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O poder do conteúdo inteligente para vendas no e-commerce

By CAMILA FREITAS | 27 fevereiro 2019

Hoje, praticamente todo mundo faz buscas na internet quando pretende adquirir algum produto ou serviço. E quando estão navegando à procura do que lhes interessa, os consumidores não usam apenas o preço como parâmetro. A opinião de amigos e mesmo de pessoas desconhecidas são levadas em consideração, incluindo também as avaliações sobre a loja nas mídias sociais. Tudo tem certo peso na hora da compra, mas, afinal, como ser um e-commerce de destaque no mar de ofertas que é a internet?

 

Conteúdo inteligente e estratégico atrai e conquista

O cliente está cada vez mais seletivo e é ele quem tem o poder de decidir se compra ou não, onde e quando. Portanto, é preciso saber exatamente qual a melhor estratégia para vender as suas ofertas e conquistar esse consumidor. E o conteúdo inteligente, acredite, tem um papel de destaque neste cenário. Estabelece sua credibilidade e permite que você saia na frente.

A partir do conhecimento profundo a respeito dos hábitos, dos comportamentos e das necessidades do seu público, é possível fazer um planejamento de comunicação muito inteligente para o seu negócio, de modo a entregar, no momento adequado, o conteúdo certo para aquele cliente, que seja realmente útil para ele. Assim, a imagem que fica é a de que a sua marca entende do negócio e tem a solução certa para ele. Se a isso alinhar-se um atendimento cuidadoso de pós-venda, você está no caminho certo.

E não esqueça: a confiança na marca, no caso do e-commerce, é um fator ainda mais importante, já que o cliente não tem acesso físico ao produto naquele momento. Portanto, serão as fotos, a descrição dos itens de maneira detalhada e que não deixa margem para dúvida, as informações completas sobre o produto ou serviço, que vão dar ao cliente a segurança de que, ali, ele poderá fazer um bom negócio. E depois outro, e mais outro.

 

É a partir dos posts no seu blog e das interações via mídias sociais, por exemplo, que o cliente vai, aos poucos, confiando mais no que você oferece. Nessas entregas, é a hora de utilizar as inúmeras possibilidades que a internet oferece e trabalhar não só com texto, mas também apostar, quem sabe, em recursos de voz e vídeo.

 

É possível monitorar as suas interações com a marca, verificar as principais dores e anseios dos consumidores, e procurar resolvê-los por meio de materiais e conteúdos diferenciados. Um vídeo, por exemplo, pode explicar a melhor maneira da pessoa se cadastrar no site e finalizar uma compra. Ou pode ajudar o consumidor a entender o serviço de entrega e os valores cobrados pela sua loja.

Afinal, se o objetivo é que a jornada desse cliente, de uma ponta a outra, seja agradável e verdadeira, e se o que você deseja é atraí-lo e conquistá-lo, nada melhor do que fortalecer a sensação de que ele encontrará o que precisa na sua loja – informação, segurança e um bom negócio.

 

Conteúdo inteligente: no pré-venda e no pós-venda

A comunicação está presente em todos os momentos da jornada do consumidor e uma conteúdo inteligente pode servir para melhorar a sua reputação, atrair mais leads para o negócio e também aumentar as vendas. O que se diz, atualmente, é que vivemos na era do “ajudar a comprar” e da oferta de experiências. E, para isso, é importante ter uma estratégia de marketing pronta tanto para o pré-venda quanto para o pós-venda.

O primeiro passo é colocar-se no lugar do consumidor, num exemplo bem simples. O verão se aproxima e você precisa comprar um ar-condicionado. Não faltam ofertas: a busca no Google por ‘ar-condicionado’ traz 40.300.000 resultados. Lojas bem conhecidas nas primeiras posições, anúncios com condições e preços variados. Como escolher?

