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Publicar no blog nao basta e preciso ter conteudo certo

Publicar no blog não basta, é preciso ter conteúdo certo

By LUCILA ROSA | 27 agosto 2020

Onde há um negócio, há pessoas que querem aprender sobre ele. Não importa o quão específico um setor possa parecer, sempre tem um público ansioso para ler conteúdo atraente sobre o assunto. E em segmentos sem uma abundância de blogs acerca do tema, uma empresa pode rapidamente se tornar uma fonte confiável. No entanto, existe uma diferença crucial entre ter artigos em blogs e criar o conteúdo certo. 

Enquanto algumas marcas estão se dando conta de que é possível (e muito mais atraente) vender seus produtos de forma nem tão comercial, outras já surfavam nesta onda antes mesmo do boom do digital. Um dos melhores exemplos é a transição da Gillette de promover suas lâminas de barbear em inserções de jornais nos finais de semana e revistas focadas no público masculino para um blog de estilo de vida

A marca entendeu cedo que o outbound marketing estava perdendo força. Chegara a hora de se afirmar como líder do setor quando as pessoas pensam em fazer a barba, partindo de um conteúdo de valor para esses leitores. 

A estratégia de conteúdo foi tão aperfeiçoada que a Gillette passou a vender produtos para depilação focados no público feminino. Ainda que se trate basicamente da mesma mercadoria (lâminas), a marca foi astuta ao convencer o público a respeito das diferenças ergonômicas e especificidades técnicas da nova linha de aparelhos. Mais do que falar que o produto é bom, é preciso provar. É disso que conteúdo certo se trata. 

 

Confira alguns hacks para sua estratégia: 5 regras do conteúdo inteligente para Inbound Marketing 

 

Vale a pena ter um blog? 

Muitas companhias foram – e algumas ainda são – resistentes à ideia de implementar um blog por conta da criação de conteúdo e manutenção deste canal. E elas estão corretas em relação a isso. 

Um blog é um grande arquivo de notícias, fatos relevantes da companhia, artigos informativos e opiniões de especialistas relacionados ao negócio, à indústria ou ao seu público. Porém, não são poucos os blogs que encontramos por aí desatualizados ou praticamente inativos. 

Por mais que os conteúdos antigos ainda possam estar sendo indexados às ferramentas de busca e gerando algum tráfego, isso passa uma imagem de desleixo para quem acessa o blog. Além do mais, perdem-se os principais objetivos deste canal: atrair novos consumidores, engajar os antigos e gerar valor

Então, a resposta para essa questão é “sim, vale a pena”, mas é preciso que se tenha um esforço contínuo de atualização e manutenção. Quando bem produzido, as organizações têm 13 vezes mais chances de obter ROI positivo ao priorizar a estratégia de conteúdo para blogs

 

Se ainda não estiver convencido, sugerimos que leia o artigo: 5 motivos para ter um blog

 

O blog serve tanto para manter os seus atuais clientes informados sobre as últimas tendências e soluções inovadoras em seu setor quanto para orientá-los na jornada de compra e uso dos produtos e serviços da sua empresa. Isso colabora para aumentar a notabilidade e a credibilidade da marca. 

Também é uma ótima forma de mostrar os projetos mais recentes da companhia. Nem sempre é prático adicionar um novo projeto ao portfólio ou desenvolver um case. Seja pela falta de tempo para elaborar materiais mais profundos ou simplesmente porque os clientes ainda não fornecem um depoimento e precisam revisar o conteúdo para ir ao ar. Assim, o blog pode ser uma ferramenta para mostrar rapidamente alguns elementos de seu trabalho.

 

O conteúdo certo no momento certo 

Voltamos, agora, ao título deste artigo. O benefício mais importante dos blogs é criar valor para as pessoas. Com ele, você deseja proporcionar uma melhor experiência ao cliente do que seus concorrentes. Publicar por publicar, sem pensar em ser relevante, é como fazer uma caminhada sem sapatos. Até pode dar certo por um tempo, mas não é suficiente quando o caminho é longo. 

