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Marketing 2021: tendências para o próximo ano

By REDAÇÃO DOXXA | 21 dezembro 2020

 

A pandemia de Covid-19 acelerou evoluções em todas as áreas, inclusive no marketing. Com essas modificações, profissionais e tecnologias passam por um processo de transformação, que deve se estender no pós-pandemia. As tendências para 2021 incluem mudanças de comportamento dos profissionais e das empresas, que devem ter senso de propósito, construir confiança junto aos clientes e colocar as pessoas como centro de suas atividades. 

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6 tendências para o marketing 

No cenário de incertezas em que vivemos, a Deloitte realizou o estudo 2021 Global Marketing Trends. Cada vez mais atentas ao comportamento das empresas e como se posicionam, as  pessoas buscam marcas com propósito, focadas em relacionamento com os clientes de forma próxima

Já no que diz respeito da visão dos executivos, boa parte das empresas afirma que o ser humano deve ser o centro das iniciativas daqui para frente, tanto no local de trabalho quanto na relação com os clientes. Nesse contexto, reunimos algumas das principais tendências para o marketing em 2021. Confira:

Propósito

As marcas precisam reconhecer o porquê de ser e fazer. Ao perceber o seu papel social e agir nesse viés, demonstra para os colaboradores, parceiros e clientes que se importa com a comunidade e consolida valores no longo prazo. 

Ou seja, a marca deve usar o propósito como centro das suas ações. Exemplo disso é a Unilever, que tem como lema a vida sustentável. Ao focar nisso, a multinacional viu seus produtos sustentáveis crescerem 69% a mais do que os demais e se tornarem responsáveis por 75% do crescimento total. 

 

Agilidade

Agilidade de se adaptar aos novos tempos ao aderir a tecnologias que correspondem às necessidades dos clientes também está entre as tendências para o marketing. Para 66% dos clientes, agilidade significa canais digitais mais eficientes. 

Em consonância com essa resposta, 41% das empresas afirma que o objetivo de implementar novas tecnologias e canais de comunicação é, justamente, atender melhor os consumidores. Para conseguir fornecer soluções ágeis, a empresa precisa ser capaz de antecipar e entender os desejos e necessidades dos consumidores. Neste sentido, o marketing guiado por dados e a presença mais ativa nas redes sociais (adotada por 67% das empresas) são bons caminhos. 

 

Experiência humanizada

Eficiência digital não precisa se afastar da experiência humana, mas potencializar e facilitar essas relações. Aliás, mais de 70% dos consumidores valorizam ferramentas que os aproximam de outras pessoas. Portanto, ao mesmo tempo em que as empresas entendem a importância da tecnologia, também precisam usar a criatividade e a personalização na hora de se aproximar da clientela. 

 

Confiança

A pesquisa Influence of Trust on Customer Engagement aponta alguns dos benefícios da construção da confiança entre os stakeholders, como: 

  • minimização da percepção de riscos; 
  • aumento do comprometimento e da lealdade dos clientes; 
  • maior facilidade dos consumidores compartilharem informações pessoais. 

No que se refere às tendências para 2021, a confiança deve ser construída baseada em diminuir a distância entre o que a empresa promete e o que ela entrega. Quatro fatores principais afetam a confiança dos clientes: 

  • humanidade (se importar com o bem-estar das pessoas); 
  • transparência (compartilhar informações e motivações de forma clara); 
  • confiabilidade (consistência no cumprimento das promessas); 
  • capacidade (ter os meios para entregar o prometido). 

 

Participação 

Com tantos canais disponíveis, como blogs, sites e redes sociais, a participação dos consumidores em relação às marcas ganhou espaço – e essa é uma das tendências que deve continuar em 2021. Em 2019, mais da metade dos consumidores brasileiros interagiu digitalmente com uma marca. Entre a clientela, 21% indicou o uso dos produtos e serviços, 15% falou do design e 14% sugeriu conteúdo para a empresa. 

Há inúmeras formas de incentivar a participação e, logo, o engajamento dos clientes, permitindo que os usuários se tornem ativos no fortalecimento da marca, desde os reviews dos produtos e serviços até se tornarem embaixadores. 

 

Parcerias 

Parcerias entre as empresas para entregar serviços de melhor qualidade é uma das tendências em marketing para 2021 que foi apressada pela crise. Com milhares de negócios fechando as portas e outros tantos vendo o lucro despencar, as parcerias surgem como proposta de otimizar as entregas aos consumidores e fortalecer as empresas. 

Nesse sentido, as empresas precisam olhar além dos próprios serviços e produtos, buscando parceiros comerciais que possam complementar e expandir seu portfólio. As possibilidades são várias – como a parceria entre aplicativos de supermercados e restaurantes, por exemplo -, porém, o que deve motivar essa mudança é a necessidade de corresponder às expectativas e aperfeiçoar a experiência dos consumidores. 

As tendências de marketing para 2021 apontam para um mundo em que as empresas conseguem associar as necessidades dos clientes e seu bem-estar aos resultados, resgatando o senso de propósito e confiança com auxílio da tecnologia. 

Gostou deste artigo? Então, confira o nosso blog para ficar por dentro das tendências, estratégias e perspectivas do mercado da comunicação e marketing.

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REDAÇÃO DOXXA

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