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Planejamento e estrategia de conteudo tem diferenca

Planejamento e estratégia de conteúdo têm diferença?

By KARINE MENONCIN | 5 agosto 2020

Você conhece a diferença entre massa e macarrão? A maioria das pessoas, talvez, nem veja uma distinção. Essa mesma confusão acontece no mundo do marketing, quando se usa planejamento e estratégia de conteúdo como se fossem sinônimos. 

Então, vamos te contar dois segredos. O primeiro é que, enquanto o macarrão é feito de trigo duro e água, a massa leva ovos na receita e é fresca. O segundo segredo é que planejamento se refere à organização, ao passo que a estratégia diz respeito à qualidade do conteúdo produzido. 

 

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Estratégia de conteúdo: 5 motivos para ter um blog

 

Se você utiliza os dois termos como se tivessem o mesmo sentido, não se apavore. Trata-se de um engano bastante comum. Mas a chave para usar eficazmente essas técnicas é entender suas diferenças, nuances e aplicações. 

 

Para que serve o planejamento? 

Muitas marcas acreditam que têm uma estratégia de conteúdo por já terem elaborado um calendário editorial ou usarem um plano de marketing. Certamente, os calendários editoriais são ótimos, pois permitem planejar e seguir um cronograma definido, trabalhar com antecedência e acompanhar as publicações. Contudo, somente isso não é capaz de dar conta de entregar um conteúdo relevante para os clientes. 

O planejamento é a parte em que você realmente decide o que fará e quando. A lógica, nessa etapa, é definir a quantidade de conteúdo a ser produzido, bem como as datas em que as publicações serão lançadas.

Esse cronograma das atividades é essencial para manter uma organização e garantir a periodicidade das publicações – o que, sabemos, mostra comprometimento com a sua audiência e influencia no SEO. Assim, livre-se da sensação de estar correndo contra o relógio por ter esquecido de datas importantes, ou do bloqueio criativo de última hora. O planejamento é fundamental para garantir a eficiência de toda a estratégia de conteúdo. 

 

Ok, mas e a estratégia de conteúdo? 

Voltando ao exemplo gastronômico, podemos pensar no marketing de conteúdo como se fosse um restaurante. Enquanto isso, a estratégia de conteúdo é todo o funcionamento interno, como a elaboração do cardápio, preparação dos alimentos, organização das reservas e arranjo da equipe. Tudo precisa funcionar em harmonia para que a experiência do cliente seja a melhor. 

Assim como um estabelecimento pensa no menu mais adequado para o seu consumidor, a estratégia de conteúdo levanta informações sobre o público-alvo, define personas, pensa nas etapas do funil, escolhe os temas e tipos de conteúdo. Ao designar os canais de distribuição, é como um restaurante que estabelece se servirá a la carte, rodízio ou self service

Como se pode perceber, a estratégia de conteúdo é um passo além do planejamento. É a estrutura em torno da qual seu conteúdo é criado. É a base e o enquadramento que mantêm a sua construção de conteúdo unida. 

A Conductor realizou o primeiro estudo científico conhecido que investigou o impacto do conteúdo educacional nos clientes. Os resultados mostraram descobertas incríveis. Primeiramente, os participantes da pesquisa foram 131% mais propensos a comprar de uma marca imediatamente após ler seu conteúdo, enquanto 78% dos entrevistados consideraram a marca mais “útil”, e 64%, “confiável”

 

Saiba mais: 10 dados sobre conteúdo para você conhecer

 

Marketing de conteúdo é a execução da estratégia 

Voltando à analogia, digamos que seu público-alvo seja vegetarianos. Durante o planejamento, você descobriu que ingredientes naturais e não processados ​​eram da maior importância para seus clientes. 

Você coloca essa estratégia em ação, criando um menu que informa seus clientes sobre as origens de seus alimentos (como você entrega o conteúdo, ou seja, marketing de conteúdo). Depois, serve um prato vegetariano com base em ingredientes de origem local (o que você entrega, o conteúdo). Como você identificou o que eles desejam e entregou, seus clientes sentem uma maior conexão com sua marca. 

É o planejamento e a estratégia que ganham vida. Quando o conteúdo de qualidade chega ao seu cliente, é como se você estivesse entregando um delicioso prato em um restaurante. 

Um conteúdo valioso, consistente e relacionável ajuda a construir um relacionamento com um público-alvo, o que, por sua vez, fortalece a imagem da sua marca e, logo, aumenta os lucros. 

 

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Mantenha o trem nos trilhos: estratégia, planejamento e execução. Se pretende ser bem-sucedido com a criação e o marketing de conteúdo, é necessário separar as etapas e fazê-las na ordem correta.

Voilà! Ao elaborar uma estratégia de conteúdo sólida, você pode executar com confiança seu plano editorial e compartilhar seu conteúdo relevante para os seus clientes. 

Nós, da Doxxa, não mandamos tão bem nas panelas, mas temos os ingredientes e as técnicas certas para servir um marketing de conteúdo de arrancar suspiros. Entre em contato para saber mais

Sobre o autor

KARINE MENONCIN

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com experiência em redação, assessoria de imprensa e social media. Também atua como produtora e redatora de livros e guias.

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