
Por que o estilo de escrita importa para as mídias sociais e para o marketing de conteúdo
By REDAÇÃO DOXXA | 29 novembro 2017Quando falamos em um marketing realmente efetivo, devemos levar em conta que o estilo de escrita é bastante importante. Muito profissionais da área não dão a devida atenção a essa questão, embora o marketing, em seu nível mais fundamental, seja comunicação. Para a comunicação, uma mensagem só é realmente efetiva quando o receptor entende a informação gerada pelo emissor. Logo, essa relação acontece para o marketing quando a mensagem enviada pela empresa chega ao consumidor sem interferências.
Muitos são os fatores responsáveis por fazer com que a equação da comunicação tenha sucesso, mas o mais negligenciado é, certamente, o estilo de escrita. Para alguns autores, o estilo da mensagem é tão ou mais importante, dependendo da situação, do que o conteúdo em si. Ele influencia a escolha do vocabulário, a fluidez da leitura, a “voz” do autor, o nível de formalidade e o visual do texto.
Talvez a decisão mais importante para o profissional de marketing no momento de escolher um estilo de escrita seja seu efeito como facilitador ou barreira de leitura para o público alvo. Pesquisas de neuromarketing já revelaram que a mente humana se abre muito mais para o marketing quando estimulada por emoções do que pelo pensamento racional. As escolhas dos consumidores diante de diversos produtos e serviços dependerá de como esse produto falou com ele, e o estilo de escrita usado no marketing tem tudo a ver com isso.
Leia o texto completo (em inglês) em: https://mklnd.com/2zA7PmB
Leia também:
• O futuro do e-mail está na interação?
• Por que a Geração Z pode sinalizar o fim da segmentação demográfica como a conhecemos
• 4 itens fundamentais em uma estratégia de Marketing de Conteúdo (no digital)