Você clica em um determinado e-commerce, cai numa página com fotos e preços de modelos. Clica em outro, a mesma coisa. Na terceira tentativa, também aparecem fotos e preços de vários modelos, mas no topo da página você percebe uma oferta que nas anteriores não havia: um material que explica os diferentes modelos de aparelhos, outro que fala sobre instalação e vantagens de cada um. Ao lado, dicas de como limpar e cuidar do ar-condicionado que você escolher. Há vídeos dos produtos em funcionamento e dicas de voz, em que um especialista fala sobre cada um dos modelos. Qual loja parece mais interessada em prestar um bom serviço ou ter algo mais a oferecer?

 

É, portanto, o conteúdo inteligente e muito estratégico – bem construído, bem posicionado, relevante, assertivo, que atenda ou desperte ainda mais o interesse do cliente e seja realmente útil – que tem um enorme poder para atrair e conquistar o consumidor. E isso é o que chamamos de ‘estar preparado para o pré-venda’.

 

Outro ponto importante é lembrar que a jornada de compra não termina depois que o consumidor fecha negócio. Para que ele volte a sua loja e complete novos carrinhos, é preciso ter um planejamento que faça com que a sua empresa mantenha um bom relacionamento com ele. E, de novo, o conteúdo inteligente tem boa participação nesse processo.

É necessário nutrir aquele consumidor que chegou pela primeira vez na sua loja, assim como todos os outros que já são considerados compradores fiéis. Lembrar que a marca existe e está pronta para resolver os problemas e solucionar qualquer tipo de situação em que o cliente se encontra é importante.

Isso pode ser feito por e-mail marketing, enviado quando se tem boas ofertas, similares a compra já realizada pelo consumidor. Ou até mesmo para o envio de alguma promoção ou cupom de desconto. Tudo pode ser estratégico para a sua empresa, basta saber que o conteúdo inteligente, muito bem pensado e planejado, está aí para ser usado para o sucesso da sua empresa.

 

Planeje, execute e veja o que acontece

Seja qual for o tipo de e-commerce, o ponto de partida será sempre o seu planejamento, a partir dos objetivos que você traçar, para correr menor risco de erro. Planeje, depois execute.

Seu e-commerce tem um blog? Vai ter perfil em redes sociais? Em quais?  Escolha aquelas em que você poderá estar mais perto e mantenha atualizadas essas presenças online – nada pior do que abrir um blog para tentar obter mais informações e descobrir que o último post é do ano passado…

Crie materiais diferentes para postar no blog – aliás, um blog bem abastecido é uma das estratégias de venda bem utilizadas pelo e-commerce em geral. Inclusive você pode incrementar a interação com seus clientes: se você tem um e-commerce de objetos de decoração como pôsteres e quadros, por exemplo, que tal incentivar seu público a enviar imagens mostrando como ficou em casa o objeto comprado?

Pense nas mídias sociais como meio de venda e faça uma boa gestão dessas plataformas – é melhor ter perfil atualizado e bem administrado em uma só do que ter três ou quatro páginas que não evoluem ou ficam apenas trocando fotos e tipos de produtos. Preste atenção a como funcionam e que público é mais impactado, e aposte em conteúdos inteligentes e personalizados, para atender aos desejos de cada um.

Ficou claro que o caminho da conquista do cliente passa pela relação de confiança que você conseguir estabelecer com o seu público e de saber qual o conteúdo correto para o momento certo? Mais do que oferecer o produto ou serviço – afinal, é o que todo mundo faz – você precisa conquistar e encantar esse cliente com conteúdos estratégicos, relevantes, que façam com que a pessoa fique interessada no que você tem a oferecer.

Portanto, planeje com cuidado, execute e observe o que acontece. E tenha em mente que é um trabalho que vai levar algum tempo para mostrar resultado. O mercado está cada vez mais concorrido, entretanto, aposte em conteúdos realmente valiosos para o seu cliente e faça disso um dos seus diferenciais. Teste, corrija, repita, aprenda. As vendas virão.   

 

Sobre o autor

CAMILA FREITAS

Jornalista formada na PUCRS, tem experiência em assessoria de imprensa, Marketing de Conteúdo, cobertura de eventos, produção de vídeo e revistas. Escreve sobre tecnologia, negócios, logística e comportamento.

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