Blog

Marketing de conteudo e preciso focar na marca e nao nos numeros

Marketing de conteúdo: é preciso focar na marca e não nos números

By GABRIELA ESCOBAR | 3 dezembro 2019

É inegável que a internet transformou a maneira com que as marcas se comunicam. Hoje, o contato unilateral entre a empresa e seu público ainda é necessário, mas não pode mais ser o único formato trabalhado. Na era da interatividade, é preciso não apenas anunciar, mas dialogar. Ou seja, é preciso falar, mas também chamar a atenção em meio ao ruído e, principalmente, ouvir o que o público tem a dizer. 

Em um passado não tão distante, as marcas tornavam-se conhecidas por meio de propagandas em rádio, televisão ou anúncio em revistas e jornais. A campanha era veiculada e pouco se podia fazer para mensurar o retorno e o impacto em vendas daquelas ações de marketing. O sucesso podia ser entendido pela maneira com a qual o público era atingido pela mídia, e muitas propagandas agradavam aos telespectadores ao ponto de, até hoje, serem lembradas. 

Quem não sabe que o Bombril tem mil e uma utilidades? Talvez, você já tenha colecionado ou ao menos almejado ter os bichinhos da Parmalat? E quando começa a tocar a música Aquarela, a primeira imagem que vem na sua cabeça é dos lápis da Faber Castell, não é mesmo? Isto apenas para citar alguns exemplos. 

Mas, mesmo com estas ações, que se tornaram virais e até mesmo atemporais, ninguém podia medir quantas pessoas compraram o produto devido àquela propaganda específica. Naquela época, o importante era que a marca se tornasse conhecida, e o resto seria consequência.

Mas a tecnologia evoluiu, e a internet chegou. Com ela, muitas possibilidades de mostrar ao público sua empresa, seus produtos e sua marca nas mais diferentes plataformas, e a possibilidade de mensurar os resultados de suas propagandas e campanhas transformou as empresas em reféns dos números, onde só o que importa são as curtidas, o engajamento, o alcance. Nesta vontade de fazer sucesso na internet, as empresas acabam esquecendo que a marca e o significado que ela tem para os consumidores é mais importante do que apenas números e cliques nas páginas.

Construir uma marca relevante vai além das métricas


Cuidar do andamento das campanhas e medir os números alcançados é essencial para guiar o planejamento da empresa e ajuda a entender melhor o consumidor. Todavia, construir uma marca de sucesso, não é apenas alcançar um bom número de curtidas em uma postagem ou visitas no seu site.

Na internet, com o turbilhão de mensagens e postagens com as quais os consumidores são bombardeados todos os dias, uma mensagem, mesmo aquela que foi bastante curtida e compartilhada, é rapidamente esquecida, pois outras milhares a seguiram, e o usuário já ficou perdido no meio de tanta informação.

Assim, trabalhar para as marcas e não para os números é um pensamento que se torna cada vez mais necessário. Ter o entendimento que, atualmente, todo mundo dispõe das mesmas ferramentas para realizar ações é essencial. Nesse cenário, o que faz uma marca se destacar é sua relevância, sua essência. 

E é aí que entra em cena o marketing de conteúdo. Uma boa estratégia leva em conta não apenas resultados imediatos, mas toda uma construção de relacionamento e de personalidade junto ao imaginário do público-alvo. Por isso, mais do que acessos, likes e downloads, é preciso buscar retornos intangíveis, como simpatia, fidelidade e confiança.

Sobre o autor

GABRIELA ESCOBAR

Jornalista, com especializações em Produção Textual e Marketing Digital, tem 15 anos de experiência em conteúdo de marca. Fundadora da Doxxa, acredita que método é o único caminho para excelência.

Posts relacionados

Top5 retrospectiva marketing digital 2017 270x202 19 dezembro 2017

#Top5: retrospectiva marketing digital 2017

By EVA MOTHCI | 19 dezembro 2017

O ano está chegando ao fim e a Doxxa não poderia deixar de comentar sobre as novidades que ele trouxe para o marketing digital. ...

Leia mais
DOX 02FEV18 EBOOK01 ativacao 04 e1548858992681 270x202 8 maio 2018

[E-book] Como produzir o melhor conteúdo para Inbound Marketing

By REDAÇÃO DOXXA | 8 maio 2018

É preciso investir em estratégia para que o conteúdo se transforme em agente transformador de resultados. ...

Leia mais
4 itens fundamentais em uma estrategia de marketing de conteudo 270x202 22 abril 2019

4 itens fundamentais no Marketing de Conteúdo

By CAMILA FREITAS | 22 abril 2019

Você conhece seu público e tem um planejamento: agora, é hora de partir para a prática, com auxílio de conteúdo inteligente ...

Leia mais
Mensagem enviada com sucesso!