Blog

Ryan Reynolds e o Marketing de Conteúdo para “Deadpool”

By REDAÇÃO DOXXA | 23 maio 2018

Quando você tem uma verba reduzida, o marketing de conteúdo pode se apresentar como uma forma menos cara e mais eficiente de vender o seu negócio e de fazê-lo crescer. Porém, ser uma alternativa mais barata não significa ser mais fácil. Criar um conteúdo inovador é sempre um desafio.

Um desafio que Ryan Reynolds enfrenta com maestria.

Durante anos, o ator tentou convencer estúdios de que Deadpool, o herói mais verborrágico dos quadrinhos, merecia um filme solo. Por fim, Reynolds conseguiu um orçamento de 68 milhões de dólares para fazer seu filme (quantia irrisória perto da verba de Os Vingadores: Guerra Infinita, por exemplo, que foi de 300 milhões de dólares).

O orçamento para a campanha de divulgação do filme também era extremamente baixo, o que fez com que Reynolds se voltasse ao marketing de conteúdo tanto para engajar a audiência quanto para criar materiais potencialmente virais. Ele investiu em piadas internas, humor negro, trailers inteligentes e substituiu uma verba alta por criatividade.

E funcionou. O longa arrecadou mais de 750 milhões de dólares no mundo inteiro, fazendo com que Deadpool se tornasse o filme classificado para maiores de 18 anos mais bem sucedido da história do cinema.

Com a estreia do segundo filme da franquia, o público recebeu mais uma enxurrada de conteúdo. Um dos exemplos é o vídeo com a participação de David Beckham, que já ultrapassou a marca dos 17 milhões de visualizações.

Note que não há clipes do filme no vídeo e nenhuma ação escancarada pedindo a participação do público (além de um card apenas ao final do vídeo). O conteúdo conta uma história e ajuda o público a conhecer melhor aquele herói, reforçando a marca Deadpool.

O ator também foi responsável por uma estratégia diferente envolvendo talk shows. Em vez de se apresentar como Ryan Reynolds e participar dos programas de entrevistas falando sobre sua experiência no set, ele fez isso:

E, claro, temos este vídeo para fechar a campanha com chave de ouro:

O que podemos aprender com essa abordagem de marketing de conteúdo?

Uma campanha de divulgação vende, é claro. Porém, investir no conteúdo que entretém não apenas ajudará a contar a história de uma marca (que, no caso de Deadpool, mostra a personalidade e a trajetória do personagem) como, também, marcará o público de uma maneira que ele lembrará.

 

Fonte: Inc.

Sobre o autor

REDAÇÃO DOXXA

Posts relacionados

31 agosto 2018

Como o Marketing de Conteúdo constrói uma marca personalizada

By CAMILA FREITAS | 31 agosto 2018

Com o Marketing de Conteúdo, você comunica quem é a sua marca, o que ela faz e revela seus reais valores para o público. ...

Leia mais
27 julho 2018

Marketing 4.0: a era da oferta de experiências

By EVA MOTHCI | 27 julho 2018

Atualmente, o cliente realmente está no centro de todas as decisões e as marcas precisam estar cada vez mais preparadas para os desafios do Marketing 4.0. ...

Leia mais
8 junho 2018

Marketing de conteúdo é desafio em um mundo tão disperso

By DUDA MIRALHA | 8 junho 2018

Como fazer o seu conteúdo soar como música em meio a tantos ruídos? ...

Leia mais
Mensagem enviada com sucesso!