Blog

Inteligencia de conteudo estrada para o futuro

Marketing de Conteúdo Inteligente: estrada para o futuro

By GABRIELA ESCOBAR | 8 fevereiro 2019

Já estamos todos acostumados a ouvir que a informação nunca foi tanta e que somos todos bombardeados por ofertas e conteúdos dos mais variados tipos todos os dias. Num mundo de muitos estímulos, como se destacar para, de fato, ganhar – e manter – a atenção do público? Não existe  uma fórmula mágica que funcione para todo mundo, mas pode ter certeza: investir em marketing de conteúdo inteligente é certamente um componente fundamental para isso.

É hora de entendermos que as pessoas deixaram de falar das marcas pelo desejo de falar com elas. E não faltam exemplos de negócios que vão adaptando suas estratégias de acordo com os dados, reações e opiniões coletadas no mundo online. Isso porque os dados são o grande aliado em qualquer estratégia digital – ser data driven nos guia para andar para a frente. Ou seja, ao contar com os dados, não olhamos mais o passado na hora de tomar decisões estratégicas.

E é com base nas informações, na análise acurada dos dados de que dispomos, que vamos encontrar as pistas para chegar ao público que nos interessa de maneira a realmente chamar sua atenção: criando conteúdo inteligente, oferecendo material que seja útil e capaz de atrair e reter o interesse do cliente.

 

Mas o que é um conteúdo inteligente?

É preciso entender o que é o conteúdo inteligente, como ele pode trazer economia e por que é tão importante para otimizar os esforços de criação. O marketing de conteúdo objetiva não apenas ser útil, mas busca, também, transformar a empresa dentro do seu segmento de mercado ao destacar o seu valor e sua relevância para o público.

Criar conteúdo –  fundamental na operação de marketing digital – é na verdade um desafio para grande parte das organizações, pois implica lidar com diferentes formatos tradicionais de mídia – imagens, texto, áudio e vídeo – além de conhecer e saber atuar nos diversos canais de distribuição. Independente do formato e do canal, o conteúdo inteligente tem qualidade e deve ter também um propósito (isto é, ser útil).

O conteúdo útil resolve algum problema do público, pode ser educativo, oferecer notícias e atualizações. Pode, também, servir como inspiração criando elos emocionais ou simplesmente ter a intenção de entreter. O conteúdo inteligente pode cumprir mais de um propósito e, ao mesmo tempo, também ser reaproveitado em diferentes canais, com diferentes formatos.

 

Inteligência é o presente e o futuro

Inteligentes são os conteúdos passíveis de utilização em diversos formatos, de acordo com o canal de distribuição utilizado ou o propósito. Assim, eles podem prestar serviço à marca em momentos diversos e atender as mais diferentes demandas.

Mas para isso, é fundamental que a marca saiba que mensagem quer transmitir, entenda quais são os melhores formatos, momentos e canais e saiba para quem a mensagem é dirigida. É preciso, ainda, conhecer quem são, onde estão e como atuam os seus concorrentes.

Por isso, é importante conhecer todo o mercado. A análise das informações dos concorrentes e das demandas dos consumidores possibilita que uma marca consiga inovar em seus produtos ou serviços, causando um impacto muito positivo no público.

Nesse cenário, dados são nosso melhor guia. E por que deixar o “achismo” e ser data driven? Como diz Ernesto Bernardes, diretor e co-fundador da Opus 1060, em artigo recente: “da escolha de palavras até o design, da trilha sonora à foto do native, tudo só tem a ganhar com um banho de dados.”

Conteúdo bem pensado e bem executado, que seja elaborado a partir de demandas percebidas no ambiente de negócios e/ou no público alvo, pode continuar a ser útil, ser reutilizado e permitir o foco sobre outras funções do marketing, também – afinal, neste nosso mundo altamente competitivo, as marcas precisam continuar a disseminar novas ideias de maneiras criativas se esperam realmente conquistar a atenção – e a fidelidade – dos consumidores.  Inteligência é, assim, fundamental no presente e pode, certamente, pavimentar a estrada da sua marca rumo ao futuro.

Sobre o autor

GABRIELA ESCOBAR

Jornalista, com especializações em Produção Textual e Marketing Digital, tem 15 anos de experiência em conteúdo de marca. Fundadora da Doxxa, acredita que método é o único caminho para excelência.

Posts relacionados

5 regras do conteudo inteligente para Inbound Marketing 270x202 30 janeiro 2019

5 regras do conteúdo inteligente para Inbound Marketing

By ANACLARA TOSCANO | 30 janeiro 2019

Quando o seu desejo é atrair o interesse do público use o conteúdo inteligente, interessante e relevante nas suas estratégias de marketing digital. ...

Leia mais
Como inteligencia artifical ajuda marketing conteudo 270x202 29 junho 2018

Como a Inteligência Artificial ajuda o Marketing de Conteúdo

By CAMILA FREITAS | 29 junho 2018

O momento, agora, é da criação de campanhas direcionadas e segmentadas e ações muito mais data-driven e eficientes. ...

Leia mais
Como o Marketing de Conteudo controi uma marca personalizada 270x202 31 agosto 2018

Como o Marketing de Conteúdo constrói uma marca personalizada

By CAMILA FREITAS | 31 agosto 2018

Com o Marketing de Conteúdo, você comunica quem é a sua marca, o que ela faz e revela seus reais valores para o público. ...

Leia mais
Mensagem enviada com sucesso!