Blog

Aumente o engajamento com estratégia de social vídeo

By LUCILA ROSA | 27 maio 2019

Os social vídeos são um ativo valioso para as estratégias de marketing e podem ser usados para aumentar o interesse das pessoas pelas suas ofertas. De acordo com a FastCompany, o conteúdo em vídeo aumenta o engajamento das mídias sociais das empresas em até 65%, e pesquisas como esta mostram que o mercado caminha fortemente no sentido das mídias audiovisuais.

Seu uso proporciona, entre outras coisas, melhorias nas interações dos seus canais de comunicação, além de levar a uma aproximação do público de forma menos invasiva e a geração de contatos qualificados (os famosos leads). Ou seja, os vídeos representam um diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes, porém, para isso, é preciso que sejam feitos com base em conteúdo inteligente e de qualidade, por meio de um bom planejamento.

 

Como planejar uma estratégia de social vídeo marketing

O marketing, assim como todas as atividades empresariais que visam maior produtividade e otimização de recursos, requer planejamento detalhado e preciso. Antes de começar qualquer ação neste meio, é preciso saber, onde você está e qual o seu objetivo – em curto e longo prazo.

Além disso, é essencial que se conheça o público atingido pela sua marca. É impossível traçar uma estratégia de marketing forte quando a direcionamos para muitas pessoas – objetividade é uma das palavras-chave neste processo. E os social vídeos conseguem unir credibilidade, alcance e potencial atrativo em um só recurso. Portanto, use-o com sabedoria e inteligência.

Determinar o público-alvo resolve, também, questões mais práticas da produção de conteúdo como, por exemplo, a linguagem a ser adotada. Ela deve estar alinhada com aqueles que se pretende atingir, assim como pode – e deve – ser ajustada para cada mídia social. Por exemplo, a linguagem utilizada no Twitter e no Linkedin, é diferente, refletindo públicos e interesses distintos.

Você deve, ainda, reavaliar o que estava sendo feito pelo marketing do seu negócio antes da entrada dos social vídeos no processo. Como estava o impacto no público? A partir de quais estratégias você estava investindo? Desta forma, sua equipe pode traçar oportunidades e necessidades a serem supridas pelo conteúdo em vídeo ou até mesmo comparar os diferentes períodos para saber se o vídeo realmente atrai, nutre ou fideliza mais consumidores.

 

Planejamento pronto. E agora?

A escolha da plataforma de veiculação do conteúdo produzido é tão determinante para o sucesso da estratégia de marketing quanto os cuidados tomados durante a produção. Este fator tem relação direta com a definição do seu público-alvo, já que é fundamental que o vídeo seja hospedado onde a maior parte destas pessoas está presente com frequência.

Como falamos anteriormente, nas mídias sociais, é preciso adequar ainda a linguagem do vídeo para as especificidades de cada uma. Afinal, o objetivo de quem produz um conteúdo é que ele seja consumido até o fim, cumprindo a sua função de gerar engajamento e novos negócios. A criação de peças que serão ignoradas em meio à imensidão do feed do Facebook, por exemplo, pode não gerar benefícios para a marca.

Então, para não cair no esquecimento e fugir dos conteúdos rasos, é fundamental contar com uma boa produção. O social vídeo é um dos formatos que mais atrai os consumidores – não é atoa que 76% das empresas que usam vídeo nas suas estratégias de marketing acreditam que ele é o responsável por aumentar seu tráfego orgânico, de acordo com o estudo The State of Video Marketing 2017, feito pela Wyzowl – e, por isso, eles devem ser construídos com base em insights que despertem curiosidade, confiança ou até mesmo sirvam para entretenimento.

Ou seja, para que sejam eficientes, devem prender a atenção do público. Podem ser produzidos para compor uma campanha, disseminar uma mensagem (direcionada para um público específico) ou para mostrar a qualidade dos seus produtos ou serviços. O objetivo é você quem define, o que realmente importa é que eles sejam bons o bastante para atingir os consumidores certos, captar o seu interesse e aumentar a possibilidade de interação dentro do site.

 

O processo é, de fato, complexo. Como faço, então?

