
[E-book] Como produzir o melhor conteúdo para Inbound Marketing
By REDAÇÃO DOXXA | 8 maio 2018É preciso investir em estratégia para que o conteúdo se transforme em agente transformador de resultados. ...
Leia maisCom o avanço da comunicação e o boom do digital, as formas de chamar atenção dos consumidores e conquistá-los aumentaram. Hoje, é possível usar diferentes técnicas e táticas de marketing, entre elas o Inbound Marketing, para atrair, nutrir, engajar, encantar e, assim, gerar mais leads para a empresa, principalmente quando essa ocorre de forma combinada com a produção de conteúdo inteligente.
Leia também: Como produzir o melhor conteúdo para Inbound Marketing
Nesse meio tempo, a informação se transformou na principal moeda de troca entre usuários e marcas, que vivem diariamente uma relação ganha-ganha. O usuário precisa fornecer alguns dos seus dados para ter acesso a conteúdos ou serviço de seu interesse. Em troca, a empresa acaba tendo em suas mãos informações valiosas deste consumidor e, assim, todos saem ganhando.
Mas, afinal, como mostrar valor para o consumidor e fazer com que ele interaja com a sua empresa ao ponto de trocar informações e, por fim, se tornar uma cliente fiel da marca? Para nós, existe uma única resposta: por meio da entrega de conteúdo inteligente, ou seja, de materiais muito úteis, atrativos e eficientes para a estratégia de geração de leads.
O grande segredo para garantir eficiência no mercado usando Inbound Marketing está na produção de conteúdos qualificados, que realmente geram leads. Além de ser o gatilho certo para ganhar o interesse das pessoas, conquistando sua permissão para criar um relacionamento que pode ser muito duradouro, permite a construção de materiais muito ricos e estratégicos, conduzindo a marca para o sucesso.
Um dos caminhos mais eficientes para gerar e qualificar leads é por meio da produção de conteúdos inteligentes, que serão úteis e valiosos para os potenciais clientes nas diferentes fases da jornada de compra.
Para colocar em produção esses conteúdos é preciso ter em mente alguns pontos. Oferecer a solução para a dor do lead é um deles. Nesse caso, é possível pensar em artigos de atração, que abordam temáticas totalmente relacionadas a dificuldade que o consumidor vem enfrentando – e, algumas vezes, não sabe.
Outro fator importante é resolver as dúvidas dos consumidores. Para isso, o conteúdo deve ser feito com base em percepções sobre o comportamento e os desejos do leitor, nutrindo o interesse dessa pessoa sobre o negócio por meio do conteúdo certo.
Avançando neste sentido chegamos a fase em que o cliente já começou a entender a necessidade de fechar negócio com a sua empresa e precisa apenas de uma empurrãozinho para efetivar a compra. A ideia aqui é mostrar todas as vantagens e benefícios do seu negócio, encantando o consumidor que, em pouco tempo, deve tornar-se uma verdadeiro cliente para a marca.
Leia também: Saiba identificar conteúdo inteligente
Cada conteúdo produzido é uma maneira de conquistar consumidores e de nada adianta apenas ter pessoas entrando e saindo do seu site sem engajar ninguém. Questione-se: “meu site está gerando leads?”, “as redes sociais da minha empresa, além de servirem como um canal de atendimento, estão aproximando os consumidores da minha marca?”.
O objetivo aqui é criar pontos de relacionamento. Com conteúdos inteligentes, pensados para prender o consumidor no site, é possível construir uma boa relação com os usuários e transformá-los em leads.
E é claro que, nesse momento, o processo de produção de conteúdo como um todo influencia na captação. A cada passo dado existe uma estratégia por trás, desde o planejamento do site e dos conteúdos que vão abastecê-lo, até as palavras- chave usadas para gerar maior encontrabilidade e o timing da divulgação.
