Blog

Relatorio como e por que as pessoas usam Social Apps

Relatório: como e por que as pessoas usam social apps

By REDAÇÃO DOXXA | 18 janeiro 2019

Por qual motivo você abre um aplicativo de mídia social? Seja para checar likes, acompanhar notícias ou estar conectado com os amigos, a verdade é que existem diferentes possibilidades de uso para cada um dos social apps que conhecemos. Pensando nisso, o Snapchat se uniu com a Murphy Reasearch para lançar o relatório Apposphere: How the Apps You Use Impact Your Daily Life and Emotions, divulgando insights que podem ajudar as empresas a compreender o uso específico de algumas plataformas pelos usuários. O estudo foi conduzido com mais de mil usuários, com idades entre 13 e 44 anos, para aprender mais sobre quais apps são utilizados, quando cada um é acessado e como eles os fazem sentir.

Leia também:

> A geração Z e sua desilusão com as mídias sociais

> Mídias sociais: como anda a confiança dos usuários nessas plataformas?

Em 2018, acompanhamos diversos casos de usuários que se sentem desiludidos, desmotivados ou desconfiados com algumas das principais plataformas de social apps, principalmente após os diversos escândalos relacionados ao vazamento de dados pessoais de muitas pessoas. Assim, o Snapchat buscou entender como acontece o processo de escolha e de uso desses aplicativos, já que, para muitas pessoas, essas ferramentas também parecem incentivar sentimentos negativos, como ansiedade, culpa e isolamento.

Relatório:

Segundo o relatório, organizado pelo próprio Snapchat, a plataforma aparece junto com o Instagram como um dos canais mais propícios a promover uma sensação de satisfação e felicidade nos usuários. Repletas de recursos mais visuais e com conteúdos objetivos e interativos, ambas permitem que o público consiga se sentir inspirado, criativo, entretido e espontâneo, especialmente porque são ambientes que incentivam as pessoas a serem elas mesmas, manterem-se perto de bons amigos e compartilhar fatos do dia a dia.

Enquanto o YouTube surge como um social app cativante, inteligente e excitante, o Twitter e o Facebook apresentam sinais de descontentamento por parte dos usuários, que relataram sensações como ansiedade, culpa, sobrecarga, isolamento, solidão e depressão, apesar de serem plataformas, ao mesmo tempo, informativas e que fomentam conexões.

Por outro lado, quando são observadas as razões por que essas pessoas preferem acessar um ou outro canal, percebe-se que todas as plataformas, com exceção do Snapchat, são também utilizadas para negócios e descobrir produtos.

Relatório:

Nesse caso, o fato de o Snapchat ser a única plataforma sem um viés comercial pode indicar que existe uma possibilidade menor de o canal oferecer oportunidades de negócio em comparação àquelas que percebemos em outros social apps. Até mesmo o Facebook, que vem perdendo aderência em públicos mais segmentados, conta com o recurso de “Eventos” como uma das principais razões para uso, mantendo um público cativo.

Estes resultados reforçam a necessidade das empresas de compreender o real motivo que leva o seu público-alvo a preferir cada social app e, consequentemente, como elas podem alcançá-los sem se tornarem invasivas e sem desperdiçar recursos em aplicações ineficazes de mídia paga, por exemplo.

Fonte: Social Media Today

Sobre o autor

REDAÇÃO DOXXA

Posts relacionados

Facebook ve consumo de conteudo cair 7 em setembro 270x202 12 novembro 2018

Facebook vê consumo de conteúdo cair 7% em setembro

By REDAÇÃO DOXXA | 12 novembro 2018

A principal plataforma da rede gerou mais usuários, mas eles estão utilizando menos o site, indica levantamento. Queda pode reduzir investimento em ads. ...

Leia mais
44 dos usuários do Facebook reviu suas configurações de privacidade 270x202 14 maio 2018

44% dos usuários do Facebook reviu suas configurações de privacidade

By REDAÇÃO DOXXA | 14 maio 2018

Apesar das polêmicas envolvendo a Cambridge Analytics, o aplicativo continua atraente para a maioria dos usuários. ...

Leia mais
Instagram bate facebook em vendas via mídias sociais 270x202 26 dezembro 2018

Instagram bate Facebook em vendas via mídias sociais, diz pesquisa

By REDAÇÃO DOXXA | 26 dezembro 2018

Relatório da Nuvem Shop revela que 70% das vendas originadas pelas redes sociais no último trimestre do ano foram realizadas via Instagram. ...

Leia mais
Mensagem enviada com sucesso!