Blog

Novas atualizações nas buscas do Google impactam SEO

By REDAÇÃO DOXXA | 26 setembro 2018

Para marcar suas duas décadas de vida, o Google anunciou uma série de atualizações em suas ferramentas de busca, cada uma com diferentes graus de relevância para o SEO. As mudanças devem ser lançadas ao longo dos próximos meses.

Os principais focos do Google no momento são a Inteligência Artificial e o aprendizado automático, prosseguindo em sua missão de organizar a informação mundial e facilitar o acesso para todos, conforme afirmou o vice-presidente de busca, Ben Gomes, no evento em São Francisco (EUA) marcando o aniversário.

Novos cartões de atividade vão mostrar uma nova lista de pesquisas realizadas anteriormente. Isto é, quando um usuário revisitar uma consulta relacionada a alguma tarefa iniciada anteriormente, um cartão mostrará as páginas relevantes que  já visitou e as consultas que fez sobre o tópico.

Já a ferramenta “Coleções” – que permite acompanhar o conteúdo visitado anteriormente – vai incluir sugestões de conteúdo para ajudar o usuário a explorar ainda mais os tópicos, baseando-se em outros conteúdos salvos e nas coisas já pesquisadas.

Essas duas mudanças, em termos de SEO, enfatizam a necessidade de entender os termos de pesquisa relacionados e o que os usuários estão realmente procurando no seu site. Quanto mais você compreende por que as pessoas estão pesquisando os seus produtos ou serviços, mais facilmente conseguirá criar conteúdo relacionado realmente alinhado a essas recomendações – e isso pode ajudar a ampliar a exposição da marca.

 

Outras novidades

Redesenhado, o Google Images permitirá consultas com base no que é apontado nas imagens, e os usuários poderão retomar as buscas de onde pararam, sem precisar voltar atrás nas pesquisas. As ferramentas de busca se concentram em smartphones e tablets, incentivando os usuários a continuar explorando assuntos, interesses ou temas cada vez mais com ênfase em fotos e vídeos, com resultados mais personalizados.

O Google feed muda de nome: agora será chamado de Discover e ganha mais habilidade para oferecer ao usuário informações relevantes que podem nem ter sido solicitadas diretamente por ele, mas que são sobre materiais relacionados – e o usuário, como já falamos, poderá criar coleções de conteúdos online. Os destaques para subtópicos comuns de pesquisa também ajudarão o usuário a navegar por outras sugestões relacionadas.

Essas e outras mudanças permitem notar a ênfase crescente no contexto do conteúdo. O Google está melhorando a compreensão do que e do porquê das consultas e pesquisas, com o objetivo de entregar aos usuários resultados relevantes e o máximo de correspondências baseadas nas informações procuradas. As marcas que quiserem ampliar seu potencial de encontrabilidade precisam fazer a mesma coisa, produzindo conteúdo relevante e de qualidade, além de estarem alinhadas às boas práticas de SEO.

 

Fonte: Social Media e Mundo Bit

Sobre o autor

REDAÇÃO DOXXA

Posts relacionados

23 julho 2018

Google trabalha em novo sistema operacional

By REDAÇÃO DOXXA | 23 julho 2018

O Fuchsia deve integrar todas as plataformas e aumentar a competitividade da empresa num ecossistema comandado por voz. ...

Leia mais
5 junho 2018

Buscas no Google se tornam cada vez mais pessoais

By REDAÇÃO DOXXA | 5 junho 2018

Buscas com termos personalizados como “para mim” e “eu” e pesquisas sobre especificidades de produtos são as que mais aumentaram nos últimos dois anos. ...

Leia mais
29 junho 2018

Como a Inteligência Artificial ajuda o Marketing de Conteúdo

By CAMILA FREITAS | 29 junho 2018

O momento, agora, é da criação de campanhas direcionadas e segmentadas e ações muito mais data-driven e eficientes. ...

Leia mais
Mensagem enviada com sucesso!