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Podcast tendencia em estrategia de conteudo

Podcast: tendência em estratégia de conteúdo

By REDAÇÃO DOXXA | 8 julho 2020

O desenvolvimento de novas tecnologias tornou incrivelmente fácil criar, gerenciar e anunciar negócios, mas todos estamos enfrentando novos desafios hoje. Como as marcas estabelecem autoridade em seu nicho e conquistam clientes? Como as pessoas encontram o serviço ou produto que desejam nesse mundo de sobrecarga de informações? É sobre a importância do podcast para sua estratégia de conteúdo que esse artigo trata.

Os números não deixam dúvidas de que esse é o formato queridinho do momento:

Escutado principalmente via smartphone, o podcast é um companheiro para as atividades do dia a dia, sem que seja necessário parar o que se está fazendo para apreciar o conteúdo. O formato está associado a mobilidade e praticidade. 

Você pode estar se perguntando: “tudo isso é muito interessante, mas será que serve para a minha empresa?”. A seguir, vamos apresentar alguns bons motivos para se investir em podcast e, também, alguns desafios inerentes a essa estratégia de conteúdo. 

 

As vantagens de produzir podcasts

  • Esteja onde os seus clientes estão. O smartphone é o device preferido apontado por 92,1% dos ouvintes, o que torna o conteúdo facilmente acessado. As pessoas podem ouvir os seus episódios enquanto praticam exercícios físicos, se deslocam pela cidade, cuidam de atividades domésticas ou descansam. 
  • Quando as pessoas pesquisam online, podem encontrar inúmeras empresas oferecendo produtos ou serviços aparentemente idênticos. Como podem saber qual é o melhor para elas? Use o podcast para mostrar como sua empresa tem diferenciais de mercado frente à concorrência. 
  • Com taxas de abertura super altas (85%) e taxas de escuta impressionantes (mais de 90%), esse formato pode realmente conectá-lo ao seu público. Por se tratar de um espaço nichado, é muito atraente para aproveitar dados e segmentação. 
  • Justamente por ser um conteúdo mais de nicho, podcasts são ótimos para manter contato regular com seu público e educá-lo sobre a sua área de atuação de uma maneira mais pessoal. 
  • Com um podcast, o perfil de cliente ideal conhecerá sua marca. Muito melhor do que gastar expressivamente em um orçamento de marketing de massa para chegar em pessoas com zero interesse, o que será apenas capaz de irritá-las, não convertê-las. 
  • Muitos podcasts bem-sucedidos têm convidados de áreas relacionadas para fornecer um conteúdo valioso para os ouvintes. Essa é uma ótima maneira de criar conexões com pessoas dentro e fora do seu mercado, e esse vínculo será inestimável para seus negócios futuros. 
  • Mais de um terço (39%) dos proprietários de pequenas e médias empresas ouvem podcasts, e 65% ouvem pelo menos semanalmente, de acordo com um levantamento realizado pela Bredin. Ou seja, é muito frutífero ter um podcast, inclusive se a sua companhia tiver foco B2B. 

Sua empresa tem algo único a oferecer. Seja com conhecimento ou entretenimento, é possível impactar a vida das pessoas quando a estratégia de conteúdo é bem elaborada, exercida e ativada. 

Se o seu negócio faz parte de um setor com alto valor para o cliente, um podcast pode ser uma das ferramentas mais eficazes de educação e marketing. Nos setores de serviços jurídicos, financeiros e comerciais, por exemplo, é uma boa ferramenta para chegar em clientes em potencial mais qualificados.

Os podcasts são um investimento mais econômico, já que demandam menos equipamentos para gravação e pessoas realizando a operação e edição. Além disso, não precisam ser estratégias isoladas. O conteúdo de um podcast pode facilmente ser adaptado para publicação em blog, alimentando o seu conteúdo e colaborando para que a indexação do Google encontre a sua página mais facilmente. 

 

>> Aprofunde seus conhecimentos: Aumente a audiência do seu podcast com quem entende de SEO

 

Mas atenção! 

A cena dos podcasts está em ascensão. São, aproximadamente, 700 mil séries, cerca de uma para cada dez mil pessoas. Então, destacar-se nesse oceano de programas não é uma tarefa fácil. 

Existem bônus e ônus por se optar por essa estratégia – assim como acontece com outros formatos de conteúdo, é claro. Por isso, é preciso ter uma boa base prévia de dados para conhecer o público-alvo, quais são os interesses dele, os formatos mais desejados de conteúdo, além de clareza nos objetivos que pretende alcançar com esse podcast. 

Isso sem falar no investimento, que envolve um local adequado para gravação, equipamentos de qualidade, tempo de pesquisa e produção do roteiro, agendamento de entrevistas, otimização para SEO, frequência contínua de publicação e mais uma série de tarefas para entregar os episódios aos ouvintes. Portanto, busque parceiros qualificados para trabalharem ao seu lado nesta tarefa. 

 

Exemplos de podcasts para você se inspirar 

Os podcasts estão se tornando uma parte valiosa de uma estratégia de marketing para companhias e empresas de todos os portes e segmentos. Aqui, separamos algumas indicações de programas: 

 

O podcast da Microsoft analisa tendências do futuro e seus impactos em áreas como tecnologia, saúde, trabalho, design e segurança. 

Produzido pela B9, debate a ligação entre criatividade, tecnologia, cultura digital, inovação e negócios. 

A CI&T é um dos nossos clientes que vêm investindo nesse formato de conteúdo. Em seu programa, são abordados conteúdos sobre como desbloquear o potencial de tecnologia, negócios e pessoas para lidar com os desafios da transformação digital. 

Esse também é um filho nosso. Produzimos para a Linx episódios especiais sobre assuntos relacionados à gestão de negócios, transformação digital e muito mais. 

Apresentado por Juliana Wallauer e Cris Bartis, é um dos podcasts mais conhecidos do Brasil. Inclusive, a Natura já patrocinou quatro episódios, abordando como ter uma relação mais saudável e positiva com o próprio corpo. 

 

Confira também:
>> Conteúdos exclusivos do Spotify reaquecem podcasts
>> Podcast: a melhor estratégia de conteúdo em áudio

 

Como vimos, é preciso ter um bom planejamento estratégico de produção e distribuição desse conteúdo. Com o material em mãos, é possível entregar exatamente aquilo que os seus consumidores desejam e, assim, estreitar relações e retomar (ou iniciar) processos de conquista ou reforço de parcerias com consumidores fiéis. 

 

Para saber mais sobre o universo dos podcasts e conhecer as melhores estratégias de conteúdo em áudio, contate a Doxxa

Sobre o autor

REDAÇÃO DOXXA

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