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Futuro do e commerce passa pelas midias sociais

Futuro do e-commerce passa pelas mídias sociais

By REDAÇÃO DOXXA | 23 setembro 2020

De tecnologia à moda, as mídias sociais se mostram repetidamente inestimáveis para empresas que procuram aumentar as vendas e o reconhecimento da marca. De mãos dadas com o e-commerce, as mídias sociais já impactam na jornada de compra de 81% dos consumidores, que ​​admitem adquirir um produto depois de vê-lo no feed. 

Pensar em como utilizar esses canais para impulsionar o sucesso do seu negócio é ainda mais importante quando mais de 107 mil novos e-commerces foram abertas no País, quase uma loja virtual por minuto em apenas dois meses. E a tendência não é passageira, visto que o e-commerce de varejo no Brasil tem expectativa de alta de 9,1% nos próximos 4 anos, segundo levantamento do Statista. 

As mídias sociais até podem ter sido projetadas para que as pessoas se conectassem umas às outras. Mas, à medida que as plataformas se desenvolveram e a base de usuários cresceu, as marcas encontraram oportunidades de participar e alcançar seus clientes de uma nova maneira. 

 

Quem é o consumidor que está nas mídias sociais? 

Ainda que esses canais não tenham como foco gerar vendas, é importante considerar o perfil dos usuários para entender como podemos elaborar estratégias de marketing para um e-commerce. Segundo dados de uma pesquisa da empresa Prima Software

  • 95% dos adultos online, com idades entre 18 e 34 anos, têm maior probabilidade de seguir uma marca por meio de redes sociais; 
  • 75% dos clientes afirmam que usam a mídia social como parte do processo de compra; 
  • 26% dos usuários do Facebook gostam de usar a rede para procurar novos itens para comprar. 

Os ganhos, é claro, não estão limitados às vendas. O principal papel das mídias sociais é gerar interação entre marcas e clientes. Isso significa manter um canal aberto para dúvidas, sugestões, queixas e elogios, bem como para a descoberta de produtos e funcionalidades. São, inclusive, potencialmente importantes para evitar crises de imagem e identificar falhas, seja em produtos, no processo de compra ou na logística de entrega. 

 

Conteúdo e e-commerce combinam? 

As mídias sociais já atuam como fonte de inspiração. Isso aponta para uma evolução do papel desses canais, de um lugar para se divertir – onde a publicidade é, na melhor das hipóteses, tolerada – para um espaço onde a divulgação de produto é bem-vinda. Mas isso não é uma tarefa fácil. 

Cada vez mais, os clientes estão avessos às marcas que só divulgam mercadoria e promoções. Com conteúdo inteligente, é possível instruir e orientar a decisão de compra, até mesmo instigando os consumidores para soluções que eles sequer conheciam. 

As pessoas se engajam com as marcas de várias maneiras: seguindo-as e interagindo com elas, compartilhando itens que compraram e pedindo ajuda. É preciso pensar uma estratégia de conteúdo que abrace todos esses momentos, tornando a experiência de compra mais fluída e o relacionamento mais próximo.  

 

Este assunto rende tanto que temos um artigo só para ele: Por que a jornada do cliente é a melhor estratégia de marketing? 

 

Uma das principais vantagens desses canais é a oportunidade de conhecer a fundo os dados demográficos e os comportamentos dos seus clientes-alvo. A partir disso, é possível fazer um planejamento de comunicação mais preciso para o seu negócio de modo a entregar, no momento adequado, o conteúdo certo para aquele cliente, que seja realmente útil para ele. 

Seja qual for o tipo de e-commerce, uma estratégia sólida de conteúdo nas mídias sociais é capaz de aumentar o reconhecimento de marca, a confiabilidade e, além disso, gerar relacionamentos duradouros com os clientes. A regra é planejar com cuidado, executar com maestria, mensurar os resultados e corrigir o que for necessário. 

 

Entenda: O poder do conteúdo inteligente no e-commerce 

 

Como ser notado nas mídias sociais? 

De acordo com o Sprout Index Above & Beyond, os consumidores encontram marcas nas redes sociais de várias maneiras: 40% buscam novas marcas, 35% conhecem a partir de influenciadores que seguem e 32% por meio do boca a boca. Perceba que dois dos três métodos de descoberta são de estratégias orgânicas, mas lembrando que todos podem ser potencializados por anúncios

 

5 estratégias orgânicas para seu e-commerce 

 

1. Tenha uma presença consistente nas redes e explore, também, os recursos de vendas dessas plataformas; 

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2. Use hashtags relevantes para aumentar a descoberta de sua marca; 

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3. Promova uma interação personalizada com os clientes, proporcionando um excelente atendimento

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4. Aproveite o conteúdo sobre sua marca gerado pelos seus seguidores como prova social da qualidade dos seus produtos; 

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5. E explore o social listening para melhorar seu produto e descobrir novos clientes. 

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5 estratégias de anúncios para seu e-commerce

 

1. Aposte no poder de segmentação do Ads para chegar ao seu público-alvo; 

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2. Execute campanhas de marketing de influenciadores – para se ter uma ideia, 76% dos internautas afirmam ter sido motivados por eles a comprar algo; 

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3. Crie um programa de embaixadores da marca ou microinfluenciadores de nicho; 

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Ação do Magazine Luiza com Leticia Gomes (@leticiafgomes), no Tik Tok 

 

4. Trabalhe em parceria com outras marcas;  

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  • E tenha um programa de afiliados, representantes da marca que recebem uma comissão a cada venda decorrente de seus esforços de divulgação. 

 

Saiba mais sobre Ads:
Google tem maior taxa de conversão para e-commerce
Nova ferramenta do Google impulsiona varejo 

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