Blog

Marketing de conteúdo inteligente: prepare-se para 2019

By CAMILA FREITAS | 17 outubro 2018

Apesar de termos visto há poucos anos as marcas produzindo e espalhando conteúdo furiosamente por todas as plataformas de mídias sociais sem medir esforços, planejar as ações ou mensurar os resultados, entendemos que, hoje, a realidade não é mais essa. É preciso saber qual mensagem passar, o melhor canal, formato e momento e para quem, assim como adotar as estratégias de otimização de conteúdos. Ou seja, é preciso fazer marketing de conteúdo inteligente.

Nesse cenário, as estratégias por trás das suas ações vão mudar. Você não fará mais nenhum planejamento sem antes pensar que uma publicação não é somente um simples post. E, como falamos em outro artigo, as tendências para 2019 são desafiadoras e quem não estiver pronto para abraçá-las terá muito trabalho pela frente. Por isso, entenda melhor sobre como você deverá guiar as suas ações de marketing no próximo ano e saiba porque é importante acompanhar as novidades que movimentarão o universo da comunicação no futuro.

2019 é o ano do conteúdo inteligente

Produzir conteúdo útil, relevante e muito bem planejado significa entregar para o mundo soluções de marketing de conteúdo inteligente. E agora você deve estar se perguntando: mas eu já não faço isso? E a resposta, na maior parte das vezes, é: não. As tendências do marketing digital, especialmente para conteúdo, mudam constantemente, o que torna a tarefa de manter-se a par das novas técnicas e boas práticas da internet uma atividade complexa para uma empresa.

De nada adianta desenvolver publicações em massa, sobre assuntos variados, sem ter como base para essas produções o entendimento profundo sobre posicionamento e presença da marca ou uma gestão de conteúdo estratégica.

Não é simples desenvolver a habilidade de internalizar o propósito da empresa e os objetivos de negócio, e pensar a produção de conteúdo a partir disso. São diversos aspectos que levam uma publicação ao sucesso e a maneira como ela é pensada, estruturada, produzida e ativada nos canais de relacionamento com consumidores e stakeholders são alguns deles.

Por isso, no próximo ano, além de alinhar os conteúdos às estratégias comerciais e de comunicação que direcionam a empresa, será preciso saber como organizar uma produção que prioriza o marketing de conteúdo inteligente, ou seja, leva em consideração a otimização de conteúdo e a qualidade das ofertas.

 

Leia também:

Como o Marketing de Conteúdo constrói uma marca personalizada

 

As tendências que estarão em alta em 2019 são abordadas neste artigo. A seguir, confira como utilizá-las para ser mais estratégico nas suas ações de marketing e ter sucesso no futuro:

– Reciclar e otimizar conteúdos

Uma das principais formas de produzir conteúdo inteligente e alcançar grandes resultados com marketing no próximo ano é por meio da reciclagem de conteúdo. Tudo aquilo que você já produziu (posts, infográficos, artigos e entrevistas) pode originar novos materiais, mais completos e interessantes, tanto para atrair novos consumidores quanto para nutrir leads. Da mesma forma, a prioridade deve ser a criação de conteúdos perenes, que podem ser consumidos por muitos anos, sem validade, ou seja, que não perdem valor ao longo do tempo.

Outra tática interessante é a otimização de conteúdo, atualizando estratégias de SEO e/ou alguma informação que possa ser relevante para apresentar a um público mais novo histórias que você já contou. Nesse caso, é possível mudar o planejamento de ativação do mesmo e atingir, ainda, outras pessoas com ele.

Todas essas modalidades funcionarão à medida que você encontrar a melhor maneira de usar seu volume de produção e otimizar tudo aquilo que você tem de conteúdo, sem diminuir o tráfego do seu site e melhorando a qualidade das buscas orgânicas.

– Construir estratégias de SEO e ativação eficazes

Para ser visto na vitrine do Google e dos principais canais de distribuição de informação, como Facebook e YouTube, por exemplo, será preciso focar seus esforços nas estratégias de ativação, sejam elas pagas ou orgânicas. Além de estar a par sobre o perfil e o comportamento do seu público e fazer avaliações de desempenho das mesmas, é preciso alimentar seus meios de comunicação com conteúdo qualificado e direcionado. E, neste ponto, o cuidado com o SEO precisará dobrar caso você queira manter boas taxas de conversão de leads ou até mesmo de vendas.

Os buscadores estão fortemente preparados para atender as mudanças comportamentais dos seus usuários e, nesse contexto, as empresas devem apostar em otimização. É preciso estar constantemente avaliando as alterações nas classificações de rankings de pesquisa para adequar a sua estratégia de SEO, além de ter em mente que a qualidade do conteúdo estará sempre a frente quando o assunto é encontrabilidade.

Portanto, esqueça as produções rasas e procure atualizar as suas publicações conforme essas mudanças ocorrem. Desenvolva materiais muito bem pensados para atingir as regras de otimização, renove as suas publicações e tenha sucesso nas buscas orgânicas e pagas.

 

Leia também:

[E-book] Como produzir o melhor conteúdo para Inbound Marketing

 

Investir em novos formatos de produção (vídeo e áudio)

Para conquistar o público é preciso investir em uma comunicação sólida, feita por meio da entrega de materiais interessantes, completos, pensados para atender as necessidades, dúvidas e problemas dos consumidores e estruturados para acompanhar suas mudanças de comportamento.

Nesse contexto, é essencial estar alinhado aos novos formatos de entrega que o universo online apresenta, como as produções em vídeo e áudio. Como mencionamos no artigo Conteúdo inteligente: 6 tendências para 2019, até 2019, o consumo de vídeos online será o responsável por 85% do uso de internet no mundo e os assistentes de voz estarão presentes em 50% das residências americanas. Por isso, a nossa dica é: preste atenção nesses números para não se perder em suas propostas ou apresentar-se com um tom de voz totalmente desalinhado com o mercado.

Prepare-se para produzir conteúdos audiovisuais relevantes com o objetivo de aumentar a satisfação dos consumidores e o seu engajamento com a empresa nos principais canais de relacionamento. Até porque, atualmente, não basta estar presente nos ambientes certos, é necessário saber quais os formatos de conteúdo chamam mais atenção dos seus seguidores e como eles os consomem para, assim, desenvolver materiais de sucesso e melhorar as suas conversões.

Conclusão

Priorizar a produção de conteúdo inteligente não é essencial apenas porque é uma tendência, mas porque a sua marca pode perder muito se não seguir esse caminho, diminuindo o tráfego do site, as conversões em leads e vendas e prejudicando o potencial da coleta de dados para entender o desempenho das publicações e as buscas orgânicas. Além de perder vantagem competitiva e presença de marca, você se afasta cada vez mais daquilo que os próprios consumidores ou potenciais clientes esperam e demandam a sua empresa: uma produção de marketing inteligente, estratégica e muito personalizada.

Sobre o autor

CAMILA FREITAS

Jornalista formada na PUCRS, tem experiência em assessoria de imprensa, Marketing de Conteúdo, cobertura de eventos, produção de vídeo e revistas. Escreve sobre tecnologia, negócios, logística e comportamento.

Posts relacionados

27 setembro 2018

Conteúdo inteligente: 6 tendências para 2019

By ANACLARA TOSCANO | 27 setembro 2018

Não fique parado sem saber qual rumo tomar no próximo ano, comece a planejar as suas estratégias de marketing e foque na produção de conteúdo inteligente. ...

Leia mais
19 dezembro 2017

#Top5: retrospectiva marketing digital 2017

By EVA MOTHCI | 19 dezembro 2017

O ano está chegando ao fim e a Doxxa não poderia deixar de comentar sobre as novidades que ele trouxe para o marketing digital. ...

Leia mais
29 junho 2018

Como a Inteligência Artificial ajuda o Marketing de Conteúdo

By CAMILA FREITAS | 29 junho 2018

O momento, agora, é da criação de campanhas direcionadas e segmentadas e ações muito mais data-driven e eficientes. ...

Leia mais
Mensagem enviada com sucesso!