Blog

Mídias sociais: como anda a confiança dos usuários nessas plataformas?

By REDAÇÃO DOXXA | 7 dezembro 2018

No marketing digital, as mídias sociais servem como um dos principais canais de relacionamento com os consumidores. Mas, já parou para pensar como anda a confiança das pessoas nessas plataformas?

Hoje, os consumidores desejam muito mais do que apenas interagir com uma marca no ambiente online. Eles esperam que elas tenham atenção aos problemas que envolvem as mídias sociais e acreditam que devem ajudar as mesmas a corrigí-los.

De acordo com o estudo The 2018 Edelman Trust Barometer Special Report: Brands and Social Media, a maioria dos consumidores em todo o mundo deseja que as marcas pressionem as plataformas de mídia social de forma mais eficaz:

  • 71% quer que elas – as plataformas – sejam guardiãs de seus dados pessoais;
  • 70% aposta na contenção da disseminação de notícias falsas;
  • 68% exige proteção contra conteúdo ofensivo.

Outro fator que a pesquisa destaca é que metade dos entrevistados, aproximadamente, enxerga essas mesmas marcas como cúmplices de outros problemas nesses canais, relacionados a criação e compartilhamento de conteúdo de ódio, violento ou sexualmente inapropriado. Essas preocupações estão fazendo com que os consumidores questionem algumas técnicas de coleta e uso de dados praticadas pelas empresas hoje:

  • 54% estão desconfortáveis com as marcas rastreando suas compras em lojas para retargeting;
  • 39% dizem que deveria ser ilegal que uma marca possa comprar informações pessoas de outra empresa que esse consumidor já tenha realizado alguma negociação/compra;
  • 49% dizem que não estão dispostos a sacrificar um pouco da sua privacidade de dados em troca de uma experiência de compra mais personalizada.

Quatro entre dez entrevistados diz que é improvável que eles se tornem emocionalmente apegados a uma marca que não interaja com eles nas mídias sociais. Contudo, o sentimento aponta para que novas proposições envolvendo suas informações pessoais sejam elaboradas. Dessa forma, as estratégias de marketing aplicadas, hoje, devem começar a ser repensadas para não colocar a reputação da sua marca em jogo.

O que os consumidores querem é um posicionamento forte das organizações enquanto usuárias de mídias sociais. Por isso, além de tratar das questões de privacidade de dados, as empresas devem assumir a responsabilidade de criar conteúdo inteligente, útil, transparente e confiável para, assim, restaurar a confiança dos consumidores nesse ecossistema.

 

Fonte: Edelman

Sobre o autor

REDAÇÃO DOXXA

Posts relacionados

17 julho 2018

Comércio via mídias sociais cresce com mais marcas usando shoppable content

By REDAÇÃO DOXXA | 17 julho 2018

Pesquisa do Gartner mostra que 66% de 424 marcas analisadas estão usando as mídias sociais para disseminar conteúdos que levam a compras. ...

Leia mais
10 agosto 2018

Cresce valor investido em anúncios pagos em mídias sociais

By REDAÇÃO DOXXA | 10 agosto 2018

A pesquisa foi realizada com mais de 210 marcas que realizam ações em vários países, incluindo o Brasil. ...

Leia mais
28 dezembro 2017

Interações nas mídias sociais estão mudando e isso é muito importante

By REDAÇÃO DOXXA | 28 dezembro 2017

Embora a ideia de compartilhar experiências com o mundo inteiro seja interessante, o usuário tem se voltado a um reduzido grupo de compartilhamento. ...

Leia mais
Mensagem enviada com sucesso!