
Como a Inteligência Artificial ajuda o Marketing de Conteúdo
By | 29 junho 2018O momento, agora, é da criação de campanhas direcionadas e segmentadas e ações muito mais data-driven e eficientes. ...
Leia maisA segunda edição da ROI & Marketing de Influência 2019 apontou que 68% das empresas consideram o Marketing de Influência estratégico para seu negócio. Desses, 34% têm o Marketing de Influência como principal estratégia e 69% entende que esta modalidade gera impactos diferentes de qualquer outra forma de comunicação.
A pesquisa foi realizada pela YOUPIX no período de 18 a 22 de fevereiro com 94 grandes empresas brasileiras. As respostas foram coletadas, principalmente, de executivos de altos cargos, como diretores, gerentes, e coordenadores de empresas de diferentes segmentos (60%).
A pesquisa teve sua primeira versão em 2017, quando apontou que 36% das empresas investiam até R$ 100 mil por ano nessa área. Já em 2019, 40% passaram de R$ 100 mil para R$ 700 mil de investimento em Marketing de Influência. Além disso, o estudo revela otimismo das marcas na proposta desse modelo de Marketing, com 56% delas afirmando que vão investir mais em 2019 do que no ano anterior.
Outro dado interessante é a mudança na maneira como esse budget é investido. Em 2017, a maior parte do investimento destinava-se a remunerar o trabalho de agências de publicidade ou de influência. Já em 2019, o maior investimento acontece na criação e produção de conteúdo, com 70%, seguido de:
Por outro lado, a forma como os influenciadores são usados têm um nível de maturidade baixo. O levantamento mostra que 53% das ações ainda são concentradas na primeira etapa do funil de comunicação, com as marcas fazendo ações apenas para awareness (26%) ou promoção de mensagem (27%).
Isso se reflete na forma como a maioria das empresas mede os resultados dessas ações: 50% considera apenas o alcance do engajamento dos posts feitos pelos influenciadores, enquanto apenas 16% considera a venda do produto ou serviço. Para melhor proveito do Marketing de Influência é importante passar a pensar em ações em outras etapas do funil de comunicação, deixando de medir apenas o impacto, mas entendo os resultados que os influenciadores de fato estão trazendo aos negócios.
Fonte: YOUPIX
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