Além de planejar, executar e detalhar cada processo da produção do conteúdo, é vital que você mensure os resultados para determinar erros e acertos. Qualquer estratégia de marketing tem o desafio de atrair e encantar um número muito grande de pessoas que possuem pensamentos e bagagens culturais completamente distintas. Portanto, racionalize o processo como um todo e defina os seus objetivos com clareza – contando sempre com a experiência de quem entende do assunto para auxiliar a sua marca a chegar lá.

Dito isto, separamos algumas reflexões que devem contribuir para uma avaliação ampla sobre os social vídeos:

 

#1 Qual o objetivo de usar vídeos em um projeto de marketing?

Existe o antes do YouTube e o depois do YouTube (tanto que agora temos Facebook Live, Snapchat, WhatsApp, etc.). Então, antes dos vídeos se popularizarem, o conceito que se tinha para utilizar vídeos para uma marca era somente para criar (re)conhecimento para ela. No entanto, agora, as marcas entenderam que o vídeo é estratégico, por exemplo, para aumentar o engajamento e conduzir interessados na jornada de compra, ampliando e melhorando as taxas de conversão.

 

#2 Que tipo de ação o vídeo deve ativar na audiência?

Parece básico, mas na realidade pense em quantos vídeos passam na sua timeline por dia e calcule quantos não geram nenhuma ação ou interesse. É possível que muitos não chamem a sua atenção e isso acontece porque não foram bem planejados.

Se o seu objetivo é alcançar muitos consumidores e realmente atrair o interesse deles é importante construir estratégias de conteúdo inteligente, caso contrário, você estará desperdiçando tempo e recursos, sem contar no risco de criar ruídos para outros canais. Por isso, a importância em definir e alinhar aos objetivos de negócio o que o vídeo deverá gerar de ação para quem assisti-lo até o final. 

Para exemplificar: um vídeo pode tanto atrair tráfego para o site da marca, como servir para inscrições em cursos, explicar detalhes sobre lançamentos de produtos e serviços, entre tantas outras ações que devem se transformar em retorno sustentável para quem está investindo. 

 

#3 Faça o roteiro pensando no SEO

Faz tempo que o Google atualizou seu algoritmo para tornar as pesquisas por vídeo mais amigáveis. Porém, quem não tem um plano de conteúdo desenvolvido pode sofrer bastante.

O que deve ser considerado quando se vai planejar e redigir um roteiro de um vídeo são três situações: utilize as palavras-chave corretas, que contribuem não apenas para destacar a marca, mas melhoram a qualidade do engajamento nas mídias sociais, distribua nas plataformas com maior acesso por sua audiência e não esqueça de fazer um bom monitoramento e avaliação dos resultados. Afinal, o uso de social vídeo pode ser só o primeiro passo para sua marca construir relevância junto aos seus públicos de interesse. 

 

Gostou do artigo? Então continue lendo as nossas publicações!

Sobre o autor

LUCILA ROSA

Jornalista formada na PUCRS, especialista em Comunicação Empresarial, atua no mercado desde 2010, com passagem pela RBS TV, Zero Hora e Guias RBS. Tem experiência em redação, revisão, atendimento e planejamento.

Posts relacionados

26 setembro 2018

Novas atualizações nas buscas do Google impactam SEO

By REDAÇÃO DOXXA | 26 setembro 2018

Google comemora 20 anos com mudanças que buscam facilitar o acesso a conteúdo para os usuários ...

Leia mais
8 janeiro 2019

Conteúdo inteligente tem que ser útil

By GABRIELA ESCOBAR | 8 janeiro 2019

Não basta oferecer conteúdos rasos ou sem fundamento, os consumidores querem se engajar em marcas que priorizam as produções de qualidade, inteligentes e muito. ...

Leia mais
1 abril 2019

Invista em conteúdo inteligente para gerar mais leads

By GABRIELA ESCOBAR | 1 abril 2019

Para mostrar valor ao consumidor e fazer com que ele interaja com a sua empresa ao ponto de tornar-se uma cliente fiel é preciso apostar em conteúdo inteligente ...

Leia mais
Mensagem enviada com sucesso!