Blog

DOXXA banner notícia 1 2

Marketing de influência como estratégia para alcançar resultados

By REDAÇÃO DOXXA | 20 novembro 2020

 

O marketing de influência é um modelo que vem ganhando espaço entre as marcas. E, cada vez mais, os influenciadores têm peso nas escolhas de compra dos consumidores, sendo até mais confiáveis do que as já conhecidas celebridades para alguns usuários. 

Porém, para desenvolver uma campanha de sucesso, com foco em bons resultados, é preciso “dar o match perfeito” entre a marca e o influencer, definir qual é o objetivo da ação e mensurar os resultados. 

>> Leia mais: O poder do conteúdo na estratégia de marketing digital 

O universo de influenciadores digitais no Brasil gira entre 500 e 920 mil, conforme estatísticas do Statista e da SamyRoad, agência global de influência com mais de 42 milhões de influencers em 170 países. Em relação ao lucro de campanhas de marketing de influência, os dados são promissores: a cada US$ 1 investido, a média de retorno é US$ 6,50, segundo o Digital Marketing Institute

E, como o próprio nome já diz, essas pessoas têm grande poder de influência entre os seguidores. 68% dos brasileiros conectados à internet seguem influenciadores e, desses, 76% compram produtos e serviços indicados por eles, segundo a pesquisa  “O post é pago, e aí?”, do Instituto QualiBest. 

Há várias razões para alguém seguir e confiar em influenciadores, mas o principal driver para 69% dos usuários é a relevância do conteúdo. Isso significa que, para as marcas que pretendem aplicar estratégias de marketing de influência, é preciso levar em conta que o público quer conteúdo de qualidade, verdadeiro e que se conecte com ele. 

5 passos do marketing de influência 
Como falamos, há diferentes fatores que impactam a efetividade de uma campanha de marketing de influência, como público-alvo, perfil do influencer e objetivos. Pensando nisso, separamos alguns passos de uma campanha com influenciadores que devem ser levados em conta. Confira: 

  • Defina seus objetivos 

O primeiro passo de qualquer jornada é saber para onde se quer ir. Assim, é possível traçar metas para alcançar seu objetivo. Para sua campanha de marketing de influência, a lógica é a mesma. 

Faça a seguinte pergunta: o que você quer alcançar com a ação? Gerar engajamento? Alcançar mais leads? Vender mais? Para cada uma dessas perguntas, existem diferentes soluções, que irão direcionar a campanha e ajudar a definir as métricas que serão avaliadas durante e após o processo. 

Entre as metas mais comuns para o marketing de influência, estão: 

  • aumentar o conhecimento da marca; 
  • melhorar o engajamento; 
  • impulsionar as vendas; 
  • gerar leads; 
  • conquistar a confiança e a fidelidade do cliente. 
  • Defina o público e o canal 

Quem trabalha com marketing sabe da importância de conhecer o perfil do seu público para o sucesso de uma ação. E o entendimento desse perfil também é muito relevante para o marketing de influência porque é a partir dele que você vai descobrir o melhor canal, formato e influencer certo. 

Sendo assim, o indicado é que você analise o perfil e o comportamento dos seus seguidores e em quais canais sociais eles estão mais presentes. Sabendo isso, você pode encontrar a melhor forma de se comunicar e em qual rede será mais fácil atingir o público. 

>> Saiba mais: Personas são o ingrediente essencial da sua receita 

  • Escolha o formato 

Há três tipos de formatos principais de campanhas de marketing de influência, entre os quais você precisa selecionar o que mais se encaixa com o seu objetivo.

  • Awareness: o foco desse tipo de ação é o maior alcance possível, sendo mais usada para marcas que são novas no mercado, querem expandir a sua presença ou estão se reposicionando. Nesse caso, o ideal é usar influencers maiores para gerar visibilidade. 
  • Branding: visa a reforçar a imagem da marca, podendo ser utilizada em casos de mudança de público-alvo ou lançamento de produto ou serviço. 
  • Conversão: focado na venda de um produto ou serviço, o call to action (CTA) é bem importante nesse formato, como o “arraste para cima” nos stories do Instagram ou usar o influenciador para divulgar promoções ou sorteios. 
  • Encontre o influencer certo 

O tripé para encontrar o influenciador digital certo para a sua campanha de marketing de influência é formado por: relevância, engajamento e autenticidade. 

    • Relevância: quando falamos em ser relevante, não estamos abordando especificamente apenas o número de seguidores. Para ser relevante, o influencer precisa abordar temas que conversem com sua marca. Por exemplo, se você quer divulgar um site de roupas femininas, não faz sentido buscar um influenciador conhecido por falar sobre carros, certo? 
    • Engajamento: agora sim, estamos falando de números. Porém, é preciso atentar para sua qualidade. Números altos de seguidores podem brilhar os olhos, mas é preciso ir além e conferir comentários (e o teor deles), likes e compartilhamentos. 
  • Autenticidade: o influencer precisar ser autêntico e gerar conteúdo verdadeiro. Afinal, os seguidores estão cada vez mais cientes do que é e não é publicidade e como os influenciadores se comportam, o que significa que a ação precisa transmitir seriedade e transparência. 
  • Mensure os resultados 

Por fim, é preciso acompanhar os indicadores e métricas da sua campanha de marketing de influência, algo que deve ser feito durante e depois da ação. Como você já definiu o objetivo, lá no primeiro passo, esse último item se torna bem menos complicado. Para avaliar sua campanha: 

  • use links especiais, direcionados para os canais do influencer
  • crie uma landing page específica para a campanha; 
  • avalie os leads que chegaram à sua marca a partir do influencer
  • monitore o engajamento nas redes sociais.  

Com espaço no mercado, autoridade em diversos temas e poder na decisão de seus seguidores, os influenciadores são fundamentais para uma campanha de marketing de influência de sucesso. Mas, para que sua marca atinja o público-alvo no canal certo e com o conteúdo adequado, você deve definir o objetivo, encontrar um influencer autêntico e que esteja alinhado com a proposta da campanha e da sua empresa – e, claro, acompanhar e mensurar toda a ação. 

Gostou de saber sobre a importância de montar uma campanha de marketing de influência? Então, continue acessando nosso blog para ficar sempre informado e atualizado sobre as novidades do mercado de comunicação e marketing.

Sobre o autor

REDAÇÃO DOXXA

Posts relacionados

33 dos anuncios sao de pequenos influenciadores 270x202 7 julho 2020

33% dos anúncios são de “pequenos influenciadores”

By REDAÇÃO DOXXA | 7 julho 2020

Relatório do Socialbakers mostrou que investimento das marcas nesse perfil vem crescendo ...

Leia mais
Pesquisa aponta que empresas querem investir mais em influenciadores 270x202 28 março 2019

Empresas querem investir mais em influenciadores

By REDAÇÃO DOXXA | 28 março 2019

A YOUPIX divulgou resultado da pesquisa de marketing de conteúdo e influenciadores ...

Leia mais
Autenticidade e o segredo para uma comunicacao efetiva 270x202 16 setembro 2020

Autenticidade é o segredo para uma comunicação efetiva

By REDAÇÃO DOXXA | 16 setembro 2020

Quando algo é autêntico, os consumidores valorizam e se sentem bem ao comprar e confiar ...

Leia mais
Mensagem enviada com sucesso!