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Na era do digital inbound marketing esta mais inteligente

Na era do digital, inbound marketing está mais inteligente

By GABRIELA ESCOBAR | 3 junho 2020

Algum tempo atrás, começar um negócio e ser visto além das fronteiras da sua cidade era uma tarefa árdua e bastante cara. Poucos tinham fôlego financeiro, conhecimento e disposição para isso. Agora, com a transformação digital em marcha acelerada, pode-se divulgar produtos e serviços para o mundo com os mesmos recursos que se gastava para promovê-los em sua região. É aqui que vemos a importância do inbound marketing, ou marketing de atração.

Com os avanços tecnológicos, vemos a escassez virar abundância. O marketing calcado apenas nos 4 Ps (produto, preço, praça e promoção) vem perdendo espaço. Vivemos em um período de fartura de opções e ofertas, e isso vem transformando a jornada de compra e a maneira com que as pessoas enxergam as marcas.

Tente se lembrar do momento exato em que você se apaixonou por alguém. É bem provável que diga que não existe um dia definido, um instante divisor de águas. Esse sentimento é construído com o tempo, a partir de várias atitudes e de pequenas conquistas. Essa sequência cumulativa também é vista na relação entre os clientes que amam uma marca ou um determinado produto.

Comprar é diferente de gostar. Uma experiência bem proveitosa de consumo somente acontece quando há uma identificação do cliente com a sua solução, quando ele reconhece sua proposta de valor. Por isso, o inbound marketing é tão preciso. Ele cimenta os tijolos que compõem essa construção, esse relacionamento. Do período em que se atrai alguém, passando pela nutrição daquele lead, até o momento em que você transforma clientes em advogados da sua marca. 

Hoje, se você não está no newsfeed dos seus clientes, você não existe. Com a revolução causada pelos meios digitais de comunicação, aprendemos que há outras formas de se conquistar um cliente para além das técnicas ortodoxas de marketing. Com o inbound marketing, a notoriedade e a notabilidade da sua marca aumentam, pois você se torna uma referência em determinada área para o seu cliente, ajudando-o e facilitando a sua vida. 

 

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Essa estratégia ganha ainda mais força com a transformação digital, que tem tornado o inbound mais inteligente e certeiro ao utilizar tecnologias como big data e automação em prol da personalização. É sobre isso que trataremos nos tópicos a seguir.

 

Gerar valor não é apenas uma expressão bacana

Anúncio, banner, outdoor, mala direta… Por muito tempo, o marketing se resumiu a essas estratégias de massa. Hoje, empresas bem-sucedidas compreendem que fazer mais do mesmo só gera tédio e esquecimento. Diante disso, elas incrementam o marketing, reforçam sua presença, trabalham a relação com seus clientes e revigoram a lembrança da marca. 

Investir em inbound marketing significa oferecer para o público respostas para as suas dúvidas, suporte para possíveis problemas técnicos, inspiração e uma base para referências futuras. Aqui, as vendas são uma consequência da confiança adquirida, não um processo de “empurrar” produtos. A compra será feita por alguém que já conhece a sua marca, reconhece o seu propósito, identifica como uma referência confiável e sabe que pode contar com ela para o que precisar. 

Mais do que vender pacotes de passagens aéreas e hospedagem, as agências de viagens que exploram os benefícios do inbound marketing dão dicas de destinos para diferentes tipos de viajantes, orientam sobre a documentação necessária, indicam sobre a melhor maneira de fazer o traslado, dão recomendações sobre o clima de cada região e como aproveitar ao máximo essa experiência. O cliente, inicialmente, pode até não conhecer ou ter interesse em viajar com essa companhia, mas já tem um primeiro contato positivo.

Esse é apenas um exemplo. Observe que isso pode ser replicado para qualquer segmento de atuação, de uma grife de calçados a uma fabricante de equipamentos para jardinagem. A partir do momento que se gera valor para aquele cliente, edifica-se uma relação baseada em confiança.

 

Fazer com as pessoas, em vez de para elas

Fazer a diferença na jornada de consumo significa semear e cultivar conexões. Mas, infelizmente, muitas marcas negligenciam isso. Exemplo dessa relação são as livrarias, que sofrem há anos com a redução de clientela e a concorrência com gigantes do e-commerce.

Muitas dessas lojas focam em vender o que há no estoque, não em oportunizar experiências significativas. Foi assim que empresas como a Amazon cresceram exponencialmente, ao perceber o peso de mercados de nicho e o uso de tecnologias para recomendações de títulos, por exemplo.

Como vimos, foi-se o tempo em que se pensava no público como uma massa passiva de pessoas. Hoje, se não considerar seu potencial cliente em cada etapa do processo da jornada, você corre o risco de estar fora do jogo. É assim também no marketing.

O declínio das estratégias de massa é reflexo dessa transformação digital, que permite criar experiências personalizadas em escala, com amplitude e abrangência globais. Duas tecnologias são imprescindíveis para isso: big data e a automação. Com elas, pode-se delinear o perfil do consumidor e seu comportamento de forma individualizada, prevendo os fatores de influência para a compra.

Big data é indispensável para mapear esse tsunami de dados que circulam a cada minuto na rede, organizando as informações, observando os sentimentos dos clientes e identificando tendências. Essa análise é fundamental para entender os interesses do seu público e elaborar materiais ricos e conteúdos de acordo com o que eles esperam da sua marca ou anseiam consumir.

Além do uso de textos, vídeos, GIFs, infográficos e materiais interativos para informar e guiar o seu cliente, é preciso pensar como entregar esse conteúdo. É aqui que entra a automação. Ao otimizar processos e permitir o gerenciamento e relacionamento com os leads de forma escalável, ela facilita a organização de contatos, a nutrição deles e todo o gerenciamento de informações necessárias para uma estratégia de inbound marketing eficiente.

 

Inbound marketing no digital

Ao mesmo tempo que impulsiona novos canais de relacionamento, a transformação digital também populariza o uso de soluções tecnológicas que auxiliam os profissionais de comunicação na estratégia de inbound marketing. Isso é fundamental para conhecer a fundo o seu público, preparar um conteúdo adequado e instigante, antecipar tendências e estar conectado durante toda a jornada de compra. 

A força de vendas mais valiosa que sua marca pode ter não é feita por vendedores, mas por clientes. São as pessoas que constroem, promovem e preservam a imagem de um negócio. Portanto, abrir mão do uso de tecnologias e de estratégias de inbound marketing está fora de questão para quem quer se destacar da concorrência e conquistar clientes cada vez mais exigentes. 

 

Para conferir mais conteúdos sobre inbound marketing, marketing de conteúdo, tendências e transformação digital, não deixe de conhecer os outros artigos do nosso blog. Até a próxima!

Sobre o autor

GABRIELA ESCOBAR

Jornalista, com especializações em Produção Textual e Marketing Digital, tem 15 anos de experiência em conteúdo de marca. Fundadora da Doxxa, acredita que método é o único caminho para excelência.

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