Geração Alpha: o desafio futuro do marketing
By
REDAÇÃO DOXXA
|
25 maio 2018 Chamado de “Prazer, somos a geração Alpha”, um estudo recente da plataforma Gente, hub de insights da Globosat, investigou o comportamento de crianças de 6 a 9 anos para entender as principais características comportamentais do grupo geracional posterior à Geração Z.
A Geração Alpha compreende os nascidos a partir de 2010, crianças que nasceram imersas em tecnologia e que estão acostumadas a receber diferentes estímulos digitais o tempo inteiro. A pesquisa do hub entrevistou 510 crianças de diferentes classes sociais e seus pais sobre suas preferência relacionadas a marketing e consumo.
A tecnologia e o mundo digital já são considerados naturais para esses indivíduos, que foram acostumados com tablets e smartphones desde bebês. Quando a Geração Alpha começou a nascer, “app” havia sido eleita a palavra do ano, o Instagram ganhava vida e o iPad era introduzido no mundo.
As telas touch screen e a internet são velhas conhecidas dessas crianças e, apesar de isso ter seus pontos positivos, também traz riscos pela facilidade de se encontrar conteúdo impróprio online.
O estudo mostrou que as maiores características dessa geração são a despretensão e a despreocupação. Embora ainda crianças, os entrevistados apresentaram um comportamento mais aberto, diferente das gerações anteriores, muito devido aos estímulos que eles recebem durante o dia a dia. A grande diferença é que tudo para essas crianças se torna uma oportunidade para interagir e aprender, o que mostra a tendência de serem pessoas mais independentes.
A pesquisa também apontou mais um ponto interessante: a relação entre os gêneros e seus interesses. As meninas da Geração Alpha têm seus interesses ampliados: elas ainda gostam de cor de rosa e princesas, mas apresentaram, também, identificação com diversos personagens considerados tradicionalmente masculinos. Enquanto os meninos, que têm visto seus pais assumirem uma participação mais efetiva no ambiente doméstico, se mostraram mais versáteis.
Fonte: Meio&Mensagem
Sobre o autor
REDAÇÃO DOXXA