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Para 88 dos gestores de marketing a confianca de marca e a prioridade para 2019

Para gestores, a confiança de marca é a prioridade para 2019

By REDAÇÃO DOXXA | 14 março 2019

A confiança é a base dos relacionamentos. Confiar possibilita troca e crescimento. Com as marcas não é diferente, ser transparente e passar confiança ao público possibilita o crescimento e expansão. No entanto essa percepção está em queda no mundo inteiro: apenas 40% das pessoas acreditam que os meios de comunicação fazem um bom trabalho distinguindo ficção de realidade e apenas 26% acreditam na transparência das empresas quanto ao uso de seus dados pessoais.

Com esse cenário a necessidade de gerar confiança de marca ganha força, é o que aponta um estudo global realizado pela Iprospect. A 4ª edição do Future Focus entrevistou 300 clientes globais e utilizou dados de pesquisas primárias com amostras com mais de 10 mil pessoas e revelou que 88% dos gestores de marketing entrevistados apontaram a confiança de marca como prioridade para 2019 e 76% concordaram que a confiança estabelecida entre marca e cliente é fundamental para a manutenção do consumidor.

O diretor geral da iProspect Brasil, Bruno Mosconi, afirma que a confiança não é mais uma questão, mas sim “A” questão. Ele completa dizendo que “para reconquistar a confiança, as marcas precisam adotar princípios que respeitem, respondam e valorizem a escassez de tempo das pessoas”. O estudo aponta ainda que a confiança está baseada em três pilares: Credibilidade, Relevância e Confiabilidade. Além disso, mostrou que os pilares ganharam novos contornos frente a hipersensibilidade da comunicação.

 

A credibilidade

“O consumidor espera mais transparência e prestação de contas antes de dar sua confiança”, ressalta o diretor da Iprospect. Isso porque a credibilidade foi fortemente impactada pelas fake news, pela maior preocupação com a segurança dos dados pessoais e por novas normas.

 

A Relevância

Já esse pilar está relacionado ao correto uso dos dados para melhorar as experiências oferecidas. “Embora os profissionais de marketing possam acessar mais dados do consumidor do que nunca, eles precisarão avaliar cuidadosamente cada um para se concentrar naqueles que podem realmente ajudar a melhorar a experiência do consumidor, online e offline”, comenta Bruno Mosconi.

 

A confiabilidade

Já a confiabilidade refere-se à percepção de qualidade na interação marca e consumidor. Muitos consumidores estão dispostos a pagar mais por uma maior conveniência e qualidade, por isso esse fator vem tomando grande importância.

“Na era conveniência, os profissionais de marketing precisarão equilibrar corretamente seus esforços entre construir suas marcas e projetar soluções altamente convenientes. Eles terão que remover o atrito em qualquer lugar onde os consumidores se envolvam com a marca: website, escritórios, mídias e plataformas de vendas”, concluiu o diretor da iProspect Brasil.

 

Fonte: TI Inside

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