Facebook vê consumo de conteúdo cair 7% em setembro
By
REDAÇÃO DOXXA
|
12 novembro 2018O consumo digital de conteúdo no Facebook – considerando a plataforma principal Facebook, o Messenger, o Instagram e o WhatsApp – caiu 7% em setembro, segundo relatório do analista Brian Wieser, da Pivotal Research Group, na Fast Company. A principal plataforma do Facebook gerou mais usuários, mas eles estão usando menos o site, levando ao que Wieser estima ser um declínio de 20% no consumo por pessoa.
O Facebook ajustou intencionalmente seu algoritmo para focar menos no conteúdo editorial, o que pode ter afetado os hábitos de consumo. Mas uma queda no consumo de conteúdo pode levar as marcas a reduzirem seus gastos com ads e, assim, causar um grande impacto no Facebook, uma vez que a rede social ainda obtém a maior parte de sua receita com publicidade.
A participação geral do mercado digital no Facebook caiu de 16,5% em setembro de 2017 para 14,3% atualmente, embora a rede social ainda seja a segunda plataforma digital mais popular, atrás do Google, com 32,5%.
Esse declínio no consumo de conteúdo acontece enquanto o Facebook vem enfrentando pressões de negócio em outros lugares. Para Elizabeth Denham, encarregada de Informações do Reino Unido, “a empresa precisa mudar significativamente” seu modelo de negócio e práticas, para manter a confiança e evitar investigações regulatórias mais rígidas – o Facebook segue sendo investigado pelo comissariado a respeito de como lidou com dados pessoais depois do escândalo da Cambridge Analytica.
Fonte: Marketing Dive
Sobre o autor
REDAÇÃO DOXXA