Blog

Instagram bate facebook em vendas via mídias sociais

Instagram bate Facebook em vendas via mídias sociais, diz pesquisa

By REDAÇÃO DOXXA | 26 dezembro 2018

As últimas notícias que publicamos no Blog sobre o Facebook mostram que o desempenho da plataforma já não é mais o mesmo. Em setembro, por exemplo, o consumo digital de conteúdo no Facebook caiu consideravelmente. E, agora no último trimestre do ano, de acordo com um relatório divulgado pela Nuvem Shop, outra notícia confirmou esse declínio: quase 70% das vendas originadas pelas mídias sociais foram realizadas via Instagram, enquanto 27% ocorreram por meio do Facebook.

Em comparação ao mesmo período de 2017, o cenário era muito diferente: o Facebook era responsável por 70,8% das transações em vendas, ganhando do Instagram com apenas 26,5%, o que explica parte das dificuldades que a plataforma apresenta hoje. Veja os resultados da pesquisa na tabela, a seguir:

Instagram bate Facebook em vendas via mídias sociais, diz pesquisa

No entanto, esse cenário não está atrelado apenas a performance do Facebook, mas a ascensão de outras plataformas, como a do próprio Instagram. Segundo avaliação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Instagram é a mídia social que mais cresce no mundo, somando cerca de 500 milhões de contas e registrando uma média de um bilhão e meio de curtidas diariamente. Além de contar com perfis oficiais de mais de 1.400 grandes marcas conhecidas pelo mercado, ele é cerca de 15 vezes mais interativo do que o Facebook. E o Brasil é, atualmente, o segundo país com mais usuários no Instagram, estando atrás apenas dos Estados Unidos.

                     

Vendas mobile vs desktop

Outro dado que a pesquisa aponta diz respeito a ascensão do mobile. De acordo com o relatório, as vendas por meio das mídias sociais via dispositivos móveis (91,4%), ultrapassaram com folga o desktop no último trimestre de 2018 (8,6%). Em comparação ao mesmo período do ano passado, as transações via desktop representavam 79,8% e mobile 20,2%.

Instagram bate Facebook em vendas via mídias sociais, diz pesquisa

E quando olhamos para os números de vendas geradas por cada uma das plataformas de mídias sociais, visualizamos novamente o crescimento do Instagram. Em 2017, a receita de vendas gerada por meio do Facebook via mobile representava 62,8% do total, hoje o número caiu para 25,1%. Enquanto isso, o Instagram cresceu 37% e é responsável por 72,8% da receita.

Instagram bate Facebook em vendas via mídias sociais, diz pesquisa

Um fato curioso é que o Facebook continua dominante nas transações via desktop (62,1%), mas com queda em comparação a 2017, quando representava quase 90% da receita. De acordo com o co-fundador da Nuvem Shop, Alejandro Vazquez, isso acontece porque o Instagram é uma rede social idealizada para o mobile, então é natural que a utilização crescente dos dispositivos móveis reforce a tendência de crescimento das vendas por este canal.

  

 Fonte: TI Inside Online

Sobre o autor

REDAÇÃO DOXXA

Posts relacionados

Instagram trabalha para tornar as hashtags invisiveis 270x202 3 outubro 2018

Instagram trabalha para tornar as hashtags invisíveis

By REDAÇÃO DOXXA | 3 outubro 2018

O Instagram permitirá que usuários e marcas escondam as hashtags quando publicam uma foto, abrindo novas oportunidades para conteúdo patrocinado. ...

Leia mais
Retrospectiva marketing digital 2018 270x202 19 dezembro 2018

Retrospectiva: o Marketing Digital em 2018

By CAMILA FREITAS | 19 dezembro 2018

O ano foi cheio de novidades para o mundo do marketing e você não pode deixar de conferir os destaques de tudo o que aconteceu durante 2018. ...

Leia mais
Facebook ve consumo de conteudo cair 7 em setembro 270x202 12 novembro 2018

Facebook vê consumo de conteúdo cair 7% em setembro

By REDAÇÃO DOXXA | 12 novembro 2018

A principal plataforma da rede gerou mais usuários, mas eles estão utilizando menos o site, indica levantamento. Queda pode reduzir investimento em ads. ...

Leia mais
Mensagem enviada com sucesso!