
33% dos anúncios são de “pequenos influenciadores”
By REDAÇÃO DOXXA | 7 julho 2020Relatório do Socialbakers mostrou que investimento das marcas nesse perfil vem crescendo ...
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O marketing de influência é um modelo que vem ganhando espaço entre as marcas. E, cada vez mais, os influenciadores têm peso nas escolhas de compra dos consumidores, sendo até mais confiáveis do que as já conhecidas celebridades para alguns usuários.
Porém, para desenvolver uma campanha de sucesso, com foco em bons resultados, é preciso “dar o match perfeito” entre a marca e o influencer, definir qual é o objetivo da ação e mensurar os resultados.
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O universo de influenciadores digitais no Brasil gira entre 500 e 920 mil, conforme estatísticas do Statista e da SamyRoad, agência global de influência com mais de 42 milhões de influencers em 170 países. Em relação ao lucro de campanhas de marketing de influência, os dados são promissores: a cada US$ 1 investido, a média de retorno é US$ 6,50, segundo o Digital Marketing Institute.
E, como o próprio nome já diz, essas pessoas têm grande poder de influência entre os seguidores. 68% dos brasileiros conectados à internet seguem influenciadores e, desses, 76% compram produtos e serviços indicados por eles, segundo a pesquisa “O post é pago, e aí?”, do Instituto QualiBest.
Há várias razões para alguém seguir e confiar em influenciadores, mas o principal driver para 69% dos usuários é a relevância do conteúdo. Isso significa que, para as marcas que pretendem aplicar estratégias de marketing de influência, é preciso levar em conta que o público quer conteúdo de qualidade, verdadeiro e que se conecte com ele.
5 passos do marketing de influência
Como falamos, há diferentes fatores que impactam a efetividade de uma campanha de marketing de influência, como público-alvo, perfil do influencer e objetivos. Pensando nisso, separamos alguns passos de uma campanha com influenciadores que devem ser levados em conta. Confira:
O primeiro passo de qualquer jornada é saber para onde se quer ir. Assim, é possível traçar metas para alcançar seu objetivo. Para sua campanha de marketing de influência, a lógica é a mesma.
Faça a seguinte pergunta: o que você quer alcançar com a ação? Gerar engajamento? Alcançar mais leads? Vender mais? Para cada uma dessas perguntas, existem diferentes soluções, que irão direcionar a campanha e ajudar a definir as métricas que serão avaliadas durante e após o processo.
Entre as metas mais comuns para o marketing de influência, estão:
Quem trabalha com marketing sabe da importância de conhecer o perfil do seu público para o sucesso de uma ação. E o entendimento desse perfil também é muito relevante para o marketing de influência porque é a partir dele que você vai descobrir o melhor canal, formato e influencer certo.
Sendo assim, o indicado é que você analise o perfil e o comportamento dos seus seguidores e em quais canais sociais eles estão mais presentes. Sabendo isso, você pode encontrar a melhor forma de se comunicar e em qual rede será mais fácil atingir o público.
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Há três tipos de formatos principais de campanhas de marketing de influência, entre os quais você precisa selecionar o que mais se encaixa com o seu objetivo.
O tripé para encontrar o influenciador digital certo para a sua campanha de marketing de influência é formado por: relevância, engajamento e autenticidade.
Por fim, é preciso acompanhar os indicadores e métricas da sua campanha de marketing de influência, algo que deve ser feito durante e depois da ação. Como você já definiu o objetivo, lá no primeiro passo, esse último item se torna bem menos complicado. Para avaliar sua campanha:
Com espaço no mercado, autoridade em diversos temas e poder na decisão de seus seguidores, os influenciadores são fundamentais para uma campanha de marketing de influência de sucesso. Mas, para que sua marca atinja o público-alvo no canal certo e com o conteúdo adequado, você deve definir o objetivo, encontrar um influencer autêntico e que esteja alinhado com a proposta da campanha e da sua empresa – e, claro, acompanhar e mensurar toda a ação.
Gostou de saber sobre a importância de montar uma campanha de marketing de influência? Então, continue acessando nosso blog para ficar sempre informado e atualizado sobre as novidades do mercado de comunicação e marketing.
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