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Inbound marketing pelo crescimento da sua marca

Inbound Marketing pelo crescimento da sua marca

By REDAÇÃO DOXXA | 30 julho 2020

“Se você tem mais dinheiro do que cérebro, deve se concentrar em Outbound Marketing. Se tem mais cérebro do que dinheiro, deve se concentrar em Inbound Marketing”, é o que defende Guy Kawasaki, ex-executivo da Apple. Isso porque é fácil enxergar os resultados de uma estratégia de conteúdo bem fundamentada com Inbound Marketing

Primeiramente, é preciso entender que a estratégia de conteúdo é a parte central do Inbound Marketing, mas os dois termos não são sinônimos. Quando falamos em estratégia de conteúdo, referimo-nos ao planejamento e à produção de conteúdo voltado ao público-alvo de uma marca, com materiais ricos e de olho nas diferentes personas e na etapa em que estão no funil

Já o Inbound Marketing é um universo que inclui, além dessa estratégia, todo um trabalho de atração, conversão e fidelização. Ou seja, o conteúdo sozinho não faz verão, mas com uma mensuração de resultados adequada, é possível alcançar importantes resultados. 

 

Veja também: Na era do digital, inbound marketing está mais inteligente

 

Por que o Inbound Marketing é diferente? 

Em essência, o Inbound Marketing tem tudo a ver com atrair a atenção dos clientes. É uma área crescente de marketing, que se concentra em conquistar visitantes com conteúdo valioso para, depois, convertê-los em leads. As táticas incluem o uso de blogs, mídias sociais, webinars, revistas, e-books, whitepapers, infográficos, vídeos, podcasts e otimização de mecanismos de pesquisa. 

Enquanto o Outbound Marketing foca em estratégias de marketing mais tradicionais, para as massas e mais caras, como publicidade, estande em feiras, telemarketing, mala-direta, o Inbound Marketing ganha vantagem por ser um conjunto de técnicas que entrega conteúdo personalizado aos seus leads, em um fluxo muito mais espontâneo e de mão dupla. Assim, o Inbound Marketing custa até 62% menos por lead do que o marketing tradicional

A ideia é trazer clientes em potencial para o seu negócio, fazer com que se familiarizem com sua marca e suas soluções. Ao ser útil e causar uma boa impressão, aumenta-se a probabilidade de que seus possíveis clientes lembrem do seu produto ou serviço quando estiverem prontos para comprar. 

Isso é ainda mais importante se sua empresa tiver um ciclo de vendas relativamente longo. Se os seus clientes em potencial costumam ter tempo para pesquisar ofertas diferentes e pesar os prós e os contras de cada uma, a conscientização e a confiança da marca são imprescindíveis para a escolha. 

 

Confira alguns hacks para sua estratégia: 5 regras do conteúdo inteligente para Inbound Marketing 

 

Por que apostar nessa estratégia? 

A razão do sucesso crescente do Inbound Marketing é, principalmente, a evolução no comportamento de compra. Com a popularização da internet, os consumidores estão mais conscientes e instruídos sobre os produtos e serviços que desejam adquirir. 

Antes de comprar uma geladeira, por exemplo, o seu cliente pode pesquisar minuciosamente os modelos e fabricantes, potência, capacidade, durabilidade, conferir elogios de outros compradores e até os defeitos mais frequentes apontados por eles. Tudo isso sem sair de casa, sem entrar em contato com vendedores. Como convencer essas pessoas cada vez mais bem munidas de informações e exigentes? 

Os conteúdos podem ser direcionados para diferentes públicos e em diversos estágios de amadurecimento. Um tema mais básico, que mostra para o leitor que sua geladeira antiga gasta muita energia, por exemplo, pode ser o primeiro passo para conquistá-lo lá na frente, quando ele estiver propenso a buscar e comprar um eletrodoméstico mais moderno. 

Usando esse mesmo caso, quando o consumidor já deseja comprar um novo refrigerador, seu conteúdo será capaz de guiá-lo para escolher o aparelho adequado às suas necessidades. Depois da aquisição, o processo pode ser mantido pela estratégia de conteúdo, que, agora, foca em ensinar o cliente a aproveitar todas as funcionalidades do seu equipamento, manter o relacionamento, reforçar a lembrança de marca, ouvir os feedbacks e, assim, levar os clientes a experiências encantadoras. 

 

As etapas do Inbound Marketing

  • Desenvolvimento de uma estratégia de marketing bem-sucedida: traçar metas, objetivos, desafios, delinear personas, fazer uma análise competitiva e determinar o retorno sobre o investimento (ROI) fazem parte desse processo. 
  • Criação e manutenção de uma estratégia de conteúdo: o blog é uma ferramenta importante para depositar todo o conteúdo gerado na sua estratégia e, assim, ajudar a converter mais leads. Nesse sentido, seu site também precisa ser responsivo aos dispositivos móveis, amigável ao mecanismo de pesquisa e fácil de atualizar. 
  • Conversão de tráfego em lead: além da produção de conteúdo, as mídias sociais e a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) desempenham um papel importante no aumento do tráfego do site. Assim, crescem as oportunidades de transformar um visitante em lead. 
  • Conversão de lead em venda: criando ofertas atraentes e apelos à ação, como disponibilização de materiais ricos mediante cadastro, fica mais fácil chegar nos leads mais quentes e convencê-los a comprar. 
  • Medição dos resultados: essa etapa é essencial para realizar os ajustes necessários e apostar ainda mais nas estratégias que estão rendendo bons frutos. 

 

Para saber mais, aproveite e baixe o nosso e-book: Como produzir o melhor conteúdo para Inbound Marketing. É grátis! 

 

Cases de sucesso 

Separamos três das nossas melhores histórias de marcas que apostaram na estratégia de conteúdo e no Inbound Marketing para entregar valor aos clientes:

 

  • Husqvarna

 

Para traduzir a qualidade e tradição dessa marca, a Doxxa firmou parceria para a produção de conteúdos para o blog Mundo Husqvarna, incluindo e-books e cobertura de feiras agrícolas em diversos estados do País. 

Com foco nos clientes finais, a marca apostou em um relacionamento com diferentes públicos, dos jardineiros por hobby aos produtores rurais. Assim, passou a ser reconhecida pelo conteúdo relevante, com informações que mostram o domínio da Husqvarna sobre o mercado. Veja o case completo

 

  • CI&T

 

Nosso trabalho junto à CI&T traduz o que chamamos de produção de conteúdo inteligente e inovador. Realizamos entrevistas em vídeo e podcasts com especialistas, além de diversos artigos e coberturas de eventos importantes para o mercado digital. Também apoiamos a produção de uma série de whitepapers, infográficos e e-books para consolidar a empresa como referência em diferentes canais de contato com o seu público

Lado a lado, contribuímos para o crescimento de uma marca sólida e de sucesso no mercado. Para saber mais sobre essa parceria, confira nosso case

 

  • transpoBrasil

 

Com uma robusta estratégia de conteúdo inteligente e ativação, essa startup do mercado de logística também se destacou da concorrência. Para conquistar mais visibilidade, a transpoBrasil (atual Lincros) contou com uma série de e-books, cases, artigos e vídeos de alta qualidade a fim de conquistar uma base de cadastros e estabelecer um relacionamento mais próximo entre a empresa e seus clientes. 

Em pouco tempo, houve um aumento de 1400% em oportunidades de negócio, com acréscimo de 315% em acessos nas mídias sociais, crescimento de 90% nos acessos do site e queda na taxa de rejeição pela metade. Confira o case completo

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