Blog

Geração Alpha: o desafio futuro do marketing

By REDAÇÃO DOXXA | 25 maio 2018

 Chamado de “Prazer, somos a geração Alpha”, um estudo recente da plataforma Gente, hub de insights da Globosat, investigou o comportamento de crianças de 6 a 9 anos para entender as principais características comportamentais do grupo geracional posterior à Geração Z.

A Geração Alpha compreende os nascidos a partir de 2010, crianças que nasceram imersas em tecnologia e que estão acostumadas a receber diferentes estímulos digitais o tempo inteiro. A pesquisa do hub entrevistou 510 crianças de diferentes classes sociais e seus pais sobre suas preferência relacionadas a marketing e consumo.

A tecnologia e o mundo digital já são considerados naturais para esses indivíduos, que foram acostumados com tablets e smartphones desde bebês. Quando a Geração Alpha começou a nascer, “app” havia sido eleita a palavra do ano, o Instagram ganhava vida e o iPad era introduzido no mundo.

As telas touch screen e a internet são velhas conhecidas dessas crianças e, apesar de isso ter seus pontos positivos, também traz riscos pela facilidade de se encontrar conteúdo impróprio online.

O estudo mostrou que as maiores características dessa geração são a despretensão e a despreocupação. Embora ainda crianças, os entrevistados apresentaram um comportamento mais aberto, diferente das gerações anteriores, muito devido aos estímulos que eles recebem durante o dia a dia. A grande diferença é que tudo para essas crianças se torna uma oportunidade para interagir e aprender, o que mostra a tendência de serem pessoas mais independentes.

A pesquisa também apontou mais um ponto interessante: a relação entre os gêneros e seus interesses. As meninas da Geração Alpha têm seus interesses ampliados: elas ainda gostam de cor de rosa e princesas, mas apresentaram, também, identificação com diversos personagens considerados tradicionalmente masculinos. Enquanto os meninos, que têm visto seus pais assumirem uma participação mais efetiva no ambiente doméstico, se mostraram mais versáteis.

 

Fonte: Meio&Mensagem

Sobre o autor

REDAÇÃO DOXXA

Posts relacionados

18 julho 2018

A geração Z e sua desilusão com as mídias sociais

By REDAÇÃO DOXXA | 18 julho 2018

Pesquisa mostra que muitos dos nascidos entre meados dos anos 1990 e início dos anos 2000 estão abandonando as redes sociais temporária ou permanentemente. ...

Leia mais
21 junho 2018

58% compartilhariam dados pessoais sob as circunstâncias corretas

By REDAÇÃO DOXXA | 21 junho 2018

Pesquisa aponta que 58% dos consumidores compartilhariam seus dados pessoais e são conhecidos por trocar informações pessoais por benefícios ou incentivos ...

Leia mais
27 julho 2018

Marketing 4.0: a era da oferta de experiências

By EVA MOTHCI | 27 julho 2018

Atualmente, o cliente realmente está no centro de todas as decisões e as marcas precisam estar cada vez mais preparadas para os desafios do Marketing 4.0. ...

Leia mais
Mensagem enviada com sucesso!