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Forma e conteudo o valor do design para o marketing digital

Forma e conteúdo: o valor do design para o marketing digital

By KARINE MENONCIN | 1 abril 2020

Para os profissionais da comunicação, a batalha para chamar a atenção do público nunca foi tão difícil. Com tantos anúncios, cards, banners, pop ups surgindo na tela, além das distrações habituais dos usuários, como se destacar no marketing digital? 

Um estudo desenvolvido pela Microsoft revelou que o tempo médio de atenção das pessoas caiu de 12 segundos em 2000 para 8 em 2013. Para ter uma ideia, até um peixinho dourado, que é capaz de se manter atento por até 9 segundos, dispersa-se menos do que os humanos.

Para nós, esse não é apenas um desafio publicitário: é algo essencial para os negócios. Falamos bastante aqui no blog sobre a importância do Inbound Marketing e de como ele ajuda a edificar a marca. Por isso mesmo sabemos que conteúdo é essencial, mas a forma também diz – e muito – sobre a mensagem que se quer transmitir. Quando os dois se associam, as chances de ser mais certeiro em suas ações aumentam. 

 

Aprofunde seus conhecimentos:

Marketing de conteúdo: é preciso focar na marca, não nos números

 4 itens fundamentais no Marketing de Conteúdo

 

O design é quem causa o primeiro impacto, sendo a chave para avivar a atenção do leitor. Conteúdos visuais são universais, podendo ser compreendidos por um grande número de pessoas de diferentes origens e bagagens culturais. Seja em um blog, nas redes sociais ou no e-mail marketing, o design representa um importante meio para abrir diálogo com o público

 

Marketing digital com design pobre irrita 28% dos usuários, segundo a Adobe. O sucesso pago e orgânico depende de uma estratégia de conteúdo de qualidade, o que torna importante que as marcas compreendam o que o público quer e o que ele não quer ver, para o uso das mídias ser efetivo e gerar maior engajamento. 

 

Quer saber mais? Preparamos algumas dicas sobre a importância do design para diferentes mídias:

 

1- Mídias Sociais

Reparou na quantidade de redes sociais que incluíram alguma nova funcionalidade relacionada ao visual nos últimos anos? 

Conteúdo em cards, stories, mosaicos de imagem, carrossel e infográficos são visualmente atraentes e fáceis de digerir. Estudos mostraram que as pessoas conseguem recordar 65% do conteúdo visual que veem quase três dias depois, em comparação com cerca de 10% do conteúdo escrito.

O design é fundamental para criar soluções que despertem os sentidos e por dar a cara da sua marca. A fintech Nubank, por exemplo, é amplamente reconhecida pelo tom de roxo da sua identidade visual. Isso engloba não só a aplicação da paleta de cores em seus cards, como toda a linguagem jovem que o banco digital procura manter para estreitar os laços com seu público alvo. 

nubank

Para destacar o seu conteúdo em meio a tantas informações disponíveis na internet, é fundamental conhecer a fundo o seu público, quais são os seus interesses e o que pode ser útil para ele. Prova disso são as marcas que usam memes, uma forma descontraída de comunicar com sua persona. Uma dessas marcas é o Cemitério Jardim da Ressurreição, no Piauí, que ficou nacionalmente conhecida pelos posts divertidos. 

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Quando usados de maneira adequada e com o timing correto, memes ganham popularidade e muito engajamento. O mais importante é que eles devem fazer parte do universo do seu público. A habilidade de ser autêntico será valorizada!

 

2- E-mail marketing

Embora não seja o fator exclusivo que influencia o potencial cliente a decidir pela compra, o design é muito importante para a estratégia de marketing digital. Um bom design contribui diretamente para que a empresa seja vista pelo seu público como séria e comprometida. 

Uma boa experiência determina a decisão do consumidor a favor do produto. Além de criar o CTA (call-to-action) mais adequado para o estágio do funil em que se encontra, é preciso simplificar a navegação e entendimento do e-mail marketing. Quando você cria um e-mail marketing com identidade e texto coerente, sua campanha se torna mais efetiva.

E não custa reforçar: não dá para fazer uma arte para redes sociais de um jeito e enviar um e-mail marketing com uma estética completamente diferente. Certifique-se de que a sua comunicação esteja alinhada em todos os meios. 

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3- Blogs

A falta de imagens em seus artigos fará com que as pessoas ignorem-os desde o início. Os conteúdos com imagens obtêm 94% mais visualizações do que seus pares sem algo visual. As imagens são uma maneira rápida do leitor avaliar a qualidade do conteúdo antes mesmo de lê-lo. 

Seja com fotografias, ilustrações ou infográficos, elas fazem toda diferença no marketing de conteúdo, auxiliando a manter o usuário em sua página, tornando mais agradável a experiência de leitura. 

Os infográficos são uma ótima maneira de compartilhar informações visualmente. E é por isso que 41,5% dos profissionais de marketing apostam nesse formato. Uma das razões pela qual várias imagens ou infográficos são tão eficazes é que as pessoas podem interpretá-los melhor. De fato, os leitores conseguem compreender 3 vezes mais fácil nesse formato do que quando as instruções são estritamente escritas. 

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4- E-books e whitepapers

A experiência do usuário é um assunto cada vez mais debatido no universo do marketing digital. Uma das entregas mais eficientes e diferenciadas têm sido os e-books e whitepapers

Aliando forma e conteúdo, esses materiais se diferenciam de uma simples publicação em rede social ou artigo em blog com a divulgação das informações ou dados de pesquisa. Também é uma maneira de captar dados dos usuários interessados naquele conteúdo. O design da Landing Page precisa também conversar com a estética do material publicado e com a identidade visual da sua marca. 

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Dica: e-book e whitepaper precisam ter um layout diferente de um material impresso, pelo fato de que será visualizado em uma tela. Por isso, crie uma disposição leve e que facilite a leitura do usuário.

 

5- Anúncios digitais

Se você trabalha com marketing, pode não se lembrar da última vez que navegou pela internet como uma pessoa qualquer. Mas do ponto de vista dos usuários comuns, é fácil entender porque muita gente instala bloqueadores de anúncios.

O bloqueio de anúncios é sintoma de que algo não está bem na relação entre as marcas e os usuários. Uma pesquisa da Coalition for Better Ads indica que mais da metade das pessoas não voltaria a uma página com anúncios em pop-up. Da mesma forma, a maioria também evitaria anúncios com contagem regressiva (aqueles que aparecem antes do carregamento da página inicial) e sites com anúncios que ocupam a tela escondendo boa parte do conteúdo.

Aqui você pode saber um pouco mais sobre o assunto: Adobe expõe o que irrita o público no conteúdo de marca

Então, quando falamos de anúncios, mais do que repensar a estética, é preciso estar atento aos formatos. A mesma pesquisa aponta que anúncios estreitos no lado direito das páginas para desktop e pequenos anúncios fixados no topo da tela do mobile são vistos com bons olhos. E, é claro, não perder a autenticidade e a criatividade, como esse anúncio do Nubank, que citamos lá no início do texto, que cutucou os bancos tradicionais vendendo urso pelo valor da taxa de TED cobrada por eles. 

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Sobre o autor

KARINE MENONCIN

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com experiência em redação, assessoria de imprensa e social media. Também atua como produtora e redatora de livros e guias.

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