Blog

DOXXA banner notícia 1

Por que o marketing de conteúdo deve ser guiado por dados

By REDAÇÃO DOXXA | 17 novembro 2020

A expressão “conteúdo é rei” soa familiar para profissionais da área de marketing. Esse mantra, de autoria de Bill Gates, em 1996, indica que o conteúdo deve ser aprofundado, atualizado e diversificado para trazer resultados. O magnata da tecnologia afirmou que as empresas precisariam garantir ao público “oportunidade de envolvimento pessoal, que vai muito além do oferecido pelas páginas de cartas ao editor de revistas impressas”. 

Porém, um rei sem coroa tem pouco ou nenhum poder. E o que seria esse poder, na era digital? Dados. Com o uso de informações sobre o público-alvo, os profissionais de marketing de conteúdo conseguem desenvolver estratégias mais direcionadas e, assim, destacar-se da concorrência. 

>> Leia mais: Marketing de conteúdo mais eficiente na era digital 

Diariamente, os mais de 4 bilhões de usuários conectados à internet por computadores, smartphones e tablets realizam, no Google, cerca de 40 mil pesquisas por segundo, ou 3,5 bilhões por dia, o que resulta em 1,2 trilhões por ano, conforme dados da Internet Live Stats.

Ainda, em 2019, segundo estudo da Review 42, 91% das organizações ao redor do mundo utilizaram o marketing de conteúdo em campanhas. Porém, 27% das empresas afirmam que o maior desafio que enfrentam ao criar seu próprio conteúdo é a falta de dados

Ou seja, ainda que usuários gerem informações constantemente, as companhias dizem enfrentar problemas para encontrar insumos para suas ações. Mas será que há carência de dados ou são as empresas que estão com dificuldades para utilizar essas informações da melhor maneira em suas estratégias? 

Considerando esse cenário, reunimos alguns insights sobre a importância do uso de dados nas ações de comunicação das companhias. Vamos a eles! 

5 estratégias de marketing de conteúdo com dados 

Com bilhões de usuários que lêem uma infinidade de conteúdos e fazem buscas para diferentes finalidades – desde entretenimento até pesquisas acadêmicas -, o que muitas marcas desconhecem é a importância dos “rastros” deixados por eles para atingir melhores resultados. Com essas informações em mãos, os profissionais de marketing de conteúdo têm uma mina de ouro, mas é preciso saber usá-las: 

  • Avalie seus canais 

Se você ainda não analisou cuidadosamente seu site, redes sociais, landing pages, saiba que, ao não fazer um diagnóstico sobre esses canais, você está perdendo informações que podem estar impedindo que seus materiais atinjam mais pessoas – e as pessoas certas. 

Porém, de nada vale ter os dados certos, se não usá-los para aperfeiçoar seu conteúdo. Avalie, por exemplo, quais páginas têm mais acesso, menor taxa de rejeição e maior de conversão. Então, ajuste seu conteúdo de acordo com os objetivos que deseja alcançar. 

  • Atualize o que já produziu 

Nem sempre, produzir conteúdos inéditos é a melhor solução. Atualizar o que já foi publicado a partir do interesse demonstrado pelo seu público é uma maneira de economizar tempo e custos e, ainda assim, alcançar bons índices de acessos. 

Com os dados captados, analise quais assuntos estão em alta entre seus clientes, o que eles necessitam ou desejam, e mantenha seus conteúdos com as informações sempre em dia. Afinal, conteúdo bem feito é contéudo duradouro. 

E até aqueles materiais que não fazem muito sucesso merecem uma atenção especial. Por que não acrescentar informações relevantes ou mesmo lançar mão de imagens e vídeos para aumentar o interesse? 

  • Converse com seu público 

Esteja atento aos questionamentos dos seus clientes, saiba quais são os termos mais pesquisados dentro do seu nicho de negócio, entenda seu público. Abra espaço para a comunicação com os usuários, seja pelas mídias sociais, WhatsApp ou uma página especial no seu site. 

Essa tática é muito útil para direcionar suas ações de marketing de conteúdo, pois indica exatamente o que os usuários querem saber e como estão perguntando. Ou seja, torne a sua produção de conteúdo ainda mais capaz de atender às dores dos clientes. 

  • Adapte o conteúdo 

Analisando os dados dos usuários, você pode criar conteúdo direcionado para ele no canal mais adequado. Digamos que seu público é formado por jovens de 16 a 24 anos, que consomem vídeos curtos. Considerando esse perfil, o melhor canal para uma estratégia de marketing de conteúdo seria o TikTok ou os Stories do Instagram.   

Outra carta na manga é a possibilidade de previsão do que será a próxima tendência entre os usuários e no mercado. Para descobrir isso, interaja com eles e fique de olho no que acontece à sua volta. Desta forma, você estabelece uma conexão para atender às necessidades de seu público-alvo, com o conteúdo certo e no momento correto. 

  • Entenda a intenção do usuário 

Cada usuário busca informações com uma finalidade, que pode ser informativa (aprender algo), transacional (fazer negócio) ou de navegação (ir para um site específico). Por exemplo, perguntas do tipo “como escrever um conteúdo melhor” estão relacionadas à intenção informativa, enquanto “comprar notebook da Apple” é transacional e “blog da Doxxa” é navegação. 

Com esse entendimento, é mais simples identificar qual a intenção do usuário. Mas, para isso, você precisa prestar atenção, além dos termos buscados, em como eles são empregados. Esses dados são relevantes, pois indicam o desejo e a expectativa por trás da pesquisa, o que ajuda a calibrar o tipo de comunicação que vai utilizar em cada produção de conteúdo. 

Ao relacionar o volume de dados que seus próprios canais oferecem com aqueles de canais externos, profissionais da comunicação podem configurar um banco de informações relevante e em constante expansão para suas estratégias de marketing de conteúdo e saber exatamente o que funciona, como funciona e onde funciona, desenvolvendo uma visão holística de suas campanhas e resultados. 

Gostou desse artigo? Então, não deixe de acompanhar nosso blog para se manter sempre informado e atualizado sobre o mercado de comunicação e marketing.

Sobre o autor

REDAÇÃO DOXXA

Posts relacionados

DOX 02FEV18 EBOOK01 ativacao 04 e1548858992681 270x202 8 maio 2018

[E-book] Como produzir o melhor conteúdo para Inbound Marketing

By REDAÇÃO DOXXA | 8 maio 2018

É preciso investir em estratégia para que o conteúdo se transforme em agente transformador de resultados. ...

Leia mais
10 dados de consumo de conteudo que voce precisa conhecer 270x202 19 março 2020

10 dados sobre conteúdo para você conhecer

By LUCILA ROSA | 19 março 2020

Confira os principais destaques sobre o consumo de podcasts, conteúdos em vídeo e mídias sociais ...

Leia mais
4 elementos de uma estrategia de conteudo bem sucedida 270x202 12 agosto 2020

4 elementos de uma estratégia de conteúdo bem-sucedida

By GABRIELA ESCOBAR | 12 agosto 2020

Alguns passos prévios são cruciais para que o conteúdo gere resultados ...

Leia mais
Mensagem enviada com sucesso!