Confira, a seguir, quais são os formatos de conteúdo inteligente que se encaixam nas principais estratégias de atração, nutrição e fidelização de clientes e fazem toda a diferença na geração de leads:
Cada post, artigo ou case produzido é uma forma de alcançar os consumidores certos para a sua marca, por isso, são conhecidos como a base da estratégia de SEO. A proposta atender as necessidades do consumidor com insumos interessantes e muito qualificados, além de responder as suas dúvidas e funcionar como um solução de encantamento, firmando posicionamento e dando visibilidade para a marca.
Além das produções textuais permitirem maior profundidade e detalhamento da informação, podem servir como termômetro para saber qual o nível de interesse do consumidor. É possível avaliar o desempenho das publicações para saber se elas estão cumprindo com a função de ser “a porta de entrada para os leads”. Medir o tempo em que o leitor permaneceu em um texto ou até mesmo se o seu Call to Action (CTA) funcionou e levou o usuário a navegar pelo blog e site são alguns exemplos.
Outro formato são as produções visuais. Os social vídeos e infográficos são conteúdos inteligentes de fácil entendimento, que priorizam a praticidade na entrega de uma mensagem, e acabam sendo muito atrativos e ganhando destaque nos feeds. Todo conteúdo audiovisual ou até mesmo só em áudio, como os podcasts, quando bem divulgado pode ajudar (e muito) a chamar a atenção dos leitores e transformar leads em clientes de fato.
Uma das possibilidades é a aposta em conteúdos mais densos e baixáveis, como eBooks ou whitepapers. Conhecidos como conteúdos mais densos, um pouco mais extensos, que aprofundam em questões relevantes sobre a marca e permitem às empresas identificar e armazenar dados dos consumidores para compor as estratégias de captação.
No caso dos materiais baixáveis, quando o consumidor completa o cadastro para ter acesso ao conteúdo, é possível conhecê-lo melhor, entender seus interesses e o seu perfil como usuário, promovendo ele de cargo: de consumidor passa a ser um cliente em potencial, aumentando as possibilidades de fidelizá-lo.
O envio periódico de artigos, áudios, vídeos, infográfico e e-books é uma prática muito estratégica e bastante comum no dia a dia de quem é responsável pela ativação dos materiais. Por meio das famosas newsletters ou de e-mails marketing, é possível transformar em lead aquele consumidor que demonstrou interesse pela sua empresa apenas uma vez, por exemplo.
Isso porque o conteúdo mais relevante de acordo com o perfil de cada pessoa chega no momento e na hora correta. A ideia é que essas ações sejam muito personalizadas e direcionadas para realmente conquistar o consumidor e fazer com que ele inicie o processo de tornar-se um lead qualificado – e quem sabe em uma futuro próximo um divulgador da sua marca.
Por meio das landing pages você atrai os leads de forma escalável. Com as informações certas, é possível manter o usuário na página, fazer com que ele preencha um formulário e baixe o material, provocando aquela troca de informações que comentamos anteriormente.
Nesse caso, existem algumas ferramentas de engajamento de leads que auxiliam na busca por clientes em potencial e permitem maior segmentação do seu público alvo. Além da importância de saber como gerenciar cada ação dentro do site de maneira eficiente para o negócio. É preciso saber como manusear os conteúdos para se ter o alcance esperado e gerar leads qualificados para a base de contatos.
Leia também: Marketing de conteúdo inteligente: prepare-se para 2019
Ficou interessado em conhecer mais sobre o assunto? Então confira o nosso artigo com as tendências do conteúdo inteligente para 2019 e saiba como direcionar as suas estratégias de Inbound Marketing.
É preciso investir em estratégia para que o conteúdo se transforme em agente transformador de resultados. ...
Leia maisÉ fundamental ter atenção às regras de envio de e-mail marketing para que seus objetivos sejam cumpridos em vez de ir parar na famigerada caixa de Spam. ...
Leia maisTransformações serão principalmente nas áreas de saúde, educação, justiça e governo ...
Leia maisAs marcas devem apostar em ações a partir das informações coletadas do público ...
Leia mais