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Marketing de conteudo mais eficiente na era digital

Marketing de conteúdo mais eficiente na era digital

By REDAÇÃO DOXXA | 24 junho 2020

Vivemos em uma era de completa reconstrução social. Em função dos rápidos avanços tecnológicos e da transformação digital ocasionada por eles, a forma como nos comunicamos, compramos e interagimos com marcas, produtos e serviços mudou substancialmente. Do ponto de vista do marketing de conteúdo, nunca foi tão necessário se reinventar e encontrar novas formas de ser útil e valioso para os clientes.

Estratégias construídas há anos estão sendo desgastadas por esses avanços, novos hábitos e comportamentos. Imagine como seria se a sua marca parasse de fazer anúncios, comprar espaço em outdoors, enviar e-mails marketing, newsletters, ou publicar nas redes sociais. Quantos de seus clientes perceberiam essa ausência?

É sobre fazer a diferença e não passar despercebido que esse artigo trata. Seu negócio é meramente “marqueteiro” ou, pelo conteúdo, é capaz de entregar algo de valor? 

Não estamos recomendando que abra mão os anúncios ou deixe de enviar as promoções de datas comemorativas por e-mail. As estratégias pavimentadas até aqui não devem ser descartadas, mas aprimoradas com o que de melhor a tecnologia tem para nos oferecer. 

Quando as pessoas se interessam genuinamente por seu conteúdo, independentemente do canal por onde acessam, você obtém o ativo mais inestimável que alguém pode lhe oferecer: seu tempo. 

 

A individualização superou a média

Os gestores do passado exigiam das suas equipes mais participação de mercado, mais vendas, mais faturamento, mais clientes. Mais, mais, mais. Naturalmente, esse comportamento levava ao marketing de massa, com soluções medianas para atingir um público médio. 

Na época, há não mais que um par de décadas, as empresas decidiam o que divulgar, definiam o melhor momento para lançar algo ao mercado e tinham um domínio muito maior dos canais de comunicação. E, na maioria dos mercados, os players eram muito parecidos. Aos consumidores, restava acessar as limitadas opções de produtos, serviços e conteúdo e se contentar com aquilo.  

Essa lógica mudou completamente com o maior acesso à internet, aos fóruns, às mídias sociais e a outros meios digitais para se compartilhar experiências e opiniões. Hoje, um cliente tem acesso a todas as informações necessárias antes de adquirir um produto. Ele tem condições de saber tanto quanto o melhor vendedor de sua loja. 

O padrão médio de consumo está definhando cada dia mais. O marketing de massa está perdendo força simplesmente porque as massas estão deixando de existir. A individualização se tornou tendência. Na era da transformação digital, ter uma comunicação mais empática, com afinidade e identificação é a forma mais eficiente de obter relevância.

 

Leia também:
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Marketing de conteúdo: é preciso focar na marca e não nos números

 

Como pensar conteúdo para públicos cada vez mais distintos?

Da mesma forma que a transformação digital é avassaladora, também é uma importante aliada para um marketing de conteúdo mais eficaz. Se o cliente está em todo o lugar, por que seu conteúdo não o acompanha nessas diversas interações e formas de convívio? 

Prova disso são os resultados obtidos por marcas que resolveram investir em podcasts. De acordo com uma pesquisa da Edison Research, mais de 54% dos ouvintes estão mais propensos a considerar marcas que eles escutaram apoiando seus podcasts preferidos. 

Esse é um formato muito atraente para os usuários, que acessam os conteúdos em áudio de forma simples via smartphones, e para as empresas, que podem aproveitar dados e segmentação do público. Aliás, os smartphones são o device preferido por 92,1% dos ouvintes

 

Quem entrou nesse universo com a Doxxa e está aproveitando as melhores estratégias de produção de conteúdo para podcasts foi a CI&T, uma empresa multinacional especializada em transformação digital. Você pode conferir o canal aqui

 

A expertise do marketing de conteúdo está na geração de materiais ricos e na estratégia omnichannel, chegando no público que sua marca deseja atingir, onde ele estiver. O conteúdo em si, para além dos formatos em que é apresentado, tem como foco amenizar as dores do seu cliente, resolver um problema, instruí-lo ou entretê-lo. Isso é fundamental para guiar seu cliente na jornada de compra e, mais do que isso, otimizar e melhorar a sua experiência. 

O marketing de conteúdo é tão importante na função de explicar e orientar o consumidor que se tornou uma aliado dos SACs. Afinal, o cliente que tira suas dúvidas previamente não só fica mais satisfeito com a sua experiência, como se torna mais autônomo para a decisão de compra. 

Os impactos do marketing de conteúdo também passam, claramente, pela construção da imagem pública, da credibilidade da sua empresa, posicionamento no mercado, além de trabalhar para conquistar, manter e fidelizar clientes. E, de quebra, essa é uma solução até 62% mais econômica do que o marketing tradicional e gera três vezes mais leads.

 

Falamos mais sobre os impactos da transformação digital, novas tecnologias e estratégias no artigo: Na era do digital, inbound marketing está mais inteligente

 

Marketing de conteúdo e transformação digital

Uma coisa é certa: sem marketing de conteúdo, é pouco provável que sua transformação digital tenha resultado significativo. É ele que enriquece seus canais de contato com os clientes, traz tráfego para o seu site, amplia o reconhecimento e a lembrança da sua marca e ajuda a posicioná-lo como uma autoridade no mercado.

Com o uso de novos recursos tecnológicos, tornou-se ainda mais certeira a estratégia de criação e divulgação dos conteúdos. Assim, é possível saber o que o seu público deseja consumir, desenvolver conteúdos personalizados e entregá-los em diversos canais e formatos. 

Essas estratégias de conteúdo agregar valor à sua marca, bem como são capazes de conduzir seus clientes pela jornada de compra, sem “empurrar” ou “forçar” o relacionamento. Hoje, a exposição da sua empresa vem essencialmente da produção de conteúdo. Se você não estiver onde seus clientes estiverem, pode ter certeza que a concorrência aproveitará essa brecha. 

 

Este artigo faz parte de uma série especial sobre comunicação e transformação digital que preparamos para o blog da Doxxa. Você pode conferir os demais conteúdos relacionados ao assunto clicando aqui. Até a próxima!

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REDAÇÃO DOXXA

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