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Youtube e ferramenta de aprendizado da geracao z

YouTube é ferramenta de aprendizado da Geração Z

By REDAÇÃO DOXXA | 13 agosto 2019

Um estudo elaborado pelo Google com objetivo de identificar os hábitos de consumo dos jovens de 18 a 24 anos e aprimorar a publicidade para alcançar a Geração Z,  que atualmente corresponde a 30% da população, identificou que, apesar de serem hiperconectados, estes jovens se preocupam bastante com a realidade e a coletividade. 

Para conseguir comunicar-se de maneira efetiva com os jovens, três aspectos foram identificados como principais portas de entrada da publicidade: Família, Futuro e Fun (diversão, em inglês), ou os 3 Fs. Nestes três cenários, o YouTube se destaca como principal fonte de aprendizado para a nova geração de consumidores de conteúdo.

 

 

Referência de relacionamento familiar

A Geração Z tem procurado cada vez mais conselhos sobre seus relacionamentos familiares no YouTube, que serve basicamente como um manual para vida. Os principais YouTubers do Brasil usam suas experiências pessoais para falar com os jovens, gravando muitos vídeos sobre o tema, uma referência cada vez mais sólida para os jovens da GenZ para lidar com esses assuntos.

 

 

Expectativas e inseguranças para o futuro

A insegurança é uma constante para a Geração Z. Talvez por crescerem em um mundo de instabilidade econômica e insegurança, a preocupação com conseguir um emprego e ter um propósito na vida guiam suas decisões. O estudo identificou que muitos planejam empreender em atividades que apresentam preocupação coletiva e que eles usam o YouTube para aprender sobre praticamente qualquer assunto, inclusive na busca de ajuda para planejar o futuro. A prova é que temas como “empreendedorismo” vêm crescendo bastante nas buscas.

 

A diversão está na internet

As três principais atividades de lazer dos jovens são música, games e smartphones. Os dispositivos móveis são a forma preferida para escutar música, jogar, produzir e difundir conteúdo, ou seja, o portal que conecta a GenZ com o mundo. Para entender a dinâmica da produção de conteúdo e da disseminação de assuntos para os jovens, um conceito interessante é o do ecossistema: um vídeo da Anitta, por exemplo, alcança muito mais pessoas quando disseminado em outras mídias do que se fosse divulgado só no canal dela no YouTube. Afinal, o tema já é assunto de blogs e vlogs semanas antes, comentando a expectativa criada. Depois, o ecossistema é ampliado com vídeos sobre reações ao clipe, de coreografia de fãs, discussões variadas, tutoriais sobre como tocar a música e até paródias.

 

Fonte: Think With Google

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