Como reforçamos frequentemente aqui, a estratégia de conteúdo é uma trajetória que não se faz no curto prazo, mas é bastante recompensadora. Então, como saber se estamos entregando o conteúdo certo? Os tópicos a seguir podem norteá-lo: 

 

Você sabe identificar as necessidades dos seus clientes? 

 

A chave para o sucesso da estratégia de conteúdo sempre é entender as necessidades dos seus clientes. A primeira etapa é compreender quem são esses clientes, identificar o que e como eles compram, segmentá-los e, então, passar a trabalhar em estratégias de conteúdo conectadas com os seus anseios. 

Vá em profundidade com suas personas. Conheça o mundo delas e o que importa para elas. Esteja ciente das dores atuais do seu cliente. Use essas dores e suas perguntas frequentes como base para postagens em blogs. 

 

 Falamos mais sobre segmentação aqui: Por que o conteúdo se apoia em estratégias de relacionamento? 

 

O conteúdo acompanha cada etapa da jornada de compra? 

 

Os artigos são um elemento importante do processo de conversão de leads. Em termos mais simples, há três estágios de captura de um cliente para sua empresa: conscientização, consideração e decisão. Os benefícios dos blogs podem ser estendidos para os três. 

Esses estágios desempenham um papel semelhante na conversão de um cliente, por isso, é necessário trabalhá-los com igual afinco. Mergulhe mais fundo nas necessidades do seu público-alvo para entender que tipos de conteúdo eles precisam em cada etapa da jornada. 

Por exemplo, um post de dicas pode ajudar a atrair um novo cliente e a interessá-lo por seus produtos ou serviços. Já um artigo sobre “como fazer” pode converter clientes no estágio de consideração, que precisam de mais informações sobre um produto. Por fim, os cases de sucesso podem ajudar na fase de decisão, quando o cliente precisa de uma “prova” antes de comprar. 

 

Veja também: Como a estratégia do funil de vendas melhora seus resultados 

 

Não se esqueça do cliente depois dele adquirir suas soluções. No pós-venda, publique conteúdo que ajude a aproveitar ao máximo seu produto ou serviço. Quanto mais você aperfeiçoar a experiência, maior a probabilidade de recomendarem a sua marca. 

 

É fácil encontrar os seus conteúdos? 

 

Mais do que produzir o conteúdo certo, é preciso ativá-lo com maestria. A otimização de mecanismos de busca é mais do que apenas ranking. É uma tática de longo prazo para tornar sua empresa visível frente à concorrência nos resultados do Google. 

Publicar artigos baseados nas palavras-chave que seus clientes mais pesquisam, por exemplo, é uma ótima maneira de garantir que os algoritmos dos mecanismos de busca reconheçam a relevância do seu blog e determinem uma classificação mais alta na página de resultados. Entretanto, SEO não se resume a isso. 

 

Temos dois artigos que explicam mais a fundo o assunto:
Como aliar conteúdo envolvente e otimizado para SEO
SEO: o melhor amigo da sua estratégia de conteúdo 

 

A otimização é importante, mas o principal segue sendo a qualidade do conteúdo. De nada adianta lotar de palavras-chave o artigo do blog se o teor não for interessante para a permanência do leitor na página, se o visitante não clicar nos links para ver outros conteúdos, se não comenta ou passa longe dos botões para compartilhar o post nas redes sociais. 

Este artigo faz parte de uma série especial sobre estratégia de conteúdo. Para conferir os outros, é só acessar o blog da Doxxa

Sobre o autor

LUCILA ROSA

Jornalista formada na PUCRS, especialista em Comunicação Empresarial, atua no mercado desde 2010, com passagem pela RBS TV, Zero Hora e Guias RBS. Tem experiência em redação, revisão, atendimento e planejamento.

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