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Seo o melhor amigo da sua estrategia de conteudo

SEO: o melhor amigo da sua estratégia de conteúdo

By REDAÇÃO DOXXA | 23 julho 2020

Conquistar tráfego e ser notado pelos algoritmos das ferramentas de pesquisa não é uma tarefa fácil, tampouco rápida, mas garante muita visibilidade e credibilidade para sua marca. A chave para isso são as técnicas de Search Engine Optimization, em bom português, otimização para motores de busca. Se a sua estratégia de conteúdo não leva em consideração o SEO, está na hora de revê-la. 

Segundo o Search Engine Journal, 93% de todo o tráfego vem de um mecanismo de busca.

Ter o seu site bem posicionado nas ferramentas de busca é a garantia de atrair mais clientes. Em um mundo tão competitivo, ter visibilidade online significa maior número de acessos, vender mais, destacar-se da concorrência e consolidar a imagem da sua marca como autoridade no seu segmento. Contudo, antes do ranqueamento colocar o seu site entre os primeiros resultados, é preciso um sólido planejamento estratégico de conteúdo e ativação. 

 

Afinal, o que é SEO? 

Trata-se de técnicas que visam a aumentar a quantidade e qualidade de tráfego que um site recebe pelos resultados orgânicos em uma ferramenta de busca, como o Google. 

Contudo, SEO não é somente sobre otimizar um site para os motores de busca, é também sobre entender o que as pessoas estão procurando, as palavras que estão usando nas buscas, as respostas que esperam encontrar e o tipo de conteúdo que elas querem consumir. Assim, é possível conectar-se mais efetivamente ao público-alvo do seu produto ou serviço. Por isso, SEO tem tudo a ver com estratégia de conteúdo. 

 

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Como o SEO funciona? 

O Google utiliza robôs que estão constantemente rastreando endereços na web e enviando esses sites para o índice do buscador. Para fazer esse rastreamento, é utilizada uma lista de endereços de rastreamentos anteriores e sitemaps (arquivo que contém uma lista de todas as páginas de um determinado site), fornecidos por administradores dos sites. Ao acessar esses sites, os robôs encontram outros links que levam para outras páginas e assim seguem. 

Os algoritmos utilizados por esse robôs focam, principalmente, em sites novos, alterações em sites já existentes e links que pararam de existir. Ao criar essa lista gigantesca de sites, entra em ação a indexação das informações, processo em que os sistemas do Google analisam o conteúdo de cada uma das páginas, indexando informações como títulos, imagens, descrições, palavras-chaves, data de publicação do conteúdo, local onde o conteúdo foi publicado e diversos outros dados. 

 

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Enfim, quando uma busca é realizada pelo usuário, os sistemas do Google localizam páginas correspondentes aos termos buscados nesse grande índice criado. São utilizados algoritmos para determinar quais páginas são mais relevantes, baseados nas palavras da consulta, relevância, usabilidade da página, conhecimento das fontes, local, originalidade e qualidade do conteúdo, tamanho, tempo médio de permanência da página, entre outros aspectos. As táticas de SEO, basicamente, ajudam o seu conteúdo a figurar entre esses primeiros resultados. 

75% dos usuários não passam da primeira página do resultado de busca, segundo a imFORZA.

 

A lógica por trás do SEO 

Utilizar técnicas de SEO para melhorar a indexação dos seus conteúdos pode poupar muito tempo e esforço, mas isso não pode ser feito de qualquer forma. As ferramentas de busca estão atentas aos sites que se utilizam táticas irregulares para tentar alavancar o ranqueamento. 

As técnicas de SEO podem ser divididas em White Hat e Black Hat. O primeiro caso trata de trabalhar de acordo com diretrizes dos mecanismos de busca para não ser penalizado por práticas antiéticas e mostrar aos robôs que seu conteúdo é de qualidade e seu site é seguro. Basicamente, criar um conteúdo de qualidade, pensando no usuário e não somente no ranqueamento das páginas. 

Entre as estratégias para a produção de conteúdos melhores ranqueados nos buscadores, leva-se em conta palavras-chave adequadas – seja no título, meta-description e URL -, descrição das imagens, link building e site responsivo e amigável. 

Já o chamado Black Hat são técnicas antiéticas, utilizadas para melhorar o posicionamento de páginas nos resultados de busca sem se importar com a experiência do usuário. Tais técnicas podem oferecer resultados em curto prazo, mas, por violar regras dos buscadores, existe uma grande probabilidade de punições serem aplicadas e até mesmo a exclusão do site de todos os resultados de busca.

Algumas técnicas Black Hat incluem uso exagerado das palavras-chave, utilização de links de forma descontextualizada, conteúdo pensado apenas para os robôs e não para as necessidades dos usuários e duplicação de conteúdo. 

A cada nova atualização nos algoritmos, o Google tem aprimorado a forma de avaliar se os termos fazem sentido no contexto, se o conteúdo está escrito corretamente e se as pessoas que indicam aquela página realmente são qualificadas e são referências no assunto. Por isso, é fundamental contar com profissionais qualificados para a elaboração da sua estratégia de conteúdo otimizada para as ferramentas de busca. 

Este artigo faz parte de uma série especial que preparamos para você sobre estratégia de conteúdo. Para conferir os demais artigos, basta clicar aqui. Até a próxima! 

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