preciso se diferenciar e garantir a entregabilidade atuando em diversas frentes para contornar a dispersão do público. Mas, como fazer isso de forma eficiente? A principal resposta é: por meio de conteúdo inteligente.

 

O que é conteúdo inteligente?

Conhecida como a mãe da estratégia de conteúdo, Ann Rockley define o conteúdo inteligente como “estruturalmente rico e semanticamente categorizado, e, portanto, automaticamente detectável, reutilizável, reconfigurável e adaptável”.

Mas, isso não significa simplesmente postar o mesmo material em diversos canais. Seu conteúdo precisa estar adaptado à demanda (entendimento do público, do canal, do momento) e no formato adequado à plataforma. Ele precisa ser flexível, ou seja, deve ser adaptável a qualquer canal.

Outra questão que devemos estar atentos é saber como produzir um material rico para a web. Por meio do uso de metadados (palavras-chave, hashtags e demais técnicas de SEO), podemos tornar as publicações mais amigáveis aos sites de busca e fazer com que sejam encontradas com mais facilidade pelo público. E isso também significa produzir conteúdo inteligente.

 

Contornando a dispersão do público

Tornar seu conteúdo mais relevante implica no aumento da qualidade e da consistência de seu trabalho, o que leva a uma melhor entrega para o consumidor e, consequentemente, a menor dispersão do público. Porém, sair a frente da concorrência não é uma tarefa fácil. 

Hoje, as marcas competem não apenas com outras empresas do mesmo segmento, mas com a agilidade e a pronta-entrega que o digital promete. Por isso, aliado a um bom planejamento de marketing deve estar a produção de materiais sólidos, interessantes, atemporais, sem validade, ou seja, que não perdem valor ao longo do tempo, conhecidos como perene. 

Eles ajudam a empresa a chamar a atenção do público em qualquer momento, pois são feitos tanto para atrair novos consumidores quanto para melhorar o engajamento da sua própria base de leads. E, dessa forma, é possível envolver os consumidores e fazer com que eles interajam mais vezes com os seus materiais. 

Outra forma muito interessante de manter o público conectado às suas publicações é renovar o conteúdo já existente – procurando incluir novas informações e dados – e fazer com que as publicações mais antigas sejam vistas novamente para aumentar a geração de leads e o tráfego. Assim, você não tem tanto esforço produtivo e ainda surpreende a audiência com conteúdos muito atuais.

Nesse caso, também é possível apostar em resurfacing e republicar um conteúdo para alimentar um público mais novo com histórias que você já contou. Assim, você pode aproveitar um conteúdo super interessante e oferecê-lo aos novos clientes, na hora certa e de acordo com a demanda, fazendo com que eles passem mais tempo interagindo com a sua marca (e não com a do competidor).

Além disso, é importante também incluir na estratégia o uso de técnicas de SEO para que os seus materiais sejam realmente completos, criados para nutrir os consumidores com conteúdo interessante e relevante e disseminados para as pessoas corretas por meio das regras de otimização certas. 

Todos esses pontos estão ligados a uma estratégia de conteúdo inteligente que pode ser usada pela sua marca para melhorar o tráfego, o engajamento e também a fidelização dos clientes. Ao ativar materiais construídos a partir da lógica da produção de conteúdo de qualidade, deixando de lado a ideia de que para prender a atenção do público é preciso estar ativo em todos os canais, produzindo mais e mais publicações sem muito critério, é possível contornar a dispersão do público e envolvê-lo por meio de conteúdos muito interessantes e relevantes para a sua jornada de consumo. 

 

Benefícios para a sua marca

Depois de conhecer as principais formas de manter os consumidores interessados no seu negócio por meio de conteúdo inteligente, conheça quais são os benefícios para a marca:

 

– Atrair novos consumidores e engajar antigos

O primeiro deles é atrair novos consumidores. Com conteúdo inteligente você consegue alcançar mais pessoas e em poucas interações levá-las para a dentro do seu funil de vendas. Outra possibilidade é engajar clientes antigos que estavam um pouco afastados por meio de uma estratégia de aproximação que não empurra produtos ou serviços, mas mostra o valor da sua marca.

– Evitar evasão de clientes

Outro benefício é evitar com que aqueles clientes que já conhecem a sua marca sejam atraídos pelo concorrente. Por meio de conteúdo inteligente é possível perceber os desejos desse consumidor e entregar à ele exatamente o que precisa no momento certo (produtos, descontos, promoções e conteúdos informativos), procurando lembrá-lo da confiança que ele criou com a empresa e que você está ali para ajudá-lo, ou seja, para resolver seus problemas sempre que necessário.

– Vencer a disputa pela atenção do público

A terceira vantagem é realmente vencer a concorrência na disputa por consumidores. Com conteúdo inteligente aumentam as chances de nutrir os leads de maneira eficiente, fazendo com que eles se envolvam não apenas com as suas ofertas, mas também com conhecimento. Assim, eles entendem que a sua marca não está ali desejando cumprir com as metas do mês, mas que ela se preocupa com a sua jornada de consumo e tem interesse em torná-lo também um parceiro.

– Gerar valor, conexão e uma base de clientes fiéis 

Por último – mas não menos importante – citamos a possibilidade de gerar valor e firmar conexões que estão além da relação vendedor e comprador. Quando você consegue usar o conteúdo inteligente de maneira correta é possível elevar as qualidades da sua empresa a cada contato com o consumidor e formar uma base de clientes fiéis, que conhecem a qualidade dos seus produtos ou serviços e admiram o seu negócio como um todo.

Deseja alcançar esse nível de engajamento e ter consumidores apaixonados pela sua marca? Então aposte em conteúdo inteligente. Saiba mais sobre o assunto lendo o blog da Doxxa.

Sobre o autor

CAMILA FREITAS

Jornalista formada na PUCRS, tem experiência em assessoria de imprensa, Marketing de Conteúdo, cobertura de eventos, produção de vídeo e revistas. Escreve sobre tecnologia, negócios, logística e comportamento.

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