Blog

Midias sociais como desenhar uma estrategia em tempos de coronavirus

Mídias sociais: estratégia em tempos de coronavírus

By KARINE MENONCIN | 21 maio 2020

Você sabia que Facebook, WhatsApp e Instagram tiveram um crescimento de cerca de 40% no período inicial da quarentena, aqui no Brasil? Para milhões de pessoas, as mídias sociais têm sido uma válvula de escape da realidade enfrentada com o novo coronavírus. Mas como elaborar uma estratégia para a sua marca nesses canais diante dessa situação?

Seja para manter o contato com amigos e familiares, distrair-se, aprender com tutoriais ou despertar o cozinheiro que há dentro de si, essas plataformas têm entregado ainda mais conteúdo e para perfis bastante distintos de públicos. A conexão digital se tornou mais importante do que nunca. É fundamental estar atento a isso e entender a melhor maneira de usar as mídias sociais para a empresa nesse momento. 

Os canais sociais já vinham sendo usados como uma ferramenta para os consumidores buscarem informação ou interagirem com as marcas, inclusive como uma etapa importante no processo de compra. “As pessoas já viviam num mundo hiperconectado, porém, era perceptível que algumas marcas não entendiam isso com toda a potencialidade que poderia ser explorada. Ao perceber que a conversa pode ser bilateral, não utilizar esses canais é perder uma grande chance de se comunicar de verdade com o público”, reitera Marina Alano, Head de Ativação da Doxxa.

 

Confira: Novo coronavírus muda hábitos de consumo

 

Não se trata de não usar a situação de forma apelativa apenas para promover vendas. Aliás, pelo contrário! Os consumidores estão atentos ao posicionamento das marcas e têm cobrado uma atuação mais responsável e empática. “O grande erro das marcas já vinha sendo não focar nas pessoas, explorar apenas a comunicação do ponto de vista da marca. Com a pandemia, isso ficou mais evidente”, explica Marina. Ou seja, a sua empresa será lembrada pelas pessoas de acordo com a forma como tem agido.

Oferecer ajuda dentro do que o negócio já faz. Essa é a máxima que vem sendo adotada por empresas que se destacam durante esse período marcado pela pandemia do novo coronavírus. É o caso do Magazine Luiza, que tem lançado ações integradas de conteúdos que conversavam com o momento, como vídeos ensinando receitas ou atividades físicas em casa.

Além disso, a rede varejista elaborou estratégias solidárias, como patrocínio e ativação de lives de artistas para se conectar com o seu público e reforçar a sua marca. Somente na apresentação musical da dupla Jorge e Mateus, registrou-se mais de 3 milhões de espectadores. Esse público ajudou a colocar o Magazine Luiza no posto de segunda marca mais lembrada pelos brasileiros por suas ações durante a pandemia. 

 

Momento de fortalecer a interação com o público

Os hábitos de consumo de conteúdo na internet e nas mídias sociais mudaram substancialmente nas últimas semanas. Então, é bem provável que o fluxo de pessoas nos canais da sua marca também tenha mudado. Mais do que nunca, é preciso ter uma visão analítica dos números e contar com profissionais qualificados para rever seus horários, quantidade e estilo das publicações. 

Não existem fórmulas prontas – ainda mais em um cenário inédito para todos nós. Por isso, entenda que nem sempre o que funcionou para uma empresa vai ser adequado para o seu público também. Com o apoio de uma equipe de ativação bem estruturada, pode-se avaliar as personas do seu negócio e elaborar estratégias alinhadas com o tipo de conteúdo que elas esperam da sua marca. 

 

Aprenda com o case do Secovi/RS

Para aumentar visibilidade, engajamento e ser vista como referência na área, a marca precisa se dedicar a entregar um conteúdo que seja valioso e diferenciado para o seu público. De olho nisso, o Secovi/RS, um dos nossos clientes aqui na Doxxa, apostou nas lives para disseminar informações qualificadas durante a crise. “Entre as estratégias, as lives informativas nas mídias sociais estão aumentando bastante a autoridade e a lembrança da marca”, aponta nossa Head de Ativação.

O Secovi/RS trabalha no desenvolvimento e na profissionalização de condomínios e imobiliárias. Nesse contexto, promove cursos, palestras e workshops voltados para qualificar e atualizar o mercado de imóveis. Realiza pesquisa e estudos especiais, proporciona orientação jurídica sobre questões imobiliárias, entre outros serviços voltados ao segmento. Assim, já estava no coração da instituição essas ações que promovem informações de qualidade. 

Com a suspensão dos eventos presenciais, o estreitamento do relacionamento com o seu público por meio dos canais digitais foi natural e muito frutífero. Entre os temas das lives, estão a convivência nos condomínios em tempos de pandemia, atribuições do síndico, impactos nas finanças dos condomínios em virtude da pandemia e financiamentos dos salários e prorrogação do Simples Nacional, PIS, COFINS e INSS.

 

Leia também: Conteúdo rico gera leads qualificados

 

Além disso, a marca já vinha utilizando estratégias digitais para conversar com o seu público. Exemplo disso são os canais abertos via mídias sociais e o blog atualizado constantemente. No site da instituição, condôminos, síndicos e profissionais do mercado imobiliário podem encontrar orientações administrativas e para a promoção da saúde individual e coletiva em tempos de coronavírus.

Sobre o autor

KARINE MENONCIN

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com experiência em redação, assessoria de imprensa e social media. Também atua como produtora e redatora de livros e guias.

Posts relacionados

Gestao de crise sua empresa esta preparada 270x202 6 abril 2020

Gestão de crise: sua empresa está preparada?

By KARINE MENONCIN | 6 abril 2020

A pandemia está mostrando a fragilidade das marcas, mas também grandes aprendizados ...

Leia mais
O papel da comunicacao interna em tempos de coronavirus 270x202 13 maio 2020

O papel da comunicação interna em tempos de coronavírus

By KARINE MENONCIN | 13 maio 2020

Um fluxo de informações úteis, com a mensagem certa, precisa circular entre a equipe ...

Leia mais
O poder do conteudo inteligente para vendas no e commerce 2 270x202 27 fevereiro 2019

O poder do conteúdo inteligente no e-commerce

By | 27 fevereiro 2019

Qual a relação da produção de conteúdo inteligente com as vendas da sua loja? Descubra como elevar o sucesso do seu negócio apostando nas estratégias certas. ...

Leia mais
Mensagem enviada com sucesso!