Para quem compra online, as fotos são muito importantes
By
REDAÇÃO DOXXA
|
25 abril 2018
Para alguns consumidores, poder tocar e sentir o produto que estão prestes a comprar é indispensável, mas quando falamos em compras online, essa não é uma opção. Em vez disso, os consumidores do mundo digital precisam se ancorar no visual – entre outras coisas – como uma maneira de perceber melhor o produto.
Uma pesquisa feita pelo Field Agent em março deste ano investigou a importância que as fotos e os vídeos tinham na jornada de compra do consumidor digital e acabou descobrindo que, para 83% dos respondentes, as fotos eram extremamente influenciáveis. Em comparação, 36% deles disseram se sentir atraídos quando um vídeo era usado como vitrine.
“Embora o vídeo tenha muito potencial no momento de engajar o consumidor, o estudo do Field Agent mostrou que as fotos ainda não foram superadas. Vídeos consomem mais dados de celular, demoram a carregar e precisam ser assistidos por mais tempo, interrompendo a experiência do consumidor”, comentou o analista especialista do eMarketer, Andrew Lipsman.
Esse não foi o único estudo a trazer informações acerca do assunto nos últimos meses. Em fevereiro deste ano, o Salsify descobriu que 60% dos compradores digitais precisam de, pelo menos, 3 a 4 fotos para serem convencidos a realizar uma compra. E 13% deles disseram precisar de 5 ou mais.
Quando perguntados se têm um formato visual preferido, um terço dos entrevistados pela Field Agent disse que as imagens comuns e estáticas são as suas favoritas. Para 29% dos respondentes, as imagens em 360º são a melhor opção porque os deixam curiosos.
Mesmo com estes resultados, a produção de vídeos está no topo das estratégias de marketing das empresas de varejo. Um relatório do Econsultancy e do Conversion, depois de entrevistar profissionais varejistas do mundo inteiro, apontou que 34% dos respondentes tinham o vídeo como estratégia de atração de clientes, enquanto 48% pretendiam usar. Apenas 18% dos entrevistados disseram não ter intenção de incorporar vídeo ao plano de